Livros e capítulos de livros_ESES
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Browsing Livros e capítulos de livros_ESES by Author "Almeida Cardoso, Maria Inês"
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- A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel; Cardoso, Maria Inês Almeida; Almeida Cardoso, Maria Inês; Cardona, M. J.; Linhares , E.Na pesquisa que apresentaremos, pretendemos estudar as potencialidades que o livro literário infantil pode ter enquanto promotor da interdisciplinaridade nas áreas do currículo nos primeiros anos, procurando, assim, compreender como é que as atividades motivadas pelo livro literário para a infância podem afetar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, incidindo sobre um grupo de pré-escolar e duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Este estudo colocará em perspetiva a importância da presença do livro na rotina escolar, orientando-nos pelas seguintes questões: i) Qual o contributo do livro literário para a infância no envolvimento das crianças nas atividades e nas suas aprendizagens em contexto de pré-escolar?; ii) Qual a diferença entre o nível de envolvimento das crianças em atividades interdisciplinares com o uso do livro, comparando com aquelas em que o livro não foi usado?; iii) Qual a diferença entre o nível de ampliação de aprendizagens proporcionadas por atividades interdisciplinares com o uso do livro e proporcionadas por atividades interdisciplinares sem o uso do livro? No âmbito metodológico, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo havido lugar a notas de campo, grelhas de observação, rubricas de avaliação dos aspetos em análise – níveis de envolvimento, seguindo a escala de Laevers, e de aprendizagem das crianças – e videogravação das atividades interdisciplinares estudadas. Nesta investigação participaram: duas estagiárias; uma sala de jardim de infância; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB, sendo uma o grupo experimental (atividades interdisciplinares com recurso ao livro) e outra, o de controlo (atividades interdisciplinares sem recurso ao livro). A análise dos dados obtidos permitiu obter uma visão mais clara e segura acerca do uso da literatura para a infância, a par das atividades interdisciplinares, no âmbito pedagógico, nomeadamente em contexto de pré-escolar e 1.º CEB. Efetivamente, foi possível compreender que o livro literário pode contribuir de forma positiva para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os bons resultados obtidos na área de Português.
- A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguaPublication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, J.; Santos, M. J.; Magueta, L. G.; Lopes, M. S. P.; Brites, L.No contexto contemporâneo de acelerada transformação e enormes desafios que ao ensino se colocam, encetamos, justamente, por problematizar o modo como uma sociedade líquida reivindica uma atuação didática que, em posicionamento crítico e ativo, refunde a relação dos sujeitos com o saber — neste caso, a língua e a escrita — e reclame o(s) seu(s) sentido(s). Tratando-se o público-alvo em apreço de futuros educadores de infância e professores dos primeiros seis anos de escolaridade, urge uma didática da língua que, efetivamente, convoque uma (re)construção de sujeitos leitores e escritores, mais conscientes dos processos escriturais em diversos contextos, complexidade a que se alia o poder pessoal e social da escrita; em suma, mais intervenientes na sua relação com a escrita. Daremos conta, pois, das bases teóricas e metodológicas que nos levam a implementar um programa de leituras e escritas que aliem a vertente identitária à epistémica e do qual destacamos o kit metafórico. Esta ferramenta pedagógica dá-nos já indícios de proporcionar uma trajetória vital e emotiva, restauradora da Memória, acomodando as hesitações e decisões próprias do processo escritural, aprendizagens e saberes, gerando contextos de criação de pensamento e inteligência metafóricos e socioemocionais e momentos (auto)reflexivos que permitem interpretar a Vida poliedricamente.