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- Evasão na educação profissional : estudo de caso de estudantes com necessidades específicas no Campus Taguatinga do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Leal, Ana Maria Soares Freire Pereira; Galinha, Sónia; Nascimento, FranclinA educação é direito social de todos e dever do Estado, assim como o acesso ao ensino para as pessoas com necessidades específicas deve ocorrer, preferencialmente, nas salas regulares, conforme determinado em lei. Reconhece-se que esse direito deve acontecer sem discriminação, com base na igualdade de oportunidades, já que todos devem receber o apoio necessário, para facilitar o processo educacional. Na contemporaneidade, vários são os dispositivos legais que garantem o direito à educação para todos. Apesar disso, convive-se com a evasão escolar, exigindo das instituições de ensino ações eficazes na mitigação desse fenômeno, que tem se intensificado. Enquadra-se nessa conjuntura a Educação Social e a necessidade de intervenção por parte dos educadores sociais, com a colaboração das instituições de ensino e da família, para juntos atuarem na prevenção e na atenuação das causas da evasão e do fracasso escolar. Dessa maneira, percebe-se o desafio posto na busca da permanência dos estudantes com necessidades específicas. Esta investigação apresenta o resultado do estudo de caso exploratório, mediante o qual se pretende compreender a resposta à questão da evasão escolar de estudantes com necessidades específicas na educação profissional, assim como entender a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) no processo de permanência na escola. Nesse sentido, optou-se por desenvolver pesquisa enquadrada nas metodologias qualitativas por meio de coleta de dados, observação participante e entrevista semiestruturada gravada em áudio, em processo ético, confiável e com anonimato. O campo de estudo abrange pesquisa no Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília e a investigação envolve coleta de dados de nove participantes de ambos os sexos, com idades entre 16 e 41 anos, declarados quanto à cor, raça/etnia parda, branca e indígena, oriundos do estado de Goiás e de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Os dados da pesquisa revelam que as principais causas da evasão estão relacionadas ao preconceito e à discriminação praticados por professores e à violência urbana nas proximidades do Campus. Depreendeu-se ainda desse estudo, que há comprometimento do Napne com o processo de promoção e permanência, porém esta atuação não é perceptível para os estudantes colaboradores, fazendo-se necessário maior divulgação das ações desenvolvidas pelo Núcleo. Os dados do estudo apontam como principais fatores para a promoção da permanência dos estudantes com necessidades específicas na Instituição, a importância da oferta dos programas de assistência estudantil, a melhoria da acessibilidade do Campus, a formação docente numa perspectiva inclusiva e não menos importante, a garantia da segurança pública. Portanto, considera-se que esses fatores são preponderantes para minimizar a evasão escolar.
- Uma sala exclusiva : os primeiros passos para a construção de um Campus Inclusivo no IFB – Campus Taguatinga CentroPublication . Melo, Patrícia Silva Santiago; Galinha, SóniaEsta pesquisa apresenta as ações desenvolvidas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília a partir da implementação de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Inglês para Deficientes Visuais”. Este curso foi ofertado, exclusivamente, para pessoas cegas ou com baixa visão e durante os três semestres letivos em que o curso ocorreu, procurou-se realizar ações baseadas nos princípios da educação inclusiva para permitir a quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais, a conscientização e a sensibilização da comunidade escolar em relação à deficiência visual e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Sob a perspectiva dos estudantes participantes deste curso, procuramos analisar neste estudo, quais foram as suas percepções em relação às ações desenvolvidas no Campus no processo de acesso, permanência e conclusão, bem como em relação ao papel do curso na promoção da inclusão social e escolar. Para esta investigação, apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, centrada em um estudo de caso. A partir da análise de conteúdo da entrevista semiestruturada, que aplicamos aos estudantes envolvidos, procuramos interpretar as informações atribuídas à representação do curso, às ações desenvolvidas e ao processo de inclusão desencadeado no Campus com a proposição da formação ofertada. Com isso, concluímos que o curso Inglês para Deficientes Visuais consistiu em uma estratégia de intervenção socioeducativa, pois contribuiu para capacitar e conscientizar a comunidade escolar a aceitar a diversidade pela interação e troca de experiências, e para promover a inclusão social e escolar dos estudantes com deficiência visual que participaram dessa proposta. Com base no estudo desenvolvido, destacamos ainda que o caminho percorrido para tornar o Campus Taguatinga Centro em uma instituição inclusiva aponta para a necessidade de continuidade do processo da quebra de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais e metodológicas, o qual ocorrerá com a criação de mecanismos capazes de garantir não apenas o acesso, mas também a permanência de estudantes com deficiência na escola. A pesquisa também revela que a formação iniciada e continuada de profissionais da educação na perspectiva da educação inclusiva é um fator imprescindível para possibilitar o sucesso no processo de ensino aprendizagem dos estudantes com diferentes deficiências no Campus desde o seu ingresso no curso até a sua conclusão e entrada no mundo do trabalho.
- Intervenções socioeducativas no contexto do tratamento : estudo de caso de crianças com cancro em contexto de acolhimentoPublication . Trajano, Kattiucy Sousa Costa; Galinha, Sónia; Cruz, Cleide Lemes da SilvaEsta dissertação aborda um estudo de caso realizado com crianças que vivenciam a experiência do tratamento contra o cancro, acolhidas temporariamente na Casa de Apoio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças portadoras de Câncer e Hemopatias - Abrace -, em Brasília - DF. O foco da pesquisa centrou-se na análise e na interpretação dos benefícios das intervenções socioeducativas realizadas com as crianças de 4 a 9 anos de idade, no contexto do acolhimento assistencial, com base nas temáticas que emergiram dos discursos das participantes, sob a perspetiva sistêmica da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. A amostra constituiu-se de 6 mães de crianças em tratamento, 6 crianças e 1 Psicóloga da Abrace. A metodologia de coleta de dados combinou as técnicas de entrevista semiestruturada com as mães e com a Psicóloga e a observação participante com as crianças, durante o período de interação e brincadeiras entre os pares e os adultos presentes. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. A partir da análise foram identificados cinco eixos temáticos, três deles divididos em sete categorias relacionadas às mudanças na vida da criança e da família devido à experiência do tratamento e dois eixos subdivididos em seis categorias, associadas às oportunidades de desenvolvimento infantil promovidas no contexto assistencial por meio da intervenção socioeducativa. Os resultados demonstraram que os eventos ligados à transição ecológica do tratamento contra o cancro afetam dimensões centrais do processo de desenvolvimento da criança e, neste sentido, as atividades lúdicas e educativas estabelecem conexões afetivas, recíprocas e de equilíbrio de poder com relação às pessoas, objetos e símbolos presentes no contexto de apoio ao tratamento. Essas interações, por sua vez, mediam a construção da experiência da criança com o tratamento e favorecem o processo contínuo do desenvolvimento humano.