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- Como trabalhar os direitos das crianças numa perspetiva de educação para a cidadania nas primeiras idadesPublication . Ferreira, Jéssica; Cardona, Maria JoãoO presente relatório tem como intuito a reflexão crítica das aprendizagens e das práticas mais significativas realizadas nos estágios e no trabalho final de pesquisa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, são analisados os contextos de estágio em que, para além da sua apresentação e caraterização, é feita uma reflexão acerca das competências profissionais desenvolvidas no decorrer dos estágios. São três os períodos de estágio apresentados: o estágio em Jardim-de-Infância; o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (no 2.º ano de escolaridade) e o estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico (no 4.º ano de escolaridade). Numa segunda parte, é apresentada uma análise da aprendizagem que estes estágios proporcionaram, das principais dificuldades sentidas e de como a partir destas emergiu a questão que escolhi para desenvolver no trabalho de pesquisa. Na terceira parte, é apresentado o estudo emergente destas práticas sobre o trabalho que é e/ou pode ser desenvolvido por docentes do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a Educação para os Direitos da Criança numa perspetiva de Educação para a Cidadania. Neste âmbito, procurou-se testar práticas e ouvir profissionais sobre as suas experiências ao nível da Educação para a Cidadania com a intenção de educar para os Direitos Humanos. O estudo resultou numa investigação de natureza qualitativa, com recurso a atividades com crianças e a entrevistas a docentes. Concluiu-se através dos dados recolhidos e da revisão bibliográfica, que este trabalho assume alguma complexidade e dificuldades. A Educação para a Cidadania pode centrar-se na Educação para os Direitos Humanos e da Criança visando promover uma maior igualdade de oportunidades e de participação, sendo o primeiro passo, o conhecimento dos seus próprios direitos. Neste sentido foi planeada uma intervenção com as crianças cuja avaliação evidenciou que estas são sensíveis a esta temática e conseguem questionar-se e apresentar ideias promotoras de igualdade quando confrontadas com situações desafiadoras. As entrevistas realizadas às docentes apontaram bastante para os desafios desta profissão e para a importância que a escola e o docente têm na transmissão de valores e atitudes às suas crianças/alunos. Tal como consta no Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) trata-se do “reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana” e “constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. Todos os conhecimentos e práticas adquiridas ao longo deste mestrado representam o início de uma carreira docente com base na reflexão e autocrítica, fundamentais ao bom desempenho profissional e ao aperfeiçoamento constante da prática educativa.