Mestrado em Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração Educacional by advisor "Colaço, Susana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Nogueira, Marina Maria Marques; Colaço, SusanaEste trabalho de projeto emerge da necessidade de analisar e compreender a temática da supervisão pedagógica e sua importância nas organizações educativas em geral e, de um modo particular, a prática de observação interpares implementada há seis anos num agrupamento de escolas do distrito de Santarém. Deste modo foi realizada uma pesquisa a nível teórico sobre o conceito de supervisão pedagógica, fazendo primeiro uma abordagem à forma como a supervisão tem sido feita no nosso país, passando pela importância da supervisão no processo de formação contínua, numa escola que se pretende reflexiva, e também a importância da mesma no conhecimento e satisfação profissional docente. Foi também efetuada uma análise documental sobre a forma como esta observação interpares é realizada no agrupamento visado. Procedeu-se posteriormente à formulação dos objetivos da pesquisa, à seleção do agrupamento alvo de estudo e aos docentes a entrevistar. Realizadas as entrevistas individuais e do grupo focal, bem como uma análise documental, foi feita a sua análise de conteúdo, tendo em linha de conta os objetivos do estudo. Destacaram-se como aspetos positivos nesta prática a importância reconhecida da observação interpares, a adequação do guião usado e a utilidade da reflexão conjunta feita entre os colegas (observado e observador). As dificuldades apresentadas incidiram, na divulgação da prática realizada, na forma como é colocada em prática com pouca informação sobre a importância da mesma. Este estudo possibilitou a elaboração de um projeto de intervenção com vista a uma melhoria do funcionamento desta prática de observação interpares, que se manifestou ser de grande importância pelos participantes no estudo.
- Visão e estratégia de uma Escola Secundária na implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPublication . Santos, Lúcia Helena de Figueiredo da Cunha; Colaço, SusanaCom este trabalho pretende-se realizar um estudo sobre a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), tendo por base a realidade desta problemática numa escola secundária, no que diz respeito à informação e conceção que o corpo docente e os discentes têm sobre o tema. Deseja-se perceber a realidade da escola em estudo, uma escola secundária do distrito de Santarém, no que concerne à visão e implementação do PASEO. utiliza-se uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas aos vários agentes educativos considerados relevantes para o presente estudo, Diretor da escola, Diretores de Turma e alunos. Os resultados evidenciam que, relativamente ao conhecimento do documento em questão, este não é algo novo para todos os entrevistados, apesar de alguns alunos não o terem lido ou o conheçam apenas de uma forma superficial. Os Diretores de Turma e o Diretor da Escola mostram-se conscientes dos tempos de mudança que a sociedade atravessa e que a escola pública está a enfrentar, apesar de alguns afirmarem que a escola atual ainda é muito semelhante à do passado. Os Diretores de Turma também sentem necessidade de introduzir na prática letiva atividades motivadoras que contribuam para um crescimento autónomo e responsável dos alunos, cujo foco se prende com a alteração de estratégias mais motivadoras que lhes permitam o desenvolvimento de uma cidadania ativa.