Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus PlanaltinaPublication . Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva; Colaço, Susana; Fernandes, Silvia Dias da CostaO presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores de sucesso/insucesso no componente curricular de matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Brasília no campus Planaltina. Procurou também averiguar, os impactos causados pela reprovação dos estudantes nas suas vidas e consequentemente dos seus familiares. As informações foram obtidas através de análise documental do boletim escolar dos alunos, da realização de questionários aos alunos matriculados no terceiro ano, no ano de 2015 e de entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam aulas de matemática no campus Planaltina. Em relação aos fatores de sucesso, relacionados com os alunos, estes apresentam o seu empenho, como principal fator na aprendizagem de matemática, citam também a competência e empenho do professor e o interesse prático dos temas abordados. Já os docentes apontam o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, os pré-requisitos e a própria empatia com a matéria como fatores de sucesso na disciplina. No que diz respeito aos fatores de sucesso relacionados com os professores, os alunos mencionam a sua competência e empenho, enquanto os docentes referem à necessidade de uma avaliação e acompanhamento mais individualizado aos alunos e a realização de formação dos professores em aspetos relacionados com o ensino-aprendizagem da matemática. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos alunos e professores foram, por um lado, o trabalho e o envolvimento dos alunos durante as aulas e por outro a metodologia e recursos utilizados pelo professor. Além disso, os professores apontaram também como fator de insucesso a deficiência dos pré-requisitos necessários no conteúdo trabalhado e também a empatia com a matéria. As principais formas para combater o insucesso na disciplina de matemática assinaladas pelos alunos e pelos professores estão relacionadas com a melhoraria do empenho do aluno em contexto de sala de aula e também passa pela utilização de estratégias e recursos diversificados. Os professores mencionam também que um acompanhamento mais individualizado e a criação de grupos de estudo poderá ser uma forma de ajudar a colmatar o insucesso. Por último, em relação ao impacto da reprovação, foi possível concluir que para grande parte dos alunos que participaram da pesquisa não houve alteração na sua vida pessoal, mas que a sua família se manifestou triste e desapontada. Alguns estudantes referem que não obtiveram apoio por partes dos seus colegas, pelo contrário, o que pode vir no futuro ser um fator de exclusão. Palavras chaves: Fatores