Browsing by Author "Figueiredo, Maria"
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- Aprendizagem da promoção da saúde centrada nos estudantes do curso de enfermagemPublication . Figueiredo, MariaContexto: A aprendizagem da promoção da saúde (PrS) centrada no estudante implica um papel deste como gestor da sua aprendizagem, no sentido da tomada de decisões com responsabilidade e autonomia reflexiva, num contínuo de imaturidade para a maturidade dependendo dos tipos de aprendizagem educativa, das interações educativas entre os professores e os estudantes e dos episódios de aprendizagem num paradigma de aprendizagem educativo-humanístico. Objetivos: Caraterizar o conhecimento dos professores sobre a PrS, na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular; identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da PrS. Método: Estudo de caso múltiplo: análise documental, observação participante e entrevistas. Tratamento e análise dos dados: conteúdo, domínios culturais e triangulação. Resultados: Da análise dos dados emergiu o tema: aprendizagem da PrS centrada nos estudantes e domínio: Processo de aprendizagem. Conclusões: Os professores salientam as narrativas escritas como estratégias educativas, mas estas são sucintas e assistemáticas, não permitindo a transformação do conhecimento e de paradigma. Utilizam a reflexão sob a forma de narrativas orais e prática baseada na evidência, na construção do conhecimento teórico e prático e valorização do conhecimento em enfermagem. Os professores e estudantes valorizam a simulação para aprendizagem de conceitos essenciais e desenvolvimento de capacidades dos estudantes como promotores de saúde.
- Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção FamiliarPublication . Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, HéliaEnquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Critérios, preocupações e recompensas: rumo a comportamentos sustentáveis do consumidor em PortugalPublication . Ferrão, Inês; Figueiredo, Maria; Narciso, Renata; Pinto, PaulaA sustentabilidade e a redução do desperdício alimentar são temas indissociáveis. Em Portugal, 17% da produção anual de alimentos é desperdiçada, grande parte a nível das famílias. O objetivo deste estudo foi avaliar i) escolhas e critérios alimentares, ii) preocupação com o desperdício alimentar em casa, e iii) possíveis sistemas de recompensas para promover escolhas alimentares mais sustentáveis nos consumidores. Foram recolhidos dados através de um questionário online durante o mês de novembro de 2022, tendo-se obtido 366 respostas. Os resultados mostraram que os três principais critérios na altura da compra dos alimentos são o prazo de validade, o preço e o nível de processamento do alimento. A nível de consumo, a maioria dos inquiridos mostrou preocupação com a quantidade de açúcares e gordura adicionados aos alimentos (28 %). A maioria dos inquiridos (56 %) utiliza pouco ou não utiliza o planeamento semanal das suas refeições como forma de diminuir o desperdício alimentar. Relativamente às possíveis recompensas por escolhas mais sustentáveis, a opção mais escolhida foi a recompensa monetária (52 %), seguida de descontos nos produtos alimentares de cariz local/orgânico/biológico (41 %), e escolha de produtos sustentáveis de higiene pessoal e casa (28 %), sugerindo um interesse por parte dos consumidores em mudar os seus hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis em áreas além da alimentação. O recurso a sistemas de recompensas poderá ser um ponto de partida a fim de criar uma sociedade orientada para escolhas de consumo mais sustentáveis tanto a nível alimentar como ambiental.
- Development process of a web platform to promote health literacy among young people – Your PELPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, JosuéThe project Your PEL - Promote and Empower Literacy in health in the young people in the areas of healthy diet, sexuality and tobacco and alcohol use, presenting the "ICT applied to Health" as an area of activity, shows the information diffusion as one of the axes of the National Health Plan, enabling the creation of tools and communication channels supported on the Web. The activities development aimed to innovation, makes use of the creative potential that the presente generation young people have in this domain.
- Diagnóstico de enfermagem comunitária aos idosos com 65 ou mais anos de um Bairro SocialPublication . Pascoal, Dina; Nóbrega, Tércio; Martins, Vanessa; Figueiredo, Maria; Pereira, InêsIntrodução: O processo de envelhecimento é um processo multidimensional, multidirecional e dinâmico (Fonseca, 2004). O envelhecimento não é um processo unilateral; é um acontecimento biológico com repercussões a nível psicossocial e espiritual (Silva, 2012). Tal, pode implicar uma maior suscetibilidade da pessoa idosa a um contexto de mudança e de instabilidade, tornando-se um desafio acrescido para a equipa de Saúde (Neuman, 1995). Objetivos: Avaliar a capacidade funcional multidimensional e a utilização e necessidade sentida de serviços dos idosos com 65 ou mais anos, que residem em habitações de cariz social do Bairro Francisco Sá Carneiro; Material, método, resultados e conclusões: Utilizando a metodologia do planeamento em saúde foi realizado um estudo de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Foram efetuadas entrevistas a informantes chave da comunidade e tratadas através da análise de conteúdo e aplicado Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional a Idosos (Rodrigues, 2008) a 33 idosos selecionados por amostragem probabilística sistemática. Os resultados do questionário foram tratados através do SPSS versão 25.0. Foram cumpridos os procedimentos éticos inerentes. Da análise dos resultados, verifica-se: amostra maioritariamente do sexo feminino; grupo etário dos 65-74 anos; convivente com o cônjuge. De realçar que a maioria dos idosos questionados sente-se só e caso esteja doente ou incapacitado não tem quem ajude. Os idosos em estudo referem diferentes problemáticas de âmbito social e económico, mas também de saúde (física e mental) que interferem na sua vida diária. Apesar dos resultados apontarem para um elevado grau de independência, os idosos não se envolvem na comunidade, no entanto, manifestam necessidade de avaliação do seu estado geral. Face ao exposto, importa mobilizar os recursos individuais, familiares, sociais e comunitários dos idosos no dia-a-dia com vista à promoção da sua saúde. Esta visão é integrada com a prática dos cuidados centrados na pessoa, onde se tem em conta os significados que os idosos atribuem à saúde e à qualidade de vida e às condicionantes que cada um apresenta.
- Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, Madalena
- KidSmart Early Learning Program. Relatório de Avaliação.Publication . Reis, Pedro (coordenador); Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, MariaO presente relatório surge em resposta a um compromisso de um processo de avaliação externa, realizado por uma equipa de investigadores que pretendeu determinar se o Programa atingiu os objectivos propostos, conforme constam no documento “Programa KidSmart Early Learning – Bases de Colaboração entre a Companhia IBM Portuguesa SA e o Ministério da Educação”.
- Literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade: uma scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Esparteiro, Maria Joao; Amendoeira, JoséQuestão: Qual a literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade? Objetivo: Analisar a literacia dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade, em meio escolar. Background A literacia em saúde baseia-se em competências de comunicação e de conhecimentos, que permitem aos cidadãos fazer escolhas informadas sobre saúde e criar um ambiente salutogénico. Cerca de 50% dos adultos em oito países europeus apresenta uma baixa literacia sobre fatores de risco, sendo fundamental capacitar os jovens, no âmbito da alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Materiais e métodos: A população íntegra jovens com idades entre os 13 e os 18 anos. Conceitos: literacia em saúde, alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa interliga os descritores MeSH: health literacy AND healthy diet OR obesity AND alcohol use OR alcohol abuse AND tobacco use OR tobacco abuse AND sexuality. Pesquisa efetuada no dia 27/06/2018 nas bases de dados - plataforma EBSCO (CINAHL complete; Nursing & Allied Health Collection Comprehensive; MEDLINE complete e Proquest, com os limitadores: texto integral, publicado de 01/01/2013 a 31/01/2018, jovens (13-18 anos), qualquer autor é enfermeiro. Resultados: Os estudos foram selecionados com base no PRISMA e, instrumento de Joanna Briggs Institute, garantido a sua qualidade metodológica. Foi incluído um estudo que releva intervenções para a literacia em saúde. Conclusão A evidência científica demonstra uma baixa literacia em saúde dos jovens, sobre tabaco, dando sugestões de estratégias de intervenção, como: iniciativas e programas nas escolas e na família. Referências Matos, M.G; Simões, C; Camacho, I; Reis, M. & Equipa Aventura Social (2015). A saúde dos adolescentes portugueses em tempos de recessão. Relatório do estudo HBSC 2014. Lisboa: Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais /IHMT/UNL e FMH/ Universidade de Lisboa. Pelikan, J. M.; Röthlin, F.; Ganahl, K.; (2012). Comparative report of health literacy in eight EU member states. The European Health Literacy Survey HLS-EU.
- O papel do Enfermeiro de Família na prevenção da obesidade infantil em crianças na idade pré-escolar.Publication . Frazão, Inês; Reis, Alcinda; Candido, Anabela; Figueiredo, Maria; Pascoal, Dina; Jorge, Mariana; Alves, CatarinaAbstract: INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde a obesidade é considerada a epidemia global do século XXI, sendo a obesidade infantil uma das doenças predominantes na idade pediátrica no Mundo e na Europa, seguindo Portugal a mesma tendência. É primordial diagnosticar e intervir precocemente, nomeadamente a nível dos cuidados de saúde primários, pois a obesidade infantil é preditiva de obesidade na idade adulta, com as respetivas comorbilidades que daí possam advir. É necessário modificar comportamentos e hábitos de vida das crianças, essencialmente nos períodos críticos do seu desenvolvimento, responsabilizando e capacitando precocemente os pais, os professores e os profissionais de saúde, alertando que estamos perante um grave problema de saúde pública. OBJETIVOS: Avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças em idade pré-escolar inscritas na unidade de saúde. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal com a recolha de dados das crianças dos 3 aos 5 anos em seguimento no Programa de Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil numa Unidade de Saúde. O período de recolha de dados foi de janeiro de 2021 a setembro de 2021 sendo que, posteriormente, foram analisadas as variáveis da idade, sexo, peso, estatura e IMC. Foram incluídos no estudo um total de 327 crianças, sendo 154 (47,1%) do sexo masculino e 173 (52,9%) do sexo feminino, com vigilância de saúde infantil na unidade de saúde. Dessas crianças, 99 (30,3%) tinham 3 anos de idade, 105 (32,1%) tinham 4 anos e 123 (37,6%) tinham 5 anos. RESULTADOS: Após a recolha e análise dos dados, verificou-se que a maioria, ou seja, 215 (65,8%) crianças, apresentava um peso normal. Destacou-se ainda que 7 (2,1%) crianças apresentavam baixo-peso e 105 (32,1%) apresentava excesso de peso. Destas, 59 (18%) crianças apresentaram pré-obesidade e 46 (14,1%) eram obesas. Não se verificou diferença significativa no variável sexo. DISCUSSÃO/ CONCLUSÃO: A prevalência de crianças com excesso de peso nesta amostra foi elevada. A promoção da saúde deverá ser iniciada o mais precocemente possível, em que a capacitação da criança e da família é fundamental, de forma a permitir-lhes fazer escolhas saudáveis ao longo da vida. O enfermeiro de família assume um papel privilegiado no processo de capacitar os pais/crianças sobre a importância deste problema de saúde e ajudá-los na adoção de comportamentos saudáveis. Com a realização deste estudo verificou-se a necessidade de elaborar, na unidade de saúde, um projeto de intervenção com a criação e implementação de uma consulta de enfermagem para as crianças em idade pré-escolar com excesso de peso ou em situação de obesidade, bem como para as suas famílias. Serão envolvidos no projeto de intervenção outros profissionais de saúde de modo a responder às necessidades destas crianças e suas famílias. Perspetiva-se, a longo prazo, promover, através da estratégia da educação para a saúde, uma mudança nos hábitos das crianças e suas famílias, e melhorar a sua qualidade de vida. Palavras-chave: crianças, enfermeiro de família, obesidade infantil, pré-escolar BIBLIOGRAFIA: Almeida, S., Romão, A., Parreiras, B., Lopes, D., Freitas, E., Elias, F., Ferreira, F., Ramos, G., & Roehrig, J. (2021). Abordagem terapêutica da obesidade crônica em pacientes pediátricos. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 4570-4581. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-046 Camarinha, B., Graça, P., & Nogueira, P. J. (2016). A Prevalência de Pré-Obesidade/Obesidade nas Crianças do Ensino Pré-Escolar e Escolar na Autarquia de Vila Nova de Gaia, Portugal. Acta Medica Portuguesa, 29(1), 31–40. https://doi.org/10.20344/amp.6688 Almeida, L., Formiga, W., Lima, R., Silva, W., Silva, I., da Silva, S., Fernandes, I., Ramos, A., Viana, T., & Nóbrega, É. (2020). Fatores associados ao sobrepeso e obesidade infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (58), e4406-e4406. https://doi.org/10.25248/reas.e4406.2020 Lopes, A., Caetano, R., Nunes, P., Ribeiro, C., Melo, J., Ferreira, T., Tobias, L., Silva, B., Cunha, M., & Freitas, M. (2021). Aspectos gerais sobre a obesidade infantil: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, 37, e8993-e8993. https://doi.org/10.25248/reac.e8993. 2021 Rosendo, S. C. P. (2020). Obesidade: Portugal e Europa. [Doctoral dissertation, Universidade Aberta]. Repositório Aberto da Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/10092
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