Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básicaPublication . Glória, Ana Margarida Santos Freire; Sá, Maria TeresaO presente relatório no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma memória reflexiva das atividades realizadas nos estágio ao longo de três semestres, em três contextos diferentes: Jardim de Infância, 1º Ciclo e Creche. Pretende refletir um percurso de aprendizagem e de construção pessoal e profissional, as suas dificuldades, progressos, questionamentos e evoluções. Apresenta-se igualmente um estudo cujo tema emergiu da prática pedagógica: o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. A partir da abordagem do significado e importância do lúdico no desenvolvimento infantil e nas aprendizagens, assim como dos conceitos de transição e continuidade educativa, com base na consulta de diferentes autores o presente estudo tem como objetivo geral compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (anos iniciais) encaram o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por questionário. Conclui-se que há uma clara valorização das atividades lúdicas e a consciência por parte das professoras que fizeram parte da nossa amostra de que é uma estratégia a que se pode com vantagem recorrer no processo de transição do pré-escolar para o 1º CEB mas não permite verificar que a mesma seja implementada com regularidade e levada em consideração de forma consistente nas planificações