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- Tertúlia Literária Dialógica : contribuições para a formação omnilateral de estudantes, na educação profissional do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga Centro, Programa Mulheres Mil - 2012Publication . Andrade, Ana Paula Santiago Seixas; Marques, Ramiro; Pereira, Jane ChristinaEsta pesquisa se refere à investigação das contribuições obtidas no processo de formação omnilateral de mulheres/estudantes do Programa Nacional Mulheres Mil, a partir do Projeto de Extensão denominado “Tertúlia Literária Dialógica (TLD): educação democrática para jovens e adultos a partir da leitura de obras da literatura clássica”, realizado no Campus Taguatinga Centro, Instituto Federal de Brasília (IFB), em 2012. A TLD é uma atividade cultural e educativa, surgida na Espanha no pós-guerra franquista. Ela consiste em círculos de leitura coletiva de obras da literatura universal e tem como bases teóricas o conceito de aprendizagem dialógica elaborado por Flecha, pautado fundamentalmente nas elaborações de Paulo Freire sobre dialogicidade. Como principal objetivo o trabalho buscou identificar os resultados da TLD, no processo de formação omnilateral daquele grupo de mulheres, que estavam em qualificação profissional, no IFB. Para isso, a abordagem metodológica foi qualitativa, mas trouxe também os dados quantitativos para ilustrar todo o processo. Dessa forma, tivemos na análise documental o instrumento essencial para interpretação dos dados. Os dois aspectos analisados no processo de realização da TLD para a promoção da formação omnilateral foram: a transformação e o obstáculo. A partir desta investigação, a pesquisa traz ações para melhoria da prática a fim de responder aos obstáculos encontrados. Em relação aos teóricos, cujas formulações embasam esta pesquisa, são eles: Ramón Flecha, Paulo Freire, Antonio Candido, Roseli Mello, Gaudêncio Frigotto, Eliezer Pacheco, Jane Pereira e Ana Paula Andrade. Enfim, se considerou que, pautada nos princípios da aprendizagem dialógica, a TLD é uma atividade que contribui definitivamente para a formação omnilateral, respondendo qualitativa e quantitativamente à missão do IFB. Além disso, as inter-relações pontuadas neste trabalho entre a TLD e as dimensões da formação omnilateral: trabalho, ciência e cultura, enfatizam aquela atividade cultural e educativa como potencial instrumento pedagógico para uma formação profissional, que se quer integral.