Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças
e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas
comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões
em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que
estão na origem deste fenómeno.
Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados
durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação
participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de
informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste
afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”. - Taking into consideration the traditional withdrawal from public school of children
and young people of Gypsy culture, either in Portugal or in European countries where
these communities are present, we attempt, in this article, the development of some
reflections around some of the socio-cultural processes that are at the source of this
phenomenon.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes
throughout field research of an ethnographical character, where the participating
observation was constituted by the privileged methodological complex of the
information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation
of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes
throughout field research of an ethnographical character, where the participating
observation was constituted by the privileged methodological complex of the
information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation
of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.
Description
Keywords
Ciganos Habitus étnico Escola Socialização familiar Etnografia
Citation
CASA-NOVA, Maria José - A relação dos ciganos com a escola pública:contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.155-182
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação