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- O prestador informal de cuidados à pessoa idosa alvo de apoio domiciliário integrado. Uma análise exploratória como suporte à garantia da efectividade de um programa de promoção da saúdePublication . Ferreira, SaleteO Processo de Investigação que se encontra descrito neste relatório tem o objectivo de tornar inteligível o processo de empowerment dos prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI. Desta forma, a problemática em estudo contém três grandes dimensões: - a especificidade sócio-demográfica da rede de apoio informal à pessoa idosa alvo de ADI; - a percepção dos prestadores informais acerca do impacto e satisfação no cuidado à pessoa idosa alvo de ADI; - as etapas do processo de empowerment dos prestadores informais enquanto sistemas activos no processo de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de carácter exploratório, suportado por uma abordagem de investigação mista, sem a existência de recessividade e/ou dominância dos paradigmas quantitativo e qualitativo no processo de investigação. Tendo os prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI como os sujeitos do estudo, o trabalho de campo teve por base estratégias de pesquisa de âmbito quantitativo (questionário) e qualitativo (entrevista e observação), em que os dados quantitativos foram alvo de um processo de redução estatística e os dados qualitativos alvo de análise de conteúdo. Estruturado de forma à construção da teoria, este relatório encontra-se dividido em três partes, nomeadamente, a Parte A que, apresentando uma perspectiva teórica do cuidado informal à pessoa idosa em ambiente domiciliário, orienta a investigação e permite, assim, ir para além de um amontoado pouco sistemático e arbitrário de acontecimentos; a Parte B onde é caracterizada a problemática do estudo e onde está descrito e justificado o modo de investigação, bem como, as opções metodológicas de todo o processo de construção e tratamento dos dados; e a Parte C onde, ao atribuirmos significados aos dados, numa fase de análise e discussão dos resultados em resposta às questões de investigação, são geradas conclusões e definidas recomendações. Como principais conclusões do presente estudo, salientamos: O Cuidado Informal à Pessoa Idosa em Ambiente Domiciliário 9 - a rede de apoio informal é maioritariamente constituída por familiares da pessoa idosa alvo de ADI que, por sua vez, são, predominantemente, esposas, também elas idosas, que possuem como habilitações literárias o ensino básico primário completo e não desenvolvem nenhuma actividade profissional; - a maioria dos prestadores informais de cuidados à pessoa idosa alvo de ADI referem a existência de impacto do cuidado, percepcionando um nível médio de sobrecarga e/ou de interrupção no seu estilo vida, sendo que, para a grande parte dos prestadores informais, é muito difícil planear o futuro, quando as necessidades da pessoa idosa são tão imprevisíveis, e a situação de cuidado à pessoa idosa impossibilita bastante terem a privacidade que gostariam. No que se refere à satisfação em cuidar, a maioria dos prestadores informais referem estar bastante satisfeitos com a prestação de cuidados ao familiar idoso, sendo as principais causas dessa satisfação o facto de gostarem muito de estar junto do mesmo, e sentirem muito apreço pelo cuidado que prestam. - o processo de empowerment dos prestadores informais é estruturado por um conjunto de valores, condicionado por determinantes de saúde e obtém resultados de índole intrapessoal. Os valores que estão na base da construção da identidade do prestador informal dizem respeito à conceptualização de si, da pessoa idosa, e do ambiente domiciliário enquanto espaço de desenvolvimento dos cuidados. Os determinantes são de natureza fisiológica, psicológica, sócio-cultural e de desenvolvimento.
- Um software educativo para a promoção das competências cognitivas e comunicativas nas crianças com deficit cognitivoPublication . Constantino, Jorge; Condeço, Teresa; Cotrim, LuisaWith the financial support of the Portuguese Department for Rehabilitation of Disabled People, the Down’s Syndrome Portuguese Association together with the Higher School for Management of Santarém, have developed na educational software which is a well designed, interactive educational game providing hours of entertainment while enabling youngsters to play-andlearn. This package is aimed at children from 18 months onwards who have learning and communication disabilities. “Os Jogos da Mimocas” were purposefully conceived to be used with children with special needs, especially children with Down syndrome, and it: a) Promotes comprehensive and expressive language development, verbal short-term memory as well as auditory and visual discrimination; b) Develops speech intelligibility - print can be used from as early as two years of age to support language learning; c) Accelerates mastery of grammar and sentence building by the interactive use of visual material whilst enhancing visual and spatial processing based activities; d) Teaches Down’s syndrome youngsters how to read by means of a visual learning process. This program is based on the one used at the Sarah Duffen Centre, in Portsmouth, and promoted by Drª Sue Buckley (University of Portsmouth). This software can be used to: promote semantic comprehension, by increased comprehensive and expressive vocabulary and categorizations; promote reading ability, trough visual memorization of words; promote spatial awareness and sexual identification; promote the development of auditory discrimination and visual memory trough visual memorization and discrimination of words; promote sequential thinking and accelerate mastery of lexicon. The Portuguese Education Ministry has awarded “Os Jogos da Mimocas” a prize for one of the best educational software of the year.