Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A articulação entre a educação pré-escolar e o 1º CEB - práticas para o sucesso educativoPublication . Silva, Catarina Gomes; Cardona, Maria JoãoO presente relatório, foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com a finalidade de transmitir o meu percurso de aprendizagem e o trabalho de pesquisa, que pretende dar resposta às questões orientadoras vivenciadas nos estágios. A primeira parte aborda, de uma forma reflexiva, as experiências e aprendizagens significativas, no decorrer dos estágios em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.ºCEB. A segunda parte apresenta o trabalho de pesquisa, que surgiu no âmbito dos estágios, no qual pretendo estudar a articulação entre o Jardim de Infância (J.I.) e o 1.º CEB, com o objetivo de saber a importância do conhecimento que os profissionais denotam sobre o processo de articulação e a forma como isso influência a continuidade educativa das crianças. A recolha de dados, foi feita através de uma metodologia qualitativa, pois procurei ouvir a perspetiva de seis docentes, sobre a articulação e a perspetiva de catorze crianças sobre a maneira como avaliam as diferenças entre a educação préescolar e a escola, de forma a perceber a (des)articulação existente. Neste âmbito, realizei entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões orientadores, que foram previamente testados. No guião dos docentes, testei com um/a educador/a de infância e um/a professor/a, de igual forma no guião das crianças testei com uma criança eu frequentava o jardim de infância e outra que frequentava o 1.º CEB. Após a análise de dados, observei que, apesar de se querer implementar metodologias ativas e lúdicas, idênticas às práticas educativas do J.I., no 1.ºCEB, continua a existir falta de colaboração entre os/as docentes. De tal modo que, surge a desarticulação, devido ao desconhecimento das orientações curriculares, programas e práticas de trabalho desenvolvidas, nos dois níveis educativos. Desta forma, se os docentes não tiverem inter-conhecimento entre os dois níveis educativos, não é possível proporcionar uma continuidade educativa, segura e efetiva, no percurso escolar das crianças.
- Reforma do ensino médio no Brasil, a regra e o jogo: estudo de caso no Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de BrasíliaPublication . Roen, Robson Bastos; Marques, Ramiro; Feijó, Glauco VazO presente Trabalho de Projeto tem como fulcro questões pertinentes a Reforma do Ensino Médio, presentes na Lei 13.415/17, sancionada em 16 de fevereiro de 2017 e que teve como origem a Medida Provisória – MP- 746/2016, apelidada de Reformulação do Ensino Médio, aprovada no dia 08 de fevereiro do mesmo ano, por meio do Projeto de Lei de Conversão – PLC -34/2016, tendo como condição de implementação, aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essa reforma tem cinco itinerários formativos, tendo sido destacado nesse trabalho o FTP – Formação Técnica Profissional – por meio de Estudo de Caso, em turma de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – CTIIEM – do Campus Brasília – CBRA, do Instituto Federal de Brasília – IFB. Essa turma foi acompanha desde 2015 até 2017, por meio de diferentes bancos de dados, análise de Atas de Colegiado, com a finalidade de se fazer uma proposta de intervenção para maior eficácia de cursos dessa modalidade nesse e em outros campi dos Institutos federais, independentemente da efetivação da Reforma do Ensino Médio.
- Das conceções às práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mota, Mariana Sampaio; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém, sendo organizado em duas partes. Na primeira parte é apresentado o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios realizados, sendo evidenciados os aspetos positivos e negativos assim como as principais experiências de aprendizagem. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, que teve como objetivo analisar conceções, práticas e estratégias avaliativas, em contexto de jardim-de-infância e de 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB). A investigação contou com a participação de sete estudantes do mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB (2017/2019), procurando-se estudar as opções avaliativas utilizadas no decorrer dos estágios. Foi ainda estudada a opinião de oito crianças que se encontravam a frequentar o 4ºano de escolaridade, no ano letivo 2018/2019. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se utilizado técnicas de recolha de dados como o inquérito, entrevista e análise documental. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Com a análise dos dados foi possível verificar que, quer mestrandas como os alunos do 1ºCEB encaram a avaliação como um processo fundamental do processo educativo. Apesar do papel da avaliação ser valorizado, constata-se que existem algumas ambiguidades e dificuldades que começam por se verificar a nível do planeamento do trabalho. A participação das crianças no processo de avaliação ainda está longe de ser conseguida, apesar de ser considerada fundamental na perspetiva de todas as estudantes de mestrado.
- Diferenciação pedagógica: conceções e práticas dos docentes de educação pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Madeira, Ana Rita Cordeiro; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico e contempla o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância mas também no 1ºCiclo do Ensino Básico no 1º e 4ºano de escolaridade e ainda o meu percurso profissional e investigativo. Destes contextos emergiu a questão de investigação dirigida para a Diferenciação pedagógica e para as conceções e práticas dos/as educadores/as e professores/as do 1ºCiclo do Ensino Básico. Para esta investigação realizaram-se 7 entrevistas a 3 educadoras e a 4 professores/as do 1ºCiclo do Ensino Básico. Ainda neste sentido procurei investigar o que é que as/os educadoras/es e as/os professoras/os entendiam por diferenciação pedagógica, procurando também compreender as suas implicações na prática educativa. Com este estudo pretendi conhecer como concretizam na sua prática este tipo de pedagogia, nomeadamente ao nível da organização do ambiente educativo e também da planificação e avaliação, de forma a potenciar o sucesso das aprendizagens de cada criança. O relatório está dividido em duas partes, a primeira em que consta a caraterização dos estágios realizados em creche e jardim de Infância e no 1ºCiclo do Ensino Básico apresentando também o trabalho desenvolvido em cada um dos estágios. É feita uma avaliação das aprendizagens que foram mais significativas para o meu desenvolvimento profissional e de como a partir destes estágios surgiu a questão do estudo que escolhi realizar. A segunda parte do relatório apresenta a pesquisa realizada sobre o tema: diferenciação pedagógica, as conceções e práticas dos/as docentes de pré-escolar e dos/as professores do 1ºCiclo do Ensino Básico. Com a realização deste estudo consegui responder a dúvidas que sentia, percebendo melhor como se pode desenvolver uma diferenciação pedagógica assente em estratégias e princípios que valorizem as características de cada criança e promovam de forma mais eficaz a sua aprendizagem.
- Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de EducaçãoPublication . Fonseca, Camila Rodrigues da; Branco, Neusa; Araújo, Adilson César deEste estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu a integração curricular na formação profissional do Técnico em Artesanato, no âmbito das práxis docentes, para atuar no processo de educação de jovens e adultos do Ensino Médio do curso Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) em Artesanato de uma Instituição Federal de Educação, apresentando ao final um Projeto de Intervenção Educacional intitulado “Itinerário da Alteridade Cidadã. A premissa é que tal integração prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação ao artesanato, apresenta-se como um dos desafios encontrados pelos docentes para a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de documentação oficial, análise de práxis e questões sobre o curso. Os resultados apontam para outras questões relevantes, de modo que foi possível sistematizar a compreensão das práticas educativas e integração curricular sendo evidenciado na pesquisa que ocorre um certo distanciamento na integração cultural entre os saberes populares e acadêmicos no âmbito das práticas educativas. O projeto apresentado aponta para novos estudos acerca dos temas geradores e agrega novas perspectivas educacionais.