Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus GamaPublication . Júnior, Rômulo Ramos Nobre; Silva, PerpétuaO presente estudo, subordinado à temática da inclusão de estudantes surdos no Instituto Federal de Brasília Campus Gama, procura identificar dificuldades enfrentadas e necessidades sentidas por este grupo de alunos durante a sua formação. A partir do conhecimento dos seus percursos formativos e considerando os relatos das suas experiências escolares será possível, perspectivar potenciais linhas de ação que permitam desenvolver uma intervenção eficaz e que contribua para o desenvolvimento de efetivos processos de inclusão, promotores de uma permanência de sucesso destes alunos no meio escolar. Para isso levantou-se a discussão quanto ao sujeito surdo enquanto minoria linguística que apresenta identidade e cultura próprias numa perspectiva de interação deste grupo com os ouvintes em ambiente escolar. Como estratégia metodológica, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa com vistas a uma compreensão dos comportamentos e entendimentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação: estudantes surdos e ouvintes, professores e intérpretes da língua brasileira de sinais que atuam no IFB Campus Gama. A análise efetuada é coincidente com estudos de outros autores, ficando claro que a maior barreira para a interação entre os surdos e ouvintes é a ausência de uma língua comum, facto que não proporciona de forma satisfatória a concretização de percursos de sucesso e que limita a efetiva inclusão dos alunos surdos nas várias dimensões da vida escolar.