Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância pretende-se com este
artigo evidenciar a infância contemporânea como sendo construída numa complexa
rede de interdependências não lineares e heterogéneas entre a família e instituições
educativas, entre adultos e crianças, e as crianças como actores sociais procurando
construir o seu próprio espaço como crianças entre aqueles contextos, no quotidiano
de um Jardim de Infância (JI).
Considerando o JI como uma instituição educativa que ocupa um
posicionamento social “entre” a família e a escola, destinando-se às crianças “entre”
as idades que já não são bebés mas ainda não são alunos, procura-se evidenciar e
analisar os modos como as relações recíprocas família-escola aqui estão/se tornam
presentes i) no enquadramento de tempos-espaços-actividades previamente
organizado pelo adulto-educadora para as crianças; ii) nos processos de construção
de sentido e negociação das fronteiras conceptuais entre aqueles dois contextos
sociais, levado a cabo pelo grupo de crianças quando “brincam ao faz-de-conta". Estes
argumentos suportam-se na análise de descrições etnográficas de episódios
interactivos entre as crianças, observados no quotidiano do JI. - Based on the presupposed ideas of childhood sociology, this article aims to prove
that contemporary childhood is built on the results of a complex network of non-linear
and heterogeneous interdependences between the family and educational institutions,
between adults and children, and on children, who being social actors, try to create a
space of their own as children within those contexts, in the daily life of a preschool
(PS).
Considering PS to be an educational institution that occupies a social position
between the family and school, destined for children who are no longer babies but not
yet students, we seek to prove that, and analyse the ways in which, reciprocal familypreschool
relationships are/become present as shown: (i) in the adult-educator
previously organised time-space activities for the children, (ii) in the building processes
of the awareness and negotiation of the conceptual borders between those two social
situations, as demonstrated by a group of children when ‘role playing’. These
arguments are supported by the analysis of the ethnographic descriptions of the
interactions among the children, as observed from their daily lives at PS.
Key Words: Children; Childhood; Interpretative reproduction; Role-playing;
Differentiation; Connection and interdependence relationships family-kindergarten.
Description
Keywords
Crianças Infância Reprodução interpretativa Brincar ao “faz-de-conta” Relações de diferenciação vs. conexão e interdependência entre a família e JI
Citation
FERREIRA, Maria Manuela - “- Tá na hora d’ir pr’à escola!”; “- eu não sei fazer esta, senhor professor!” ou… brincar às escolas na escola (ji) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola.Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.27-58
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação