Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento
profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a
motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de
actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta
investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se
revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e
implementação deste tipo de actividades.
O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de
actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o
estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a
superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a
implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas
depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância
educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção,
gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam
propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas
de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of
a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation,
confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific
issues. The aims of the research were to identify which professional development
approaches are most effective in supporting teachers through the planning and
implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues.
This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities
about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and
professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles.
During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities
about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about
the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design,
management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with
examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects
in in-service teaching education initiatives.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Natureza da ciência Questões sociocientíficas Actividades de discussão Controvérsia
Citation
REIS, Pedro - Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.64-107
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação