Browsing by Author "Ferreira, Maria"
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- Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção FamiliarPublication . Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, HéliaEnquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
- Atividades para aproveitamento de tempos mortos em creche e pré escolar: short reportPublication . Catela, David; Domingos, Ana; Oliveira, Camila; Ferreira, Maria; Pedro, Mariana; Serôdio, Diogo; Serrão-Arrais, AnaÉ objetivo do estudo recolher e analisar padrão de atividades implementadas por educadoras/es durante tempos mortos, i.e., momentos de transição nas atividades previstas. Foram validados 13 respondentes (idade: 39,56±8,37 anos, experiência: 15,22±8,30 anos) a questionário estruturado semi-aberto, divulgado on line. Em atividades de ocupação de tempos mortos, os domínios mais explorados são os que requerem oralidade e musicalidade, e os menos explorados os que requerem motricidade, brincar e contacto físico. A tempos mortos distintos, educador(as) reservam atividades específicas, provavelmente as mais ajustadas à dinâmica de cada um desses tempos. Educador/as que implementam mais atividades num determinado tempo morto também o fazem noutros, muito provavelmente, idade e experiência contribuem para tal.
- Preservação de habilidades motoras através de estimulação funcional em idosos institucionalizados com AlzheimerPublication . Ferreira, Maria; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidO objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um programa de estimulação motora funcional em idosos institucionalizados com provável doença de Alzheimer de leve a moderada, através do teste de batidas do dedo (FTT). 60 idosos compuseram três grupos: Envelhecimento Normal (SA) (N = 13); Com Alzheimer Sem Intervenção (CASI) (n = 18); e, Com Alzheimer Com Intervenção (CACI) (n = 29). O FTT foi feito para dedo indicador da mão preferida, num único ensaio de 10 segundos. O programa teve uma duração de 12 sessões, 2 por semana. Do pré para o pós-teste, o CASI baixou sua média, mas o CACI melhorou-a. O CACI preservou sua competência motora nesta tarefa, distanciando-se da regressão do CASI. O número de batimentos nos idosos com Alzheimer foi menor do que em outros estudos, o que torna os resultados da intervenção ainda mais relevantes.
- “- Tá na hora d’ir pr’à escola!”; “- eu não sei fazer esta, senhor professor!” ou… brincar às escolas na escola (ji) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escolaPublication . Ferreira, MariaSubscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância pretende-se com este artigo evidenciar a infância contemporânea como sendo construída numa complexa rede de interdependências não lineares e heterogéneas entre a família e instituições educativas, entre adultos e crianças, e as crianças como actores sociais procurando construir o seu próprio espaço como crianças entre aqueles contextos, no quotidiano de um Jardim de Infância (JI). Considerando o JI como uma instituição educativa que ocupa um posicionamento social “entre” a família e a escola, destinando-se às crianças “entre” as idades que já não são bebés mas ainda não são alunos, procura-se evidenciar e analisar os modos como as relações recíprocas família-escola aqui estão/se tornam presentes i) no enquadramento de tempos-espaços-actividades previamente organizado pelo adulto-educadora para as crianças; ii) nos processos de construção de sentido e negociação das fronteiras conceptuais entre aqueles dois contextos sociais, levado a cabo pelo grupo de crianças quando “brincam ao faz-de-conta". Estes argumentos suportam-se na análise de descrições etnográficas de episódios interactivos entre as crianças, observados no quotidiano do JI. - Based on the presupposed ideas of childhood sociology, this article aims to prove that contemporary childhood is built on the results of a complex network of non-linear and heterogeneous interdependences between the family and educational institutions, between adults and children, and on children, who being social actors, try to create a space of their own as children within those contexts, in the daily life of a preschool (PS). Considering PS to be an educational institution that occupies a social position between the family and school, destined for children who are no longer babies but not yet students, we seek to prove that, and analyse the ways in which, reciprocal familypreschool relationships are/become present as shown: (i) in the adult-educator previously organised time-space activities for the children, (ii) in the building processes of the awareness and negotiation of the conceptual borders between those two social situations, as demonstrated by a group of children when ‘role playing’. These arguments are supported by the analysis of the ethnographic descriptions of the interactions among the children, as observed from their daily lives at PS. Key Words: Children; Childhood; Interpretative reproduction; Role-playing; Differentiation; Connection and interdependence relationships family-kindergarten.