Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Galinha, Sónia"
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- Entendimento dos fatores protetores em sujeitos jovens - Contributos para a mediação numa abordagem sistémicaPublication . Espinho, Helena Maria da Silva Ferraz Miguel; Galinha, SóniaPelo fato da sociedade atual enfrentar novos desafios e a predominância de riscos durante a juventude, a educação de qualidade solicita um olhar sistémico. Estudo: quantitativo com o objetivo de identificar o entendimento dos jovens quanto aos seus fatores protetores. Aplicado “Inventário de Auto-Relato sobre Direitos de Adolescentes” (adaptado de Souza, 2008; 2012) N=230; 12-18 anos; 48,7% masc.; 50,4% fem. e não binário 0,87%, na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados permitem observar posicionamento em Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção do uso de substâncias aditivas, Identidade e documentação, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência física, Proteção contra a violência sexual e autodeterminação sexual, Privacidade, Proteção contra à discriminação religiosa e racial. Defendemos estudo aleatório e formação para a mediação nos contextos.
- Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus TaguatingaPublication . Ponte, Stênio Germano; Galinha, SóniaA presente dissertação tem por objetivo compreender a Representação Social dos estudantes sobre Curso Técnico Integrado em Artesanato na Modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga em que estão inseridos. O referencial teórico utilizado pautou-se na Teoria das Representações Sociais, nas políticas educacionais que baseiam a Educação de Jovens e Adultos e o ensino profissionalizante. A pesquisa de delineamento qualitativo utilizou teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 40 estudantes matriculados no curso em análise e a escolha por esses participantes justificou-se pelo momento de implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio nos campi do Instituto Federal de Brasília e pela necessidade de se ter acesso ao que pensam os estudantes sobre o curso. Os resultados de suas representações revelaram a importância que os mesmos têm sobre o curso, contudo entre a realidade desejada nos documentos base e a realidade encontrada foram evidenciadas lacunas que apontaram a necessidade de debate mais amplo a respeito das problemáticas. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção social numa abordagem sistémica e institucional.
- Evasão na educação profissional : estudo de caso de estudantes com necessidades específicas no Campus Taguatinga do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Leal, Ana Maria Soares Freire Pereira; Galinha, Sónia; Nascimento, FranclinA educação é direito social de todos e dever do Estado, assim como o acesso ao ensino para as pessoas com necessidades específicas deve ocorrer, preferencialmente, nas salas regulares, conforme determinado em lei. Reconhece-se que esse direito deve acontecer sem discriminação, com base na igualdade de oportunidades, já que todos devem receber o apoio necessário, para facilitar o processo educacional. Na contemporaneidade, vários são os dispositivos legais que garantem o direito à educação para todos. Apesar disso, convive-se com a evasão escolar, exigindo das instituições de ensino ações eficazes na mitigação desse fenômeno, que tem se intensificado. Enquadra-se nessa conjuntura a Educação Social e a necessidade de intervenção por parte dos educadores sociais, com a colaboração das instituições de ensino e da família, para juntos atuarem na prevenção e na atenuação das causas da evasão e do fracasso escolar. Dessa maneira, percebe-se o desafio posto na busca da permanência dos estudantes com necessidades específicas. Esta investigação apresenta o resultado do estudo de caso exploratório, mediante o qual se pretende compreender a resposta à questão da evasão escolar de estudantes com necessidades específicas na educação profissional, assim como entender a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) no processo de permanência na escola. Nesse sentido, optou-se por desenvolver pesquisa enquadrada nas metodologias qualitativas por meio de coleta de dados, observação participante e entrevista semiestruturada gravada em áudio, em processo ético, confiável e com anonimato. O campo de estudo abrange pesquisa no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e a investigação envolve coleta de dados de nove participantes de ambos os sexos, com idades entre 16 e 41 anos, declarados quanto à cor, raça/etnia parda, branca e indígena, oriundos do estado de Goiás e de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Os dados da pesquisa revelam que as principais causas da evasão estão relacionadas ao preconceito e à discriminação praticados por professores e à violência urbana nas proximidades do Campus. Depreendeu-se ainda desse estudo, que há comprometimento do Napne com o processo de promoção e permanência, porém esta atuação não é perceptível para os estudantes colaboradores, fazendo-se necessário maior divulgação das ações desenvolvidas pelo Núcleo. Os dados do estudo apontam como principais fatores para a promoção da permanência dos estudantes com necessidades específicas na Instituição, a importância da oferta dos programas de assistência estudantil, a melhoria da acessibilidade do Campus, a formação docente numa perspectiva inclusiva e não menos importante, a garantia da segurança pública. Portanto, considera-se que esses fatores são preponderantes para minimizar a evasão escolar.
- Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFBPublication . Chaves, Nádia Mangabeira; Galinha, Sónia; Gontijo, Simone Braz FerreiraA presente dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária investiga as habilidades sociais (HS) inerentes à atuação profissional do professor na formação docente ofertada no curso de Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) e como essa formação contribui para o desenvolvimento de HS. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso de licenciatura que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para o acesso às percepções dos estudantes em relação às habilidades sociais necessárias ao trabalho docente; aplicação de Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) para o levantamento do repertório de habilidades sociais dos participantes deste estudo e análise documental do PPC com o objetivo de compreender a organização curricular do curso e avaliar sua proposta diante da formação de habilidades sociais específicas ao trabalho docente. Os resultados do IHS-Del-Prette indicaram necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido. O resultado das entrevistas indica percepções sobre o trabalho do professor que incluem habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais. E os resultados da análise do PPC indicaram uma proposta de formação do professor direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências em que não estão explicitadas a formação em HS. Diante do hiato entre as percepções dos estudantes e das HS desenvolvidas pelo curso foram propostas ações e intervenções potencializadoras do desenvolvimento de HS em estudantes considerando as especificidades do papel social do professor e da formação numa perspectiva global, tais como atividades interativas que abordem direitos humanos básicos relativos ao contexto de HS; inclusão de HS como parte da formação ética e política; articulação para participação dos futuros docentes em múltiplos espaços comunitários
- A Importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAMPublication . Teixeira, Élia Maria Santos; Galinha, SóniaNuma sociedade cada vez mais envelhecida, deparamo-nos com projetos como as universidades seniores que constituem um apoio e uma resposta social para os idosos. O surgimento de universidades seniores na Europa (Universidade de Toulouse), em especial em Portugal (Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa) veio criar um universo de possibilidades associadas à importância do papel do idoso na sociedade, pois estas assumem-se como uma oportunidade importante no bem-estar e qualidade de vida e na participação ativa destes, numa sociedade cada vez mais consumista e em transformação. O presente estudo tem como tema: “A Importância da Universidade Sénior para um Envelhecimento Ativo: Universidade Sénior de Machico um estudo de caso na RAM”, tendo como objetivo central perceber a importância da universidade sénior na perspetiva de quem a frequenta. Perceber o que de facto muda, que papel pode representar e contribuir para que os seus alunos possam ser mais ativos. Esta investigação baseou-se num estudo de caso, utilizando técnicas como a análise documental, as entrevistas semidiretivas e o inquérito por questionário dirigido aos alunos seniores da USM. Através da recolha de dados concluiu-se que a universidade sénior veio modificar o dia-a-dia dos seus alunos, preencher um espaço que mais tarde veio revelar-se imprescindível nas suas vidas. Veio igualmente contribuir para um envelhecimento ativo, na medida que os idosos criam laços sociais, amizades, adquiram e partilham saberes que proporcionam a sua participação social, transformando-os em seres mais ativos. A existência das universidades seniores constitui uma resposta contra a solidão e isolamento que ainda se verificam na atualidade.
- Intervenções socioeducativas no contexto do tratamento : estudo de caso de crianças com cancro em contexto de acolhimentoPublication . Trajano, Kattiucy Sousa Costa; Galinha, Sónia; Cruz, Cleide Lemes da SilvaEsta dissertação aborda um estudo de caso realizado com crianças que vivenciam a experiência do tratamento contra o cancro, acolhidas temporariamente na Casa de Apoio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças portadoras de Câncer e Hemopatias - Abrace -, em Brasília - DF. O foco da pesquisa centrou-se na análise e na interpretação dos benefícios das intervenções socioeducativas realizadas com as crianças de 4 a 9 anos de idade, no contexto do acolhimento assistencial, com base nas temáticas que emergiram dos discursos das participantes, sob a perspetiva sistêmica da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. A amostra constituiu-se de 6 mães de crianças em tratamento, 6 crianças e 1 Psicóloga da Abrace. A metodologia de coleta de dados combinou as técnicas de entrevista semiestruturada com as mães e com a Psicóloga e a observação participante com as crianças, durante o período de interação e brincadeiras entre os pares e os adultos presentes. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. A partir da análise foram identificados cinco eixos temáticos, três deles divididos em sete categorias relacionadas às mudanças na vida da criança e da família devido à experiência do tratamento e dois eixos subdivididos em seis categorias, associadas às oportunidades de desenvolvimento infantil promovidas no contexto assistencial por meio da intervenção socioeducativa. Os resultados demonstraram que os eventos ligados à transição ecológica do tratamento contra o cancro afetam dimensões centrais do processo de desenvolvimento da criança e, neste sentido, as atividades lúdicas e educativas estabelecem conexões afetivas, recíprocas e de equilíbrio de poder com relação às pessoas, objetos e símbolos presentes no contexto de apoio ao tratamento. Essas interações, por sua vez, mediam a construção da experiência da criança com o tratamento e favorecem o processo contínuo do desenvolvimento humano.
- Qualidade de vida de cuidadores familiares de adultos com deficiência ou Incapacidade IntelectualPublication . Santos, Ana Catarina de Oliveira; Galinha, SóniaEste estudo tem como principais objetivos (1) avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos Cuidadores Familiares (CF) de Adultos com Deficiência ou Incapacidade Intelectual, através da identificação dos domínios e facetas do WHOQOL-Bref mais afetadas; (2) estudar a medida de associação entre algumas variáveis relacionadas com a prestação de cuidados e a QV dos CF; (3) avaliar as diferenças nos indicadores de QV entre CF do sexo masculino e feminino e (4) avaliar a relação entre o desgaste associado à prestação de cuidados dos CF e a sua QV. A amostra que integra o estudo é constituída por 32 CF de indivíduos adultos com deficiência ou incapacidade intelectual. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a Ficha de Dados Sociodemográficos e de Prestação de Cuidados, a Escala de Qualidade de Vida WHOQOL-Bref e a Escala de Desgaste do Cuidador. Como resultados, este estudo revela que os domínios do WHOQOL-Bref não se encontram significativamente afetados. Verificou-se também que existe uma associação negativa entre o desgaste objetivo e subjetivo e a QV dos CF. Já a escala de crescimento pessoal relaciona-se de forma negativa com a QV. Como conclusão pode inferir-se que os resultados sublinham uma baixa QV dos CF, e também a importância de intervenções específicas junto desta população, que tenha como objetivo a promoção do seu bem-estar e QV.
- Uma sala exclusiva : os primeiros passos para a construção de um Campus Inclusivo no IFB – Campus Taguatinga CentroPublication . Melo, Patrícia Silva Santiago; Galinha, SóniaEsta pesquisa apresenta as ações desenvolvidas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília a partir da implementação de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Inglês para Deficientes Visuais”. Este curso foi ofertado, exclusivamente, para pessoas cegas ou com baixa visão e durante os três semestres letivos em que o curso ocorreu, procurou-se realizar ações baseadas nos princípios da educação inclusiva para permitir a quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais, a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar em relação à deficiência visual e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Sob a perspectiva dos estudantes participantes deste curso, procuramos analisar neste estudo, quais foram as suas percepções em relação às ações desenvolvidas no Campus no processo de acesso, permanência e conclusão, bem como em relação ao papel do curso na promoção da inclusão social e escolar. Para esta investigação, apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, centrada em um estudo de caso. A partir da análise de conteúdo da entrevista semiestruturada, que aplicamos aos estudantes envolvidos, procuramos interpretar as informações atribuídas à representação do curso, às ações desenvolvidas e ao processo de inclusão desencadeado no Campus com a proposição da formação ofertada. Com isso, concluímos que o curso Inglês para Deficientes Visuais consistiu em uma estratégia de intervenção socioeducativa, pois contribuiu para capacitar e conscientizar a comunidade escolar a aceitar a diversidade pela interação e troca de experiências, e para promover a inclusão social e escolar dos estudantes com deficiência visual que participaram dessa proposta. Com base no estudo desenvolvido, destacamos ainda que o caminho percorrido para tornar o Campus Taguatinga Centro em uma instituição inclusiva aponta para a necessidade de continuidade do processo da quebra de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais e metodológicas, o qual ocorrerá com a criação de mecanismos capazes de garantir não apenas o acesso, mas também a permanência de estudantes com deficiência na escola. A pesquisa também revela que a formação iniciada e continuada de profissionais da educação na perspectiva da educação inclusiva é um fator imprescindível para possibilitar o sucesso no processo de ensino aprendizagem dos estudantes com diferentes deficiências no Campus desde o seu ingresso no curso até a sua conclusão e entrada no mundo do trabalho.