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- O impacto da NCRF 22 - norma contabilística dos subsídios do governo e divulgação de apoios do governo:uma análise comparadaPublication . Justino, Sílvia João Lopes; Lopes, Ilídio TomásEste trabalho incidirá sobre a NCRF 22 - Norma Contabilística dos Subsídios do Governo e Divulgação de Apoios do Governo e pretende identificar quais as principais diferenças entre o normativo anterior (POC – Plano Oficial de Contabilidade) e o atual (SNC – Sistema de Normalização contabilística), no que se refere à contabilização dos Subsídios. Para além disso, pretende perceber-se qual o impacto dos subsídios nas organizações em estudo, bem como o impacto da NCRF 22 nos indicadores de gestão. Neste contexto, foram selecionadas entidades que já beneficiaram de subsídios geridos pela Leader Oeste, sendo portanto um estudo de caso. Foram analisados os dados secundários recolhidos dos Relatório & Contas à data de 31 de dezembro referente aos anos: pré-projeto, finalização do projeto e pós- projeto. Do estudo conclui-se que o impacto da atribuição de subsídios foi na sua generalidade positivo permitindo mesmo a criação de postos de trabalho. Verificou-se que os Rácios de Rendibilidade e Liquidez melhoraram com a realização do projeto de investimento, assim como os Rácios de Estrutura, com exceção do rácio Cobertura de Encargos Financeiros. Esta situação justifica-se pela ausência de capacidade financeira dos promotores, encontrando-se em alguns casos, obrigados a recorrer ao financiamento externo o que implicou um aumento dos Rácios de Endividamento. Mediante a análise comparativa dos indicadores de gestão obtidos através de ambos os normativos conclui-se que as diferenças encontradas, no que diz respeito ao reconhecimento contabilístico dos subsídios, geram por si só, alterações em todos os rácios apresentados. No entanto, verifica-se que o impacto não é generalizado registando-se maior impacto positivo nos Rácios de Estrutura nomeadamente na Autonomia Financeira e na Solvabilidade. Se o objetivo era não penalizar as entidades nacionais no apuramento de indicadores económico-financeiros, pode concluir-se que o objetivo foi atingido com sucesso.
- A problemática dos impostos diferidos:grau de harmonização, nível de divulgação e seus determinantesPublication . Silva, Marisa Dalila Coelho da; Lopes, Ilídio TomásDevido à crescente harmonização contabilística, a nível internacional, ocorrida nas últimas décadas através da publicação de vários diplomas que consagram esse objetivo, espera-se que a qualidade da informação fornecida pelos operadores económicos seja, não só maior,como também mais abrangente e mais equitativa. Deste modo, as International Accounting Standards (IAS) apresentam-se como diretivas das matérias abordadas no que respeita às definições, ao reconhecimento e à apresentação e divulgação da informação. Será, portanto, relevante compreender se, de facto, as empresas estão a cumprir o estipulado pelas IAS, atingindo a harmonização pretendida. O presente estudo pretende responder a estas questões, assentando na replicação de metodologias já testadas noutras temáticas e populações, nomeadamente nos estudos de Henrique (2010) e Lemos (2009). Assim, para o tema dos impostos diferidos, testou-se se as empresas portuguesas cotadas no ano de 2010 divulgam o previsto pela IAS 12, verificando-se a harmonização da informação cumprida. Investigou-se igualmente, se o cumprimento de determinado requisito de apresentação e divulgação é independente do tipo de requisito de que se trata. Por fim, identificaram-se os fatores que contribuem para o índice de divulgação de informação sobre impostos diferidos. Os resultados mostram que o tipo de requisito a divulgar influencia o cumprimento de divulgação, não sendo, portanto, independente. Quanto aos fatores explicativos do índice de divulgação apontados - qualidade do auditor externo, existência de planos de atribuição de ações/opções a empregados, setor de atividade financeiro ou não, dimensão da empresa e nível de endividamento - não é possível identificar estatisticamente a associação entre as variáveis dummy. Porém, foi possível aferir que existe uma correlação positiva entre a dimensão das empresas e o índice de divulgação.