Browsing by Author "Sousa, Carlos"
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- Intervenção Psicológica numa Equipa de NataçãoPublication . Sousa, CarlosO relatório de estágio inserido no 2º ano do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto, do Instituto Politécnico de Santarém, pretende apresentar o trabalho desenvolvido entre o mês de Setembro e Junho de 2013, nas equipas de natação, dos escalões sénior, júnior e juvenil, do Benedita Sport Clube de Natação. O estágio teve como principal objetivo a integração na equipa técnica e a definição e implementação de programas de treino de competências psicológicas (PTCP), visando melhorar o rendimento desportivo dos atletas. Segundo a avaliação inicial, centrada na observação, troca de ideias com a equipa técnica e literatura subjacente às competências psicológicas importantes no contexto da natação, selecionamos intervir nas seguintes temáticas: Ansiedade, Stress e Ativação, Motivação e Autoconfiança, Atenção – Concentração. Foram realizados várias técnicas e instrumentos de avaliação. Na avaliação das situações foram recolhidas informações através de entrevistas de avaliação psicológica Estruturada baseada no guião de Gomes (2008) e não estruturada, Observação direta do (atleta, treinador, pais e meio envolvente) e Questionários de autopreenchimento, de competências específicas como: OMSAT3R - (The Ottawa Mental Skills Assessment Tool), CSAI-2 (Competitive State Anxiety Inventory-2), TEOSQ (Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire), IMIP – (Intrinsic Motivacion Inventory), TAIS – (Test of Attencional and Interpersonal Style), TP – (Toulouse Piéron), (AEPDEN) – (Avaliação do Estagiário de Psicologia do Desporto e do Exercício no contexto da Natação). Comparando a avaliação inicial com a avaliação final, há a salientar o facto de ter ficado interiorizadas algumas rotinas estabelecidas para que o treino mental continuasse ao longo da participação desportiva dos atletas e, por outro lado, ter contribuído para a melhoria da imagem do psicólogo no contexto do desporto de formação/competição, e em particular numa performance focada no sucesso do atleta e do Clube. Ainda, no âmbito do estágio, foi realizada uma conferência, com as temáticas ” a correção postural durante a puberdade” e “ o envolvimento parental no contexto desportivo” destinada a pais, atletas e comunidade em geral.
- Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologiasPublication . Sousa, CarlosO trabalho apresenta as visões de jovens universitários sobre as novas tecnologias, especialmente a Internet, e sua relação com o desenvolvimento de uma sociedade democrática. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de postagens em um fórum virtual, com a participação de 38 jovens do curso de Ciência da Informação, na modalidade de ensino presencial, de uma instituição de educação superior privada do Distrito Federal do Brasil, no ano de 2008. A leitura das postagens nos permitiu constatar que para esses jovens as novas tecnologias, especialmente a Internet, são uma realidade irreversível na vida contemporânea, não obstante apresentarem aspectos contraditórios para a construção de relações sociais justas e igualitárias em vista da democracia. Os dados mostram um posicionamento que vê na sociabilidade virtual e suas linguagens formas de interações passageiras, frágeis e descartáveis e novas formas de exclusão e preconceitos, em suma, geralmente negativas; por outro lado, os dados patenteiam uma visão otimista, de possibilidade de personalização, ampliação dos contatos com o Outro, e o destaque à sua dimensão utilitária, prática, ágil e de acesso direto. Tais visões têm notórias implicações na vida social juvenil contemporânea, com a criação de novas linguagens, sociabilidades e interesses, explicitando o fato de que, historicamente, o conhecimento e a tecnologia têm sido um trampolim para o acesso ao poder e ao seu exercício, democrático ou não.- New languages and sociabilities: how youth perceive new technologies. This paper aims to analyze perspectives on new technologies and its relationship with the development of a democratic society posted in a virtual forum. The population was composed by 38 undergraduate students in Computer Sciences, enrolled in a private higher education institution, located in Brazil’s capital city. The results of messages’ analysis show that these technologies are regarded as an irreversible part of reality, in particular the Web. They recognized their contradictory contributions to the construction of equalitarian and fair social relations, aiming democracy. The data reveal both positive and negative perceptions of the new technologies’ roles. On the one hand, virtual sociability and their inherent languages multiply fragile and temporary social interactions. Furthermore, they are vehicles for new prejudices and additional forms of social exclusion. On the other hand, the results show the perceptions of new alternatives for becoming a person, in social networks, as well as the importance of easy and direct access to persons and groups. The points of view expressed by students have significant implications for juvenile social life and political participation. As it is well recognized, knowledge and technologies have been valuable means for accessing and exercising political power, either democratic or authoritarian.
- A Paixão pelo Surf e o Impacto na Motivação e Felicidade dos PraticantesPublication . Sousa, CarlosO principal objetivo deste estudo foi analisar as relações entre o tipo de paixão (harmoniosa ou obsessiva), a regulação da motivação (mais ou menos autodeterminada), a felicidade geral e a satisfação com a vida, em praticantes de surf e bodyboard. Participaram neste estudo 304 sujeitos (n=304), de ambos os géneros (247 masculinos, 57 femininos), com idade compreendidas entre os 18 e os 47 (M=27.3; SD=7.6), dos quais 205 são praticantes de surf e 99 de bodyboard. Como instrumentos de medida foram utilizadas as versões portuguesas da Passion Scale (PS), Satisfaction with Life Scale (SWLS), Subjective Happiness Scale (SHS) e Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ). Em termos descritivos, os resultados parecem evidenciar que os sujeitos da nossa amostra apresentam sentimentos de paixão harmoniosa (PH) mais altos do que de paixão obsessiva (PO), assim como, regulam a sua motivação para níveis mais autónomos. Os resultados indicam ainda que a variável paixão harmoniosa correlaciona-se de forma positiva e significativa com o índice relativo de autonomia (RAI) e com os dois indicadores de bem-estar, nomeadamente, a satisfação com a vida (SV) e a felicidade geral (FG). Os resultados evidenciaram ainda, que os sujeitos que se envolvem na modalidade de forma competitiva, apresentam sentimentos mais altos de paixão obsessiva em relação aos praticantes de lazer. No que se refere ao bem-estar subjetivo, verificou-se que os praticantes de surf apresentam níveis superiores de SV em relação aos praticantes de bodyboard. Em suma, estes resultados permitem concluir que quando os praticantes desenvolvem uma paixão harmoniosa pela modalidade que praticam, regulam o seu comportamento para níveis mais autónomos e isso permite experienciar níveis superiores de bem-estar, sendo este facto potenciado quando a prática da modalidade é realizada de forma não competitiva. Por outro lado, a prática do surf parece promover níveis superiores de bem-estar, em comparação com a prática de bodyboard.