Formação & Investigação em Administração Educacional
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- Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacionalPublication . Pires, Carlos; Dias, Paulo Coelho; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, Joaquim; Formosinho, João; Colaço, Susana; Cardona, Maria JoãoEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que visam refletir diferentes questões da atualidade através da apresentação de pesquisas significativas para refletir a influência de questões politicas e institucionais que condicionam as práticas educativas dos estabelecimentos de ensino dos vários níveis de ensino. Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma coleção que integre pesquisas de seminários realizados no âmbito do Mestrado ou de relevância para as problemáticas abordadas no âmbito do curso; assim como a publicação dos trabalhos finais realizados pelos formandos e formandas, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Refletir a dimensão política e institucional é o ponto de partida que orienta os diferentes textos deste livro que serviram, ou vão servir de base ao trabalho formativo e de pesquisa realizado. As temáticas são diversas, as metodologias de estudo seguidas também, mas têm em comum a sua atualidade e pertinência no atual contexto socioeducativo. Começando pelo estudo da Escola a Tempo Inteiro em Portugal, realizado por Carlos Pires, no âmbito da Administração Educacional, parte de um mapeamento dos principais estudos realizados sobre esta temática analisando as suas características e fundamentos a nível teórico e metodológico e reflete aspetos que carecem de ser aprofundados. No segundo texto, Paulo Coelho Dias analisa a problemática: Tipo de professor e tipo de turma apresentando um estudo realizado em Portugal no âmbito do ensino básico e analisa, entre outros aspetos, a organização das turmas e a necessidade da contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor. Se a variável tipo de professor é fundamental esta variável interage com o tipo de turma, não podendo a eficácia do professor ser desligada das características da turma com a qual trabalha. Sónia Galinha, baseando-se na disciplina que leciona no mestrado apresenta diferentes perspetivas sobre o estudo da Psicossociologia das instituições educativas. 7 O quarto texto, escrito pelos professores Joaquim Machado e João Formosinho abordam as atuais características e a evolução que está subjacente à formação especializada em administração e gestão escolar em Portugal, colocando questões sobre as perspetivas futuras a que esta deve obedecer para dar resposta às questões que na atualidade afetam os estabelecimentos educativos. Susana Colaço e Maria João Cardona, com base na sua experiência como docentes do mestrado refletem questões relativamente à forma como a formação para a investigação em administração educacional é abordada, dando um particular destaque ao trabalho realizado no âmbito e uma parceria estabelecida com o Instituto Federal de Brasilia. Neste texto para além de serem destacadas algumas das metodologias de formação seguidas, são analisadas as principais temáticas que têm vindo a ser escolhidas pelos formandos e formandas para os trabalhos finais do mestrado. Por ultimo é apresentado o trabalho realizado no âmbito da formação de diretores de escolas do ensino básico, no âmbito do Projeto RIQUEB - Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, projeto desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com uma equipa de trabalho designada pelo Ministério da Educação deste país, entre 2013 e 2016. É com muito orgulho que apresentamos o primeiro número desta nova coleção que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém inicia sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativasPublication . Cardona (coord.), Maria João; Linhares (coord.), ElisabeteEsta publicação foi organizada no âmbito do Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra vários textos que divulgam alguns dos trabalhos finais realizados pelos/as formandos e formandas no âmbito do Mestrado, devidamente enquadrados pelo/as docentes que os orientaram. Os textos reunidos nesta publicação refletem uma perspetiva integradora que resulta da parceria criada com o Instituto Federal de Brasília refletindo questões emergentes com as quais os profissionais da educação lidam diariamente. Estas pesquisas podem, assim, constituir-se como uma referência para as instituições educacionais, conforme enuncia o Professor Wilson Conciani no prefácio deste livro. Este é já o segundo livro de uma coleção que a ESE I IPSantarém irá continuar a publicar sobre práticas de investigação e formação na área da Administração Educacional.
- Investigar para intervir na administração educacionalPublication . Cardona (coordenadora), Maria João; Linhares (coordenadora), Elisabete"A maioria dos textos deste livro dedica-se, sem surpresa, a temas relacionados com o desenvolvimento organizacional da escola. Temos, por um lado, dois textos focados na utilização da informação disponível sobre os alunos (registos e dados académicos) como input do planeamento de políticas escolares e, por outro lado, três textos remetendo para práticas concretas de gestão quotidiana do trabalho com alunos, visando a gestão de projetos e o incentivo à escolarização e sucesso educativo. Um sexto texto expõe uma investigação sobre a evolução da formação em Administração Educacional numa universidade concreta, a Universidade da Madeira, debatendo as sucessivas orientações epistemológicas e curriculares que se foram verificando ao longo do tempo.» João Pinhal, 2022
- Contexto de investigação em administração educacionalPublication . Costa, Marcos Antônio Andrade da; Galinha, Sónia Alexandre; Ledo, Roger M. D.; Cardona, Maria João; Gonçalves ,Noeme César; Silva, Luciano Pereira da; Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti; Penteado, Simone; Silva, Maria Cristina Madeira da; Thomaz, Tiago; Silveira, FláviaA presente publicação reúne um significativo conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação de Santarém, evidenciando uma ampla atividade investigativa quer quanto às problemáticas do campo de estudos da Educação, quer quanto aos objetos de estudo. Heterogéneo quanto aos objetos de estudo, constatam-se, todavia, duas tendências: a importância da avaliação institucional e a sua dimensão gerencial no tocante à melhoria da qualidade dos serviços e à tomada de decisão pelos administradores educacionais. Assim, os presentes artigos seguem uma tendência que tem vindo a ganhar protagonismo na investigação há, pelo menos vinte anos, a da avaliação institucional. Este olhar investigativo acompanha as políticas públicas de educação que, globalmente, têm vindo a introduzir a avaliação como um novo modo de regulação institucional (Maroy e Dupriez (2000), processo lento que se inscreve na reconfiguração dos papéis do Estado. Constata-se, também, neste conjunto de artigos, uma convergência na adoção de uma “abordagem émica” (Afonso, 2005) que visa compreender os contextos institucionais a partir dos testemunhos dos seus protagonistas. Deste modo, as técnicas de recolha de dados utilizadas nos estudos exploram as perceções de estudantes, docentes e administradores educacionais em torno de uma pluralidade de problemáticas que abrange a avaliação institucional nas suas diversas formas – avaliação externa e interna, controlo interno, auditoria ou monitorização. Convergem, também, os estudos numa perspetiva de utilidade empírica, partindo da apresentação dos resultados para a recomendação de propostas de intervenção com vista à melhoria do serviço educativo prestado pelas instituições selecionadas como “locus empírico”. Esta publicação dá ainda conta da internacionalização da Escola Superior de Educação de Santarém enquanto instituição parceira de instituições educativas do Brasil, num processo de construção de conhecimento sobre a administração educacional com ganhos para ambos os lados do Atlântico. Neste enquadramento, é de assinalar um estudo que se debruça sobre o impacto dos trabalhos de projeto dos alunos do primeiro curso de Mestrado em Administração Educacional da Escola Superior de Educação nas suas instituições de contexto laboral, propondo a uma atitude institucional de autorreflexão e oferecendo pistas para a melhoria, numa perspetiva de eficácia dos percursos formativos.Por último, esta publicação, de forma transversal, valoriza o papel das instituições educativas no combate às desigualdades sociais, no reforço das competências individuais e coletivas, no contributo para a formação de cidadãos mais críticos, mais conhecedores e mais capazes de fazer face aos desafios do mercado de trabalho. É, em suma, o trabalho das instituições educativas que é analisado no conjunto das investigações apresentadas, onde a preocupação central é a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem suportada por dimensões organizacionais como a importância da biblioteca, a avaliação e controlo de processos como ferramenta de apoio à decisão, o trabalho dos agentes educativos, sem excluir os estudantes, as suas circunstâncias e expectativas face aos processos formativos.