Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by advisor "Branco, Neusa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão, gamificação e tecnologia: estudo sob a perspetiva do engajamento no Instituto Federal de BrasíliaPublication . Júnior, João Bezerra da Silva; Branco, Neusa; Madeira, Maria CristinaEste estudo fez uma demonstração do quão importante são os jogos no cotidiano e o potencial da utilização de suas mecânicas nas mais diversas formas possíveis, incluindo a sua mesclagem com a gestão de projetos. Ainda hoje se ouve que os jogos não são levados a sério, entretanto, diversas investigações identificam o contrário. A gamificação é um agente transformador, tem a capacidade de mudar as perspectivas das pessoas, a gamificação engaja, une, integra, envolve e dá feedback. Se esse potencial existe, porque não utilizá-lo para aplicação no ambiente de trabalho? Por meio do estudo focado na gamificação, este trabalho de projeto fez uma análise do cenário no qual esta instituição educativa se encontra. Foi verificado o entendimento de colaboradores e gestores (cada um sob seu ponto de vista) acerca da gestão de projetos, do uso do feedback e de aspectos relacionados ao engajamento. Com base nos resultados é proposto um projeto de intervenção que poderá abrir novos horizontes acerca da mudança de paradigmas, a fim de ampliar os horizontes sob uma renovação da forma de trabalho, foco em capacitação, bem como, a possibilidade da implementação de uma ferramenta que pode contribuir para esta instituição educativa oferecer maior qualidade dos serviços prestados à sociedade.
- O orientador de ensino e aprendizagem na educação à distânciaPublication . Costa, Eliziane Rodrigues de Queiroz; Branco, NeusaO presente estudo se situa no campo temático da Administração Educacional com foco nas atividades desenvolvidas pelo pedagogo nos cursos da modalidade educação a distância ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Na Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). A função do OEA foi recentemente implementada na estrutura da DEaD e tem a finalidade de acompanhar, orientar e apoiar as atividades docentes. Considerando a centralidade do trabalho pedagógico e a natureza singular e inovadora dessa função na EaD, a pesquisa analisou a percepção do trabalho do OEA no âmbito da coordenação pedagógica dos cursos ofertados pelo IFB, a partir da percepção desses profissionais e da equipe diretiva da DEaD. Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que existe uma percepção positiva a respeito do trabalho do OEA na equipe multidisciplinar da DEaD. Porém, há insatisfações, tanto da parte desse profissional quanto da equipe diretiva, relacionadas à indefinição do papel do pedagogo na EaD e que implicam na limitação do trabalho pedagógico a uma atividade técnica. A insatisfação dos OEA se manifesta como falta de clareza do seu papel por parte da equipe diretiva da DEaD; limitação de suas atividades ao nível técnico-operacional; percepção de que a gestão almeja um profissional com formação em Pedagogia e Design Instrucional. Quanto à equipe diretiva a insatisfação com o trabalho do OEA está relacionado a falta iniciativa e proatividade. Nesse sentido, surgiu a proposta de um projeto interventivo de formação pedagógica em EaD para os servidores que pretendem atuar em cursos a distância no âmbito do IFB. Essa formação busca contribuir para o aprimoramento do trabalho pedagógico no contexto do trabalho multidisciplinar no qual ele se desenvolve.
- Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de EducaçãoPublication . Fonseca, Camila Rodrigues da; Branco, Neusa; Araújo, Adilson César deEste estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu a integração curricular na formação profissional do Técnico em Artesanato, no âmbito das práxis docentes, para atuar no processo de educação de jovens e adultos do Ensino Médio do curso Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) em Artesanato de uma Instituição Federal de Educação, apresentando ao final um Projeto de Intervenção Educacional intitulado “Itinerário da Alteridade Cidadã. A premissa é que tal integração prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação ao artesanato, apresenta-se como um dos desafios encontrados pelos docentes para a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de documentação oficial, análise de práxis e questões sobre o curso. Os resultados apontam para outras questões relevantes, de modo que foi possível sistematizar a compreensão das práticas educativas e integração curricular sendo evidenciado na pesquisa que ocorre um certo distanciamento na integração cultural entre os saberes populares e acadêmicos no âmbito das práticas educativas. O projeto apresentado aponta para novos estudos acerca dos temas geradores e agrega novas perspectivas educacionais.