Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A música no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em creche e jardim de infância: perceções das educadorasPublication . Santos, Catarina Isabel Alves dos; Togtema, MargaridaO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar tem como objetivo primordial dar a conhecer o meu processo formativo ao longo do meu trajeto. Este baseia-se essencialmente nas experiências vivenciadas, no trabalho desenvolvido e, acima de tudo, nas aprendizagens significativas, no decurso das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente no contexto de Creche e Jardim de Infância. Neste trabalho abordo ainda todo o processo que se interliga com o desenvolvimento investigativo focado na Importância da Música no desenvolvimento e na aprendizagem em Creche e Jardim de Infância. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte, é apresentada uma descrição e reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche e Jardim de Infância. Devido à pandemia, os estágios foram realizados na mesma Instituição, situada em Abrantes. Na segunda parte, o relatório centra-se na componente investigativa sobre a Música no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. A investigação é de carater qualitativo e partiu da seguinte questão “Quais são as perceções das educadoras quanto à função da música no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças?“ Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário e análise documental.
- Perfil de saúde e qualidade de vida dos reclusos com Hipertensão Arterial e Diabetes MellitusPublication . Martins, Margarida Almeida; Rosa, Marta; Amendoeira, JoséA Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus têm uma grande prevalência na sociedade em geral, com tendência para aumentar nos próximos anos, refletindo-se também ao nível dos Serviços Prisionais, onde apresentam maior incidência. Pretende-se analisar o impacto que estas patologias têm na qualidade de vida dos reclusos, analisando o perfil de saúde dos mesmos, por forma a encontrar soluções para diminuir a incidência e prevalência das mesmas, reduzindo-se os custos tangíveis e intangíveis associados. A amostra foi constituída por 52 reclusos, com diagnóstico de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus, que responderam a um questionário baseado nas escalas SF-12 e EMMBEP. Os resultados do estudo demonstraram que a amostra considera ter no geral uma boa qualidade de vida a nível físico e a nível psicológico. No entanto, considera-se necessária uma intervenção mais efetiva nesta população, garantindo uma melhoria na gestão de cuidados de saúde, recursos humanos e gastos financeiros associados.
- Projeto de criação de um núcleo de voluntariado no serviço de apoio domiciliário de IPSS do concelho de Tomar:benefícios para clientes, voluntários e instituiçãoPublication . Rodrigues, Mélina Sofia da Silva; Gomes, Ana Cristina da Silva Rodrigues; Jacob, LuisO Projeto de Criação de um Núcleo de Voluntariado no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) de IPSS do concelho de Tomar: Benefícios para Clientes, Voluntários e caracteriza-se por ser um trabalho final de mestrado na modalidade de projeto. Esta oportunidade surgiu através da experiência profissional da mestranda, enquanto animadora sociocultural numa IPSS e tendo-se deparado com o aumento acentuado do isolamento e do sentimento de solidão nos clientes do SAD, tendo em perspetiva o início da pandemia, em 2020. Devido ao envelhecimento populacional e à valorização do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos, tem-se verificado o aumento das respostas sociais dedicadas à terceira idade. Porém, cada vez mais existe a busca pelo conforto do lar e pelo ambiente já conhecido pelo cliente. É para colmatar essa necessidade que aparece o SAD, que se caracteriza pela prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias que não podem assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Embora agregue diversos tipos de cuidados, verifica-se que o menos usual é a prestação de atividades de animação e de socialização, designadamente, recreação, lazer e cultura. Este trabalho debruça-se sobre a problemática da falta de acompanhamento recreativo no SAD e apresenta uma proposta de desenho de projeto de animação sociocultural, assente num diagnóstico de uma organização de economia social, destinado a clientes deste Serviço, desenvolvido por voluntários, com vista à identificação de benefícios para clientes, voluntários e para a própria instituição. São descritas as etapas do projeto (acolhimento, formação, acompanhamento de voluntários e clientes) e suas componentes. Através do diagnóstico realizado, foi possível compreender o impacto que o isolamento geográfico tem no isolamento social e os transtornos cognitivos e emocionais consequentes, e o impacto que podem ter ações de voluntariado na vida dos seniores. Este projeto serve assim como forma de promover, junto das instituições e sociedade em geral, uma perspetiva do SAD menos assistencialista e mais inclusiva e participativa, de animação sociocultural, no que diz respeito à integração e bem-estar da população sénior, reforçando a importância de atividades de voluntariado nas camadas mais jovens e explorando benefícios para todas as partes.