Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social by advisor "Jacob, Luis"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação da técnica de análise e descrição de funções nas organizações de Economia Social:o caso do Centro Paroquial de Assistência do JuncalPublication . Duro, Tiago Miguel Oliveira Pão; Jacob, LuisA gestão dos recursos humanos através das suas atividades desempenha um papel fundamental em toda a organização. Com a aplicação de uma análise e descrição de funções, a organização fica capacitada para a construção do processo descritivo de uma forma detalhada, possibilitando a determinação das tarefas associadas a cada função. Esta ferramenta é a base para a construção e desenvolvimento eficiente de todas as práticas de Gestão de Recursos Humanos e os conhecimentos atualizados e detalhados da essência da função são imprescindíveis para a prossecução de práticas de Gestão de Recursos Humanos proveitosas. O objetivo geral deste trabalho foi a aplicação de práticas de gestão de recursos humanos como forma de aperfeiçoar e elevar o desempenho dos recursos humanos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Leiria, o Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ). Como objetivos específicos, pretendeu-se caracterizar o CPAJ na sua estrutura orgânica, implementar um sistema de análise e descrição de funções, atualizar o organograma da instituição, averiguar sobreposições e lacunas nas tarefas e responsabilidades e por fim, incentivar a adoção de práticas de gestão de recursos humanos.A metodologia utilizada no estudo foi a investigação-ação, e as técnicas para a recolha de dados foram o inquérito por questionário, a observação participante e a análise documental.Após esta investigação, conseguiu-se obter um melhor conhecimento dos trabalhadores e das funções existentes na organização e perceber as tarefas que os cooperantes praticam no seu dia-a-dia, os conhecimentos, capacidades, competências, habilitações, experiência, escolaridade, documentos/impressos que necessitam para desempenhar uma determinada função e ainda criar um manual de funções.
- Projeto “Cuidar de Quem Cuida”: Uma Abordagem Inovadora para Resgatar a Motivação nas IPSS do concelho de Rio MaiorPublication . André, Cinderela Alexandra de Sousa ; Jorge, Nuno; Jacob, LuisO envelhecimento da população e as mudanças nos padrões familiares têm aumentado a procura por cuidados especializados, reforçando a importância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no apoio a idosos. A desmotivação dos cuidadores, frequentemente causada pela sobrecarga de trabalho e falta de reconhecimento, afeta diretamente a qualidade dos cuidados prestados. O projeto "Cuidar de Quem Cuida" visa promover a motivação e o bem-estar dos cuidadores formais em três IPSS do concelho de Rio Maior. Este projeto, alicerçado nos princípios da Gestão de Organizações de Economia Social, procura criar um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável para os cuidadores, através de estratégias inovadoras, com foco no desenvolvimento de competências, apoio psicológico e físico e valorização profissional. Indiretamente, procura melhorar a qualidade de vida dos idosos, contribuindo para a construção de organizações mais eficientes e humanizadas.
- Projeto de criação de um núcleo de voluntariado no serviço de apoio domiciliário de IPSS do concelho de Tomar:benefícios para clientes, voluntários e instituiçãoPublication . Rodrigues, Mélina Sofia da Silva; Gomes, Ana Cristina da Silva Rodrigues; Jacob, LuisO Projeto de Criação de um Núcleo de Voluntariado no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) de IPSS do concelho de Tomar: Benefícios para Clientes, Voluntários e caracteriza-se por ser um trabalho final de mestrado na modalidade de projeto. Esta oportunidade surgiu através da experiência profissional da mestranda, enquanto animadora sociocultural numa IPSS e tendo-se deparado com o aumento acentuado do isolamento e do sentimento de solidão nos clientes do SAD, tendo em perspetiva o início da pandemia, em 2020. Devido ao envelhecimento populacional e à valorização do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos, tem-se verificado o aumento das respostas sociais dedicadas à terceira idade. Porém, cada vez mais existe a busca pelo conforto do lar e pelo ambiente já conhecido pelo cliente. É para colmatar essa necessidade que aparece o SAD, que se caracteriza pela prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias que não podem assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Embora agregue diversos tipos de cuidados, verifica-se que o menos usual é a prestação de atividades de animação e de socialização, designadamente, recreação, lazer e cultura. Este trabalho debruça-se sobre a problemática da falta de acompanhamento recreativo no SAD e apresenta uma proposta de desenho de projeto de animação sociocultural, assente num diagnóstico de uma organização de economia social, destinado a clientes deste Serviço, desenvolvido por voluntários, com vista à identificação de benefícios para clientes, voluntários e para a própria instituição. São descritas as etapas do projeto (acolhimento, formação, acompanhamento de voluntários e clientes) e suas componentes. Através do diagnóstico realizado, foi possível compreender o impacto que o isolamento geográfico tem no isolamento social e os transtornos cognitivos e emocionais consequentes, e o impacto que podem ter ações de voluntariado na vida dos seniores. Este projeto serve assim como forma de promover, junto das instituições e sociedade em geral, uma perspetiva do SAD menos assistencialista e mais inclusiva e participativa, de animação sociocultural, no que diz respeito à integração e bem-estar da população sénior, reforçando a importância de atividades de voluntariado nas camadas mais jovens e explorando benefícios para todas as partes.