Mestrado em Contabilidade e Finanças
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Contabilidade e Finanças by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 75
Results Per Page
Sort Options
- Crescimento económico, globalização e investimento direto estrangeiro:um estudo empíricoPublication . Leitão, Nuno CarlosA presente investigação examina a relação entre o crescimento económico e a globalização aplicado ao caso português, utilizando dados em painel para o período temporal de 1995 a 2008. Na década de 1980 e 1990 muito se escreveu acerca da globalização (Ohmae, 1995; Oman 1994; Dunning 1993). As recentes mudanças da economia internacional permitem explicar o crescimento económico através da globalização, do investimento direto estrangeiro e do comércio internacional. Stiglitz (2002) demonstra que a globalização pode ser vista como grande desilusão. A obra de Stiglitz ilustra que a globalização acentua as desigualdades em termos da repartição do rendimento per capita. Na verdade, os estudos empíricos evidenciam que as assimetrias entre os países do Norte e do Sul aumentam com a globalização. Nos últimos anos temos assistido a um debate na literatura sobre a convergência versus divergência nos modelos de crescimento económico. As estimativas que obtivemos demonstram que existem divergências entre Portugal e os seus parceiros comerciais, o que corrobora com os estudos empíricos (Kai e Hamori 2009). O nosso estudo comprova que existe uma correlação positiva entre a globalização e o crescimento económico. Por seu turno, o comércio bilateral promove o crescimento económico. A taxa de crescimento esta positivamente correlacionada com o investimento direto estrangeiro e com a tecnologia. Os fluxos migratórios não se revelam como determinantes dos fatores de crescimento.
- Insolvência no sector cerâmicoPublication . Nunes, Rui Miguel Norberto; Lourenço, António MorãoContribuir para a melhoria do tecido empresarial é sempre um aspecto importante. Em tempos de crise, urge manter as empresas em actividade. A falência é o pior espectro que uma empresa pode ter. Este estudo tem por objectivo o desenvolvimento de um modelo de previsão de insolvência para o sector do fabrico de louça utilitária e decorativa. Caracterizou-se o sector, destacando a sua vocação exportadora e de utilizador de mão-de-obra intensiva. A insolvência é um processo lento onde os sintomas se vão agravando e os indicadores económicos se vão degradando.Deste modo, seleccionou-se 100 rácios económico-financeiros e, utilizando a análise discriminante obteve-se um modelo de previsão, cuja capacidade de prever o risco de insolvência varia entre 93,5% e 87,1 %. Foram analisadas 92 empresas em actividade no sector e 42 empresas insolventes também do sector. Aplicou-se ainda à amostra doze modelos de previsão de insolvência referenciados na literatura.
- Definição de (novos) ponderadores em sistemas de ranking internos de avaliação de créditos imobiliários com recurso à abordagem multicritério de apoio à decisãoPublication . Dias, Vítor Manuel Cerca; Ferreira, Fernando Alberto FreitasOs empréstimos bancários para a compra de casa requerem uma análise cuidada por parte das várias partes envolvidas na transação. Os sistemas de credit scoring são, geralmente, adotados para auxiliar o processo de decisão. Do ponto de vista da instituição financeira, o credit scoring para avaliação do risco hipotecário torna-se ainda mais importante em cenários de turbulência económica e recessão, nomeadamente devido às severas restrições que são impostas à disponibilização do crédito, e que resultam do reduzido acesso aos mercados financeiros e à subsequente quebra da liquidez. Baseado numa aplicação dos princípios que norteiam o método AHP – Analytic Hierarchy Process – ao sistema de credit scoring utilizado por um dos maiores bancos a atuar em Portugal, este estudo propõe um quadro metodológico concebido para ajustar os ponderadores (i.e. trade-offs) entre os critérios de avaliação, promovendo um sistema de avaliação de crédito imobiliário mais realista e transparente. As mplicações práticas da proposta desenvolvida ão igualmente discutidas neste estudo.
- A importância das contas individuais e consolidadas no relato financeiro do munícipio de Torres NovasPublication . Romão, Helena Paula Bernardo; Lopes, Ilídio TomásConsiderando a necessidade de o setor empresarial local fornecer uma informação verdadeira e apropriada da situação financeira do município, deverá apresentar, para além das suas contas individuais, demonstrações financeiras baseadas consolidadas, que sirvam o propósito de obter informação agregada das diversas entidades como se de uma única entidade se tratasse. A consolidação de contas nos municípios surge como uma ferramenta de gestão que tem como principal objetivo a elaboração das demonstrações financeiras de um conjunto de entidades ligadas entre si, procurando dar uma imagem apropriada e verdadeira da situação financeira e dos resultados do grupo municipal, permitindo, assim, fazer a análise e avaliação das políticas públicas locais. É igualmente uma forma de prestar informação útil aos utentes, facilitando o controlo e a tomada de decisão. O processo de avaliação da performance económico-financeira do grupo municipal assume, pois, grande importância, tendo o presente relatório de dissertação aplicabilidade prática no Município de Torres Novas. O nosso principal objetivo é verificar se as contas consolidadas permitem reportar de forma mais fiel e verdadeira a situação financeira do grupo municipal do que as contas individuais que constam quer nas demonstrações financeiras do Município de Torres Novas quer da Turrisespaços–Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos Culturais e Desportivos do Município de Torres Novas, E.E.M., para o período em análise. Sendo objetivo específico deste trabalho o estudo da consolidação de contas, em particular no Município de Torres Novas,dado este preencher os requisitos que o obrigam a realizar o processo de consolidação de contas, e apesar de alguns entraves e limitações, pode dizer-se que o mesmo foi atingido. Foi possível a adequação e conciliação dos diversos normativos, de modo a permitir a aplicação prática do processo de consolidação.
- O impacto da NCRF 22 - norma contabilística dos subsídios do governo e divulgação de apoios do governo:uma análise comparadaPublication . Justino, Sílvia João Lopes; Lopes, Ilídio TomásEste trabalho incidirá sobre a NCRF 22 - Norma Contabilística dos Subsídios do Governo e Divulgação de Apoios do Governo e pretende identificar quais as principais diferenças entre o normativo anterior (POC – Plano Oficial de Contabilidade) e o atual (SNC – Sistema de Normalização contabilística), no que se refere à contabilização dos Subsídios. Para além disso, pretende perceber-se qual o impacto dos subsídios nas organizações em estudo, bem como o impacto da NCRF 22 nos indicadores de gestão. Neste contexto, foram selecionadas entidades que já beneficiaram de subsídios geridos pela Leader Oeste, sendo portanto um estudo de caso. Foram analisados os dados secundários recolhidos dos Relatório & Contas à data de 31 de dezembro referente aos anos: pré-projeto, finalização do projeto e pós- projeto. Do estudo conclui-se que o impacto da atribuição de subsídios foi na sua generalidade positivo permitindo mesmo a criação de postos de trabalho. Verificou-se que os Rácios de Rendibilidade e Liquidez melhoraram com a realização do projeto de investimento, assim como os Rácios de Estrutura, com exceção do rácio Cobertura de Encargos Financeiros. Esta situação justifica-se pela ausência de capacidade financeira dos promotores, encontrando-se em alguns casos, obrigados a recorrer ao financiamento externo o que implicou um aumento dos Rácios de Endividamento. Mediante a análise comparativa dos indicadores de gestão obtidos através de ambos os normativos conclui-se que as diferenças encontradas, no que diz respeito ao reconhecimento contabilístico dos subsídios, geram por si só, alterações em todos os rácios apresentados. No entanto, verifica-se que o impacto não é generalizado registando-se maior impacto positivo nos Rácios de Estrutura nomeadamente na Autonomia Financeira e na Solvabilidade. Se o objetivo era não penalizar as entidades nacionais no apuramento de indicadores económico-financeiros, pode concluir-se que o objetivo foi atingido com sucesso.
- A problemática dos impostos diferidos:grau de harmonização, nível de divulgação e seus determinantesPublication . Silva, Marisa Dalila Coelho da; Lopes, Ilídio TomásDevido à crescente harmonização contabilística, a nível internacional, ocorrida nas últimas décadas através da publicação de vários diplomas que consagram esse objetivo, espera-se que a qualidade da informação fornecida pelos operadores económicos seja, não só maior,como também mais abrangente e mais equitativa. Deste modo, as International Accounting Standards (IAS) apresentam-se como diretivas das matérias abordadas no que respeita às definições, ao reconhecimento e à apresentação e divulgação da informação. Será, portanto, relevante compreender se, de facto, as empresas estão a cumprir o estipulado pelas IAS, atingindo a harmonização pretendida. O presente estudo pretende responder a estas questões, assentando na replicação de metodologias já testadas noutras temáticas e populações, nomeadamente nos estudos de Henrique (2010) e Lemos (2009). Assim, para o tema dos impostos diferidos, testou-se se as empresas portuguesas cotadas no ano de 2010 divulgam o previsto pela IAS 12, verificando-se a harmonização da informação cumprida. Investigou-se igualmente, se o cumprimento de determinado requisito de apresentação e divulgação é independente do tipo de requisito de que se trata. Por fim, identificaram-se os fatores que contribuem para o índice de divulgação de informação sobre impostos diferidos. Os resultados mostram que o tipo de requisito a divulgar influencia o cumprimento de divulgação, não sendo, portanto, independente. Quanto aos fatores explicativos do índice de divulgação apontados - qualidade do auditor externo, existência de planos de atribuição de ações/opções a empregados, setor de atividade financeiro ou não, dimensão da empresa e nível de endividamento - não é possível identificar estatisticamente a associação entre as variáveis dummy. Porém, foi possível aferir que existe uma correlação positiva entre a dimensão das empresas e o índice de divulgação.
- Contributos para a implementação do TDABC numa empresa de serviços:consequências organizacionais e comportamentaisPublication . Santos, Ana Rita Tomás Viegas; Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques CasasO presente estudo tem como objetivo projetar e garantir as condições necessárias para uma futura implementação de um sistema de contabilidade de gestão na empresa A.S – Empresa das Águas de Santarém, EM, S.A., nomeadamente o sistema designado por Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), uma vez que se trata de um sistema de custeio direcionado para a determinação, gestão e controlo dos custos dos recursos, nomeadamente, transações, pedidos, produtos, serviços e clientes. Como a principal atividade da empresa consiste na prestação de serviços, o TDABC torna-se no sistema de controlo de gestão mais indicado para prestar a informação mais detalhada e apoiar o processo de tomada de decisão. Os resultados mostram que será necessário efetuar umas pequenas alterações nos processos e nas atividades que são realizadas de forma a poder ser adotado pela empresa em questão, no entanto, o TDABC consiste num sistema adequado à empresa, tornando assim a sua implementação num processo positivo na gestão da empresa.
- A avaliação da implementação do sistema de controlo interno no município de AzambujaPublication . Ladeira, Maria Domingas Lopes; Lopes, Ilídio TomásO sucesso das organizações está associado a um conjunto de fatores. Um Sistema de Controlo Interno eficaz é sem sombra de dúvida um deles. O reconhecimento da sua importância é a chave da estrutura de qualquer organização. O Sistema de Controlo Interno deve ser visto, cada vez mais, como um processo integrado na gestão das organizações, sendo o órgão de gestão o principal responsável pela sua criação, manutenção e monitorização. Nesta dissertação, descrever-se-á a importância da obrigatoriedade de implementação do Sistema de Controlo Interno no Município, imposta pelo POCAL, com o objetivo de compreender e analisar o seu estado atual. Explanar-se-ão os pressupostos que justificaram a sua implementação, perceber-se-ão as dimensões de conhecimento associadas ao suporte de decisão à gestão e identificar-se-ão algumas melhorias a implementar no Sistema de Controlo Interno. Neste sentido, o Município está a proceder à sua revisão de forma a adaptá-lo às novas realidades, exigências legais e funcionais, pretendendo essencialmente preservar os interesses da entidade face a ilegalidades, erros ou outras irregularidades, de modo a alcançar as metas pretendidas e a prestar informação rigorosa e atempada.
- Tratamento fiscal de imparidades em ativos fixos tangíveis:uma comparação entre Portugal, Espanha e Reino UnidoPublication . Ferreira, Alzira Maria Maia Mariquitos; Martins, AntónioCom o desenvolvimento da União Europeia muitas empresas dos Estados Membros passaram a operar a um nível europeu, originando maior integração de operações, e suscitando uma acesa discussão sobre as vantagens de uma harmonização fiscal relativamente à tributação dos lucros das sociedades. Analisamos, nesta dissertação, recorrendo à pesquisa descritiva e qualitativa, o tratamento fiscal de imparidades em ativos fixos tangíveis em três países da UE: Portugal, Espanha e Reino Unido, procurando semelhanças e diferenças entre eles. Da análise efetuada verificámos que, em Portugal, existem muitas reservas na aceitação de perdas por imparidade em AFT. Estas perdas só são aceites mediante determinados pressupostos e requerem sempre autorização prévia por parte da DGCI. Já em Espanha, a legislação é ainda mais restrita. Quando passamos para o Reino Unido verificamos que estas perdas não são consideradas para efeitos fiscais, existindo antes um sistema de Capital Allowances. A palavra prudência é a que melhor define o comportamento do legislador fiscal nos países em estudo. A harmonização fiscal, no âmbito da U.E., dificilmente conseguirá reunir a unanimidade necessária para a sua implementação, pelo que é de suma importância a comparação entre os diversos sistemas fiscais, analisando ponto por ponto as suas diferenças e semelhanças.
- O underpricing inicial e as empresas cotadas na Euronext LisbonPublication . Isola, Matias Nicolás; Ferreira, Fernando Alberto FreitasA presente dissertação de mestrado pretende apurar qual o nível do underpricing inicial nas empresas cotadas na Euronext Lisbon (outrora designada por Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP)), num período temporal (1990-2010) que inclui os efeitos da atual crise financeira mundial. Nesse sentido, pretendemos igualmente apurar quais as razões para o nível de underpricing das Initial Public Offering (IPOs) encontrado na Euronext Lisbon. Para efeitos de investigação, serão utilizados dois métodos de análise: um para o curto prazo (i.e. retorno anormal de mercado ajustado (MAAR)); e outro para o longo prazo (onde são utilizados os retornos anormais buy-and-hold (BHAR)). Os resultados obtidos mostram a existência de uma fraca eficiência no mercado português, gerando um underpring para as IPOs no curto prazo com MAARs positivos para o 1º e 5º dias de negociação. A mesma situação se verifica para o longo prazo, onde as empresas apresentam BHARs positivos para os primeiros 12 e 24 meses de negociação. Estes resultados permitem concluir que, no longo prazo, a eficiência melhora, eliminando o efeito do underpricing inicial.