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- Como conseguir educação inclusiva através das práticas - perspetivas de docentesPublication . Sá, Ana Isabel Mendonça de; Piscalho, IsabelO presente relatório é a compilação de todas as experiências e aprendizagens obtidas ao longo de todo o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte encontra-se a retrospetiva dos contextos onde decorreram os estágios, a autoavaliação do percurso de desenvolvimento profissional, assim como uma pequena síntese do percurso investigativo. Na segunda parte é exposto todo o processo investigativo sobre “Quais as perspetivas sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente, segundo professores do 1º ciclo do ensino regular e docentes de educação especial”, no qual se pretende compreender e conhecer a perspetiva dos docentes de ensino regular e dos docentes de educação especial face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas de ensino regular, assim como os benefícios e os inconvenientes, decorrentes da mesma, para os intervenientes no processo. Para que isto fosse possível, procedeu-se à entrevista de oito docentes, escolhidas intencionalmente quatro de cada vertente do ensino. Posteriormente foram analisadas todas as respostas, de modo a poder comparar a teoria existente sobre o tema, com a prática e as perspetivas das docentes. Finalmente tecem-se as considerações finais e apresenta-se a reflexão de todo o trabalho desenvolvido.
- A articulação feita pelos profissionais de educação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Daniela Correia; Piscalho, Isabel; Hamido, GracindaA articulação feita entre o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem vindo a ser debatido diversas vezes pois cria expectativas e preocupações por parte dos profissionais de educação. O objectivo deste trabalho é perceber quais são os mecanismos e estratégias utilizadas neste tipo de articulação. O presente projecto de investigação e enquadra-se numa análise teórica da continuidade educativa ao nível de legislação educativa, do processo ensino-aprendizagem, de estratégias utilizadas nas práticas entre os dois níveis de ensino e da formação inicial de educadores e professores. Com base neste pressuposto, este estudo terá como alvo educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Pretende-se então contribuir para a reflexão acerca dos problemas que resultam da falta de articulação existente entre estes dois ciclos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender essencialmente das experiências anteriores, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola e cabe ao profissional de educação proporcionar oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos