Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by advisor "Barbas, Maria Potes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão por processos: desafios e perspetivas na diretoria de educação a distância da Rede Federal de Ensino no Distrito FederalPublication . Oliveira, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de; Barbas, Maria PotesCompreender os desafios e perspetivas da Gestão por Processos no âmbito da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília é o objeto desta investigação. O objetivo geral consistiu em investigar como transcorre a implantação do mapeamento dos fluxos dos processos no âmbito dessa Diretoria a partir da escuta dos intervenientes, tendo em vista que o aprimoramento constante das práticas de gestão é primordial no campo educacional. Os procedimentos metodológicos adotados incluem estudo de caso e utilização da pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Optou-se pelo levantamento de fontes relacionadas à temática e análise bibliográfica e documental. Quanto à forma de abordagem, foi utilizada a investigação qualitativa e recorreu-se ao focus group como técnica de recolha de dados para validação do guião de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com 13 gestores. Para a análise de conteúdo, investiu-se na utilização do software MAXQDA, que permitiu uma maior confiabilidade dos dados. As análises apontam à necessidade de uma visão integrada, necessidade de padronização dos processos e adequação da abordagem de gerenciamento BPM pois os colaboradores consideram que a resistência às mudanças é expressiva. Ao final, com base na análise pormenorizada dos resultados alcançados, foram identificados os contributos que transcorrem da implantação dessa disciplina gerencial. Assim, surgiu a proposta de um plano de intervenção que possibilitará à gestão o foco na melhoria contínua dos processos de forma estratégica, que possa refletir na qualidade do processo educacional e na prestação de serviços públicos que atendam os anseios da sociedade.
- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Barbas, Maria Potes; Rodrigues, Susana Paula da Conceição Silva CoelhoO presente estudo analisa o impacto da formação proporcionada pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, na mudança das práticas letivas dos docentes de um Agrupamento de Escolas (AE) específico (questão de partida). A investigação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional, procura compreender o impacto da formação contínua nas práticas pedagógicas, em particular na integração das tecnologias digitais na sala de aula. Além disso, propõe um projeto de intervenção para reforçar o papel da escola na definição do seu plano de formação. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: • De que forma a formação contribuiu para a mudança na atividade profissional? • Qual o nível de confiança adquirido pelos formandos na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)? • Em que medida as aprendizagens da formação foram aplicadas à prática letiva? • Até que ponto esta formação incentivou os docentes a criarem os seus próprios recursos, passando de utilizadores a criadores? A metodologia adotada segue uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais abrangente. Foram aplicados questionários a todos os docentes do agrupamento em estudo que participaram na capacitação digital (nos níveis N1, N2 e N3) nos anos letivos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Além disso, foram realizadas entrevistas a uma amostra de docentes que frequentaram a formação, ao coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), aos Coordenadores de Departamento com assento no Conselho Pedagógico e ao Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O estudo revela uma evolução positiva nas práticas pedagógicas e nas metodologias dos docentes após a formação, alinhando-se com os objetivos do PCDD. Os resultados indicam um aumento significativo da confiança dos professores para utilizarem tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, e uma tendência para a criação e partilha de recursos digitais próprios. O estudo reforça ainda a importância de alinhar a formação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), assegurando a pertinência e adequação das práticas educativas. Apesar dos resultados encorajadores, destaca-se a necessidade de um investimento contínuo na formação, para garantir um impacto duradouro. Assim, a elaboração de um plano de formação torna-se essencial, devendo este basear-se na identificação das necessidades formativas em reuniões de departamento e grupos disciplinares, bem como na definição de objetivos claros e relevantes.
- O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológicaPublication . Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima; Barbas, Maria PotesEste estudo está situado no Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém. Refere-se à gestão da formação continuada docente, em um campus do Instituto Federal de Brasília, e objetivou perceber o papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente e sua correlação com os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e desenvolvida como estudo de caso, cuja recolha de dados foi por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados demonstrou o reconhecimento de determinados saberes como importantes para atuação na educação profissional e tecnológica; que esses mesmos saberes não estão consolidados e se constituem em lacunas a serem superadas; que a instituição desenvolve uma formação continuada pontual e sem sistematização e planejamento; que, em virtude dessa ausência de planejamento, a formação continuada desenvolvida não contribui para a consolidação dos saberes docentes.