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- E-SKILLS IP – MASTERING THE 21ST CENTURY SKILLSPublication . Loureiro, AnaIn this paper we will present the results of a case study carried out with attendees of an Erasmus Intensive Programme (e-skills IP - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society), which has promoted the development of 21st century skills among participants. The 21st century skills are a set of abilities that students need to develop in order to succeed in the information age. The Intensive Programme took place during 2014 spring in Timisoara, Romania involving the participation of teachers (with skills in the areas of ICT, digital literacy, non-formal education and intervention, design & illustration and teacher education) and students (of teacher training, social education and intercultural relations and migration fields) from four different countries. The classes covered different tools and six tutors were involved. At the end, attendees were: able to master the different tools & applications; capable to use and select the most adequate web 2.0 tools & applications according with a specific situation; able to create and manage their PLE/N; able to share and work collaboratively in a synchronous and asynchronous way; able to communicate an idea and to interact with peers from different countries. The working methodology was hands on workshop based and a package of a two and a half weeks of sessions covering a variety of web 2.0 tools was prepared and delivered to the participants. The e-skills IP had a positive impact in the participants since they saw their 21st century skills enhanced along with foreign language skills improvement. They had the opportunity to learn about different cultures through the nation nights activities and to discover a bit more about cultural aspects of the host region/country through the social events. A website was built in order to aggregate all the contents and results of the IP. The IP gave an intense overview about the different tools that are available in the web 2.0 and that can be very useful for teaching/learning activities. Learning, literacy and life skills are key competences in this information age, with an impact not only in our daily lives but also in our professional and academic careers.
- ESCOLA ATIVA - Implementação de um Programa de Exercício em crianças dos 6 aos 11 anos do concelho de Torres Vedras. Efeitos no padrão de atividade física, condição física e composição corporal das meninas.Publication . Ferreira, Jil Janine MendonçaA prevalência mundial de excesso de peso e obesidade infantil tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Portugal tem acompanhado esta tendência, sendo um dos países da Europa com maior percentagem de crianças obesas e o país que detém a maior percentagem de sedentarismo na União Europeia. A literatura tem vindo a demonstrar que a escola poderá desempenhar um papel muito importante na promoção do exercício e saúde em jovens em idade escolar. Este estudo teve como objetivos: 1) promover e implementar um programa de atividade física para a população infantil, atendendo às suas caraterísticas e necessidades, incluindo sessões de exercício realizadas em ginásio/pavilhão disponibilizados pela escola e; 2) avaliar os efeitos de um programa de exercício físico no padrão de atividade física, condição física e na composição corporal em meninas dos 6 aos 11 anos e comparar com os resultados obtidos após a aplicação do programa. A amostra foi constituída por meninas dos 6 aos 11 anos das escolas do 1º Ciclo do concelho de Torres Vedras que entregaram o consentimento informado devidamente assinado pelos encarregados de educação. Os instrumentos utilizados para avaliar as principais variáveis foram: questionário QAPACE - Quantification de l’Activite Physique en Altitude Chez le Enfants - para avaliar o padrão de atividade física, o Fitnessgram para avaliar a condição física e a composição corporal foi avaliada através dos percentis do Índice de Massa Corporal, perímetros e pregas adiposas, segundo o protocolo da ISAK (Internacional Society for the Advancement of Kinanthropometry). Para analisar os dados recolhidos foi utilizada uma estatística descritiva. A principal limitação do estudo foi o facto de não ter sido possível recolher dados do grupo de controlo. Através dos resultados verificámos que houve um ligeiro aumento do padrão de atividade física, na condição física os resultados foram bastante relevantes, sendo que houve uma grande melhoria da condição física. Na composição corporal não houve diferenças na percentagem de massa gorda e na relação cinta/anca, e verificou-se uma melhoria dos percentis do Índice de Massa Corporal.
- Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informaçãoPublication . Glória, Ana Catarina Baptista; Novo, CristinaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho exprime o meu percurso em contextos de estágios de intervenção em 1.º e em 2.º ciclo do ensino básico e enquanto investigadora na e sobre a prática profissional. Em cada um dos contextos fiz investigação, sendo que a questão problema emergiu da prática em sala de aula. O relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que a parte I refere-se às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte II diz respeito ao estudo da promoção de estratégias de valorização da literacia da informação. Os resultados mostram que o trabalho de pesquisa permite desenvolver a literacia da informação, sendo que esta é uma questão de desenvolvimento que será utilizada pelos alunos ao longo da vida.
- A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunosPublication . Rosa, Cláudia António; Novo, CristinaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório divide-se entre as reflexões das intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a componente investigativa associada à prática profissional, apresentando, assim, o meu percurso de desenvolvimento profissional. Ao longo deste mestrado participei em estágios de dois níveis de ensino, passando por quatro contextos, 1.º ano de escolaridade, 4.º ano de escolaridade, Português e História e Geografia de Portugal e Matemática e Ciências Naturais. O estudo incidiu sobre uma pesquisa relacionada com a influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos, tendo sido realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que as características das WebQuests permitem o desenvolvimento de estratégias, essenciais à autorregulação da aprendizagem dos alunos, conduzindo-nos para conclusões sobre a importância de trabalhar com os alunos com vista a sua autonomia e sentido de responsabilidade, para que estes desenvolvam processos autorregulatórios da aprendizagem.
- Adaptação da criança à creche: perspetiva ecológica da adaptação em crechePublication . Alves, Carolina dos Santos; Marques, RamiroO presente estudo aborda o tema da adaptação em Creche, tendo como objetivo principal compreender algumas das dificuldades sentidas durante este processo pelos vários intervenientes: as crianças, os pais e os profissionais de educação. Pretende também compreender se existem comportamentos facilitadores no processo de adaptação e, em caso afirmativo, quais são. Este trabalho foi elaborado numa sala de Creche de uma IPSS do distrito de Santarém. A amostra é constituída por quatro crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 15 meses (à data de inicio das observações). No que respeita à metodologia utilizada, foram realizadas observações naturalistas em dois momentos distintos (no primeiro dia de frequência da Creche e um mês depois), um dos pais das crianças observadas e os dois elementos da equipa de sala responderam a uma entrevista semidiretiva depois de terminadas as observações. No final deste estudo, após análise e cruzamento de toda a informação obtida na fase de recolha de dados, foi possível concluir que identificaram-se dificuldades sentidas no processo de adaptação.
- Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?Publication . Pereira, Susana Raquel Figueira; Teixeira, MadalenaNo âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico surge o presente relatório, um instrumento de avaliação que cerca o percurso desenvolvido ao longo do 2.º ciclo de estudos. No que concerne à sua estrutura, este divide-se em duas partes distintas, a primeira refere-se às intervenções realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1.º e de 2.º CEB; a segunda, relaciona-se com a prática investigativa. Esta debruça-se sobre a avaliação externa da área do português efetuada no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente sobre o conhecimento gramatical dos alunos. Foram analisadas as provas finais de ciclo (PFC) e exames finais nacionais (EFN) dos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e estes comparados com os documentos reguladores do ensino do português, Programa de Português do Ensino Básico (PPEB, 2009) e Metas Curriculares de Português (MCP, 2012) percebendo possíveis causas para os resultados escolares pouco satisfatórios da área em estudo. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao CEL; ii) analisar as MCP (2012), no que refere à gramática; iii) analisar as PFC do 1.º CEB (2013 e 2014); iv) analisar os EFN de 2.º CEB (2013 e 2014); v) conhecer os critérios de correção aplicados; vi) perceber as características da avaliação externa. Os resultados evidenciam que as PFC e os EFN não se encontravam totalmente de acordo com o que é parte integrante dos documentos reguladores da prática do português, que dirigiam o ensino efetuado em sala de aula.
- Ensino-aprendizagem da pontuação no 1.º e 2.º CEBPublication . Vales, Therlanes Macedo; Santos, LeonorEstudo realizado sobre o ensino-aprendizagem da pontuação no 1º e 2º ciclo do ensino básico.
- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.