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A incorporação de temas controversos em atividades de ensino tem sido
considerada como caminho de grande significado, não só pelos conhecimentos que
promove acerca dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia,
mas, também pelas potencialidades educativas dessas abordagens para o
desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Embora atividades
de ensino que incorporem temas controversos/conflitos ambientais não sejam
consideradas em nossas escolas, uma série de evidências empíricas validando as
potencialidades educativas da discussão de questões controversas têm sido apontadas.
Partindo desses pressupostos, procuramos, nesta pesquisa, investigar as
possibilidades e os limites dos professores de uma escola básica em reconhecerem,
explicitarem e elaborarem propostas de ensino que incorporem temas
controversos/conflitos socioambientais. A coleta de dados para a investigação ocorreu a
partir do desenvolvimento de uma proposta de formação continuada em serviço, em uma
escola básica no interior do Estado de São Paulo, Brasil.
É interessante observar que no início do processo de formação continuada os
professores espontaneamente não mencionaram a possibilidade de considerar essa
perspectiva em suas reflexões e práticas. No entanto, quando a dimensão da controvérsia
relacionada à temática ambiental lhes foi apresentada, os professores não foram apenas
capazes de reconhecer controvérsias deste tipo como identificaram múltiplos fatores
determinantes desses fenômenos. Ao final do processo, os professores foram capazes de
reconhecer a dimensão política e social das controvérsias. Além disso, o papel atribuído à
escola básica no processo de explicitação dos conflitos, assim como o potencial
pedagógico de tal abordagem, foi por eles enfatizado. - Teaching controversial issues is discussed as a way of promoting knowledge of
contents, processes and nature of science and technology. This approach has also been
seen as a means of promoting the social, political and ethical development of students.
Although activities related to controversial issues have not been carried out in our school,
some empirical evidence is presented justifying the discussion of controversial issues in
school.
In this research we investigated opportunities and impediments for school teachers
to incorporate, identify, explicate and elaborate teaching proposals that involve
controversial issues related to the environment. The research data were collected during
an in-service teachers’ development program carried out in a secondary school in the state
of São Paulo, Brazil.
At the beginning of the program no participants voluntarily mentioned incorporating
those issues into their practice. Nevertheless, when this possibility was presented to them,
the teachers not only were able to recognise the controversies but were able to identify
multiple factors involved in these phenomena. At the end of the process, teachers were
able to recognise the political and social dimension of controversies, and emphasize the
pedagogical potential of controversies.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional de professores Temas controversos Conflito socioambiental Temática ambiental
Citation
HERNANDÉZ, Vagner Aparecido de Nicolai; CARVALHO, Luís Marcelo de -Controvérsias e conflitos socioambientais: possibilidades e limites para o trabalho docente. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.126-152
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação