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- Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informaçãoPublication . Glória, Ana Catarina Baptista; Novo, CristinaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Escola Superior de Educação de Santarém. Este trabalho exprime o meu percurso em contextos de estágios de intervenção em 1.º e em 2.º ciclo do ensino básico e enquanto investigadora na e sobre a prática profissional. Em cada um dos contextos fiz investigação, sendo que a questão problema emergiu da prática em sala de aula. O relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que a parte I refere-se às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte II diz respeito ao estudo da promoção de estratégias de valorização da literacia da informação. Os resultados mostram que o trabalho de pesquisa permite desenvolver a literacia da informação, sendo que esta é uma questão de desenvolvimento que será utilizada pelos alunos ao longo da vida.
- A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunosPublication . Rosa, Cláudia António; Novo, CristinaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório divide-se entre as reflexões das intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a componente investigativa associada à prática profissional, apresentando, assim, o meu percurso de desenvolvimento profissional. Ao longo deste mestrado participei em estágios de dois níveis de ensino, passando por quatro contextos, 1.º ano de escolaridade, 4.º ano de escolaridade, Português e História e Geografia de Portugal e Matemática e Ciências Naturais. O estudo incidiu sobre uma pesquisa relacionada com a influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos, tendo sido realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que as características das WebQuests permitem o desenvolvimento de estratégias, essenciais à autorregulação da aprendizagem dos alunos, conduzindo-nos para conclusões sobre a importância de trabalhar com os alunos com vista a sua autonomia e sentido de responsabilidade, para que estes desenvolvam processos autorregulatórios da aprendizagem.