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- Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusivaPublication . Clérigo, Bruna Filipa Lobato; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi feito no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integra duas partes distintas: uma apresentação dos estágios realizados durante o curso e o trabalho de pesquisa realizado. Na parte dos estágios é feita a caraterização e análise do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos, tendo em conta o percurso realizado e evidenciando as principais aprendizagens e intervenções. No final é apresentada uma reflexão, fundamentada, sobre as questões transversais a todos os estágios, o desenvolvimento profissional realizado durante este processo e as principais questões sentidas que deram lugar ao trabalho de pesquisa que decidi realizar. Na pesquisa realizada apresenta-se um estudo de caráter qualitativo centrado na temática da diferenciação pedagógica e quais as estratégias a implementar, na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, para a sua concretização. Para este estudo realizaram-se entrevistas a educadoras e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de identificar as suas conceções sobre diferenciação pedagógica, bem como as estratégias por elas utilizadas, de modo a promover uma prática inclusiva. A análise dos dados evidenciou que os profissionais de educação procuram implementar estratégias de diferenciação pedagógica na sua prática educativa, de forma a conseguirem dar resposta às necessidades e capacidades de cada criança, respeitando os seus ritmos de aprendizagem. Evidencia-se no entanto que são várias as dificuldades sentidas pelas educadoras e professoras na implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de um maior apoio formativo nesta área para o desenvolvimento de práticas que efetivamente respondam às necessidades específicas de cada criança. No final do relatório é feita uma reflexão sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e durante a realização da pesquisa.
- Diferenciação pedagógica nas primeiras idades : visão dos profissionais de educaçãoPublication . Alves, Rita Catarina Soares; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho, intitula-se de “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades - Visão dos profissionais de educação” e foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. A diversidade dos alunos e alunas que atualmente se encontram nas classes requer que os profissionais de educação estejam mais atentos a estas diferenças para uma resposta mais eficaz. Por isso, é de extrema importância o papel do educador de infância e do professor na gestão de respostas educativas que vão ao encontro das necessidades específicas de cada criança. Cada grupo é um grupo e cada turma é uma turma, possuindo características próprias. Cabe aos profissionais de educação identificar o progresso e a aquisição de novas aprendizagens, a fim de promover o envolvimento da criança/aluno nas atividades propostas seja em grande grupo, pequeno ou individual, de modo a favorecer a cooperação entre as mesmas. Só assim se sentem valorizadas e integradas, levando à promoção de uma escola de todos e para todos. Assim, o principal objetivo deste trabalho de pesquisa é apresentar uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os profissionais de educação sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática. Para tal, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: Tendo em conta as características do grupo/turma, como é que os profissionais de educação fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que os profissionais de educação organizam o ambiente educativo, e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que os profissionais de educação definem a diferenciação pedagógica? Como é que os profissionais de educação integraram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam os professores e/ou educadores? Que dificuldades encontram os profissionais de educação na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem os profissionais de educação perante a diversidade dos seus discentes? Para este tipo de pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro educadoras de infância e quatro professoras do primeiro ciclo. A partir da análise do discurso, procurou-se compreender como é estas profissionais de educação implementam a diferenciação pedagógica na sua prática. Da análise dos dados obtidos, pode-se perceber que as profissionais integram alguns elementos e aspetos da diferenciação pedagógica na sua prática, referindo que os alunos aprendem melhor quando estas utilizam algumas estratégias diferenciadas. Compreende-se que a utilização de estratégias de diferenciação varia de grupos para grupos, contudo algumas delas são comuns a alguns grupos ou turmas. O papel da avaliação tem um grande peso, uma vez que através desta o profissional de educação consegue obter o feedback necessário para continuar a diferenciação.
- Transições nas primeiras idades : a entrada na escolaPublication . Nogueira, Ana Rita; Cardona, Maria JoãoEste relatório tem como finalidade analisar o trabalho realizado durante os estágios e apresentar um estudo sobre a importância da transição da educação préescolar para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se no impacto que esta tem nas crianças e nas estratégias que devem ser definidas por educadores e professores para lidar com este processo. O tema deste estudo surgiu na sequência dos dois estágios que realizei no âmbito do curso que estou a frequentar e dos diferentes desafios que estes me suscitaram. Nos estágios que realizei fui confrontada com duas realidades diferentes na abordagem que têm perante o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, um com uma vertente mais escolarizada, onde as crianças saem do préescolar com um conjunto de competências já adquiridas, como a leitura, e o outro onde o principal foco acaba por ser a prioridade atribuída do conhecimento do meio e o contacto com a natureza. Ao planificar o trabalho, tendo em conta estas duas perspetivas, foram-me surgindo dúvidas sobre as escolhas para atividades a realizar. Escolhi assim como tema de pesquisa a Transição nas primeiras idades. A entrada para a escola. A transição nas primeiras idades deve ser um processo natural de modo a não se tornar doloroso para as crianças. Nesse sentido há que estabelecer boas práticas que ultrapassem os constrangimentos sendo fundamental que haja “empenho, responsabilidade, abertura de espírito e disponibilidade por parte dos docentes” (Marchão, 2012:38). Os docentes devem encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas que facilitem a continuidade entre a educação préescolar e o 1º ciclo, permitindo “aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes” (Aniceto, 2010). Neste trabalho encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, ainda que seja um tema sempre aberto a várias interpretações. Tentei encontrar quais as melhores estratégias de modo a que, como futura educadora, consiga desenvolver um conjunto de atividades e rotinas que tornem o processo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo numa experiência positiva para as crianças. Parti da revisão da literatura existente e realizei entrevistas a educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo. Mais do que um conjunto de procedimentos ou atividades concluí que a comunicação entre todos os intervenientes do processo educativo é a principal chave para cuidar deste processo de transição.