Livros e capítulos de livros_ESSS
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Browsing Livros e capítulos de livros_ESSS by Author "Amendoeira, José"
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- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ENFERMAGEM - UM ENSAIOPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Amendoeira, JoséA enfermagem enquanto disciplina e profissão mobiliza conhecimentos científicos da Promoção da Saúde na sua área de intervenção. Esta foi relevada na Carta de Ottawa na prática comunitária, participação da comunidade sobre as políticas sociais e de saúde. A evidência científica salienta a abordagem de mudança de comportamento pelos enfermeiros e não a abordagem salutogénica. Este artigo surge no seguimento da tese de doutoramento em enfermagem, na qual emergiu a proposta de utilização do modelo de sistemas, integrando o modelo salutogénico.Objetivo: Propor uma reflexão crítica em torno destes modelos com contributo para a abordagem da Promoção da Saúde em enfermagem. Metodologia:Ensaio com exposição teórica, reflexiva e argumentativa. Resultados: Com os contributos do modelo salutogénico para o modelo de sistemas, a enfermagem tem um suporte orientador para a formação e prática da Promoção da Saúde, acompanhando a pessoa, num paradigma de transformação.
- Qualidade de vida das pessoas idosas que residem em contexto comunitário, com apoio de serviço domiciliário: uma revisão scopingPublication . Rosa, Marta; Marques, Andréa; Santos, Eduardo; Amendoeira, JoséIntrodução: O envelhecimento da população, implica o desenvolvimento de novas estratégias, que vão ao encontro das necessidades das pessoas idosas na contemporaneidade. Face à possibilidade e perspetiva da pessoa idosa sobre a permanência no seu domicílio, o serviço de apoio domiciliário surge como fundamental, assim como a qualidade de vida das pessoas idosas apoiadas por este. Objetivo: Mapear os níveis de qualidade de vida das pessoas idosas que residem em contexto comunitário, com apoio de serviço domiciliário Método: Trata-se de um protocolo para revisão scoping elaborada segundo o método proposto pelo Joanna Briggs Institute. Formulou-se uma questão de revisão baseada na mnemónica PCC (população, conceito e contexto), que define os critérios de inclusão e exclusão. A localização dos estudos realizou-se através de pesquisa, nas bases de dados MEDLINE (interface Pubmed).