Browsing by Author "Lopes, Sandra"
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- Escrita e gramática – que relação?Publication . Teixeira, Madalena; Gorgulho, Ana Rita; Lopes, SandraEsta comunicação versa sobre a relação entre a Gramática e a Escrita, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, com particular enfoque no uso da vírgula. Cientes da importância conferida à aprendizagem dos domínios da Gramática e da Escrita pelos documentos norteadores do ensino de português, em Portugal (ME/DGIDC, 2009; MEC, 2012), concebemos os seguintes objetivos para este estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português (2012) e o Programa de Português para o Ensino Básico (2009), no que refere ao ensino da escrita e da gramática; ii) evidenciar, através de uma revisão de literatura, a relação existente entre os dois domínios; iii) propor o laboratório gramatical como metodologia para o ensino-aprendizagem articulado da gramática e da escrita; iv) analisar os resultados da aplicação do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, decorrendo esta investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. O estudo ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Contudo, os resultados já apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais.
- Estratégias para minimizar alterações do padrão de sono na crianças dos 0 aos 3 anosPublication . Lopes, Sandra; Serrano, Teresa; Duarte, JoaquimAtualmente existem cada vez mais crianças com hábitos de sono desajustados, que levam à exaustão dos pais, a um ambiente de tensão /stress nas relações familiares, afetando o equilíbrio cognitivo, emocional e afetivo. Sendo o sono um dos contributos mais importantes para a saúde física e mental da criança é fundamental que os enfermeiros estejam despertos para este problema e ajudem os pais a desenvolver estratégias de forma a reduzir as suas consequências. Informar, capacitar e encaminhar constituem o principal mote da intervenção do enfermeiro. Metodologia: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança/família com alteração de comportamento – o sono. Conclusões: O enfermeiro é o principal elo de ligação para minimizar o contexto ambiental, físico e psicossocial, tendo em conta as necessidades da criança/ família promovendo hábitos de sono saudáveis estabelecendo estratégias em parceria com os pais.Currently there are more and more children with dysfunctional sleep habits, which lead to the exhaustion of the parents and to a stress full environment/stress in the family relation ship, which affects cognitive emotional and affective balance. As sleep is one of the most important contributions to the physical and mental health of the child, it is critical that the nurses are alert to this problem and help the parents to develop strategies so as to reduce their consequences. Inform, train and guide are the main themes of nursing intervention. Methodology: Systematic review of literature. Objective: To mobilize PBE in nursing care for children /family with change in sleep – behavior. Conclusions: The nurse is the main link to minimize the environmental, physical and psycho social context, taking in to account the needs of the child/family promoting healthy sleep habits establishing strategies in partner ship with parents.
- Gramática e manuais escolares – que avaliação?Publication . Teixeira, Madalena; Lopes, Sandra; Gorgulho, Ana RitaEsta comunicação é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.ºCiclo, em Portugal, sendo o nosso ponto de partida aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (2012). É nosso entendimento que o conhecimento gramatical assume particular relevo na vida de um qualquer cidadão, na medida em que potencia o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos linguísticos que culminam no aprofundamento da competência comunicativa já existente em cada sujeito falante. Neste contexto, o manual escolar funciona, assim, como "... o primeiro recurso educativo que, numa sociedade com o ideal de disponibilizar o acesso a uma educação de qualidade para todos, está acessível a todos os alunos, independentemente do seu estatuto cultural, socioeconómico ou da região em que vivem" (Rego et al.2010, 2). Cientes da recente homologação do documento Metas Curriculares de Português em 2012 e da obrigatória atualização dos manuais escolares já avaliados e certificados (Despacho nº 95-A/2013), o que justifica per si um conhecimento aprofundado acerca desta temática, concebemos os seguintes objetivos para desenvolvimento deste estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português, no que se refere à gramática; ii) analisar a coleção de manuais de Português do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo mais adotada no distrito de Santarém, em Portugal; iii) verificar a correlação entre os manuais de português analisados e as Metas Curriculares (2012). A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, baseando-se no estudo de caso (Yin, 2010), uma vez que pretendemos compreender e conhecer detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento. No entanto, os resultados apontam para a ausência de articulação entre as Metas Curriculares (MCP 2012) e os manuais escolares analisados.
- Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadoresPublication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, SandraEste estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros edu-cadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identifi-cadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explíci-ta no curso de Educação Básica.
- Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadoresPublication . Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, SandraEste estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros educadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identificadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explícita no curso de Educação Básica.