Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Cardona, Maria João"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A evasão no Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar no campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília : uma questão de género?Publication . Souza, Ana Célia de; Cardona, Maria João; Silva, Maria CristinaEsta pesquisa compreende uma caracterização e análise dos processos de evasão escolar no Instituto Federal de Brasília- IFB – Campus São Sebastião, em particular no curso Técnico de Formação Profissional (Técnico Subsequente em Secretaria Escolar), tendo como foco o público do sexo feminino. A pesquisa teve como objetivo analisar as motivações que levaram as mulheres matriculadas nos cursos de formação ao abandono do curso, partindo do pressuposto de que os elementos ligados às relações desiguais de gênero e a interferência das atividades diárias, referentes aos papéis masculinos e femininos contribuem para o processo de evasão escolar. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de dados utilizamos o método de análise de conteúdo, com base na análise temática, distribuídas nas seguintes categorias: motivos do abandono do curso, papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres, dificuldades de conciliação vida escolar e vida profissional, e sentimentos. Dialogamos com autores/as que tratam do tema gênero, patriarcado, violência, mercado de trabalho feminino, família e educação/gênero. Os resultados, aliados ao referencial teórico mostram como as mulheres administram sua vida escolar e profissional com obrigações familiares que lhe são determinadas. Os caminhos apontaram que direta ou indiretamente os papéis atribuídos às mulheres e suas responsabilidades diárias, bem como a conciliação trabalho/estudo, contribuem para que as alunas abandonem o curso.
- Papéis de género e evasão escolar : um estudo comparativo entre alunas e alunos de um campus do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Toth, Larissa Carvalho; Cardona, Maria João; Silva, Maria CristinaA presente dissertação de mestrado apresenta o estudo sobre a influência dos papeis sociais de gênero no processo de evasão escolar nos cursos do Campus Estrutural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – no primeiro semestre de 2015. Para tanto, foram consideradas/os evadidas/os as/os estudantes que iniciaram e não finalizaram algum curso ofertado no referido semestre. A pesquisa teve por base a metodologia qualitativa, com análise documental e entrevistas semi-diretivas aplicadas a uma amostra de alunas/os evadidas/os levantada com dados colhidos do Registro Acadêmico do Campus. A partir da análise dos dados obtidos, observou-se a correlação entre a trajetória escolar e pessoal, rotina familiar atual e contexto socioeconômico que interferem no processo de evasão escolar. Os resultados demonstram, ainda, a importância do trabalho conjunto entre as diversas políticas públicas para atendimento integral das demandas dos sujeitos, uma vez que os fatores externos à política de educação tem forte influência no processo de evasão escolar. Como principais pontos a serem considerados para o enfrentamento à essa problemática encontram-se o desenvolvimento de projetos que aprofundem a temática da relação entre papeis de gênero e evasão escolar para sensibilização e empoderamento das/os estudantes; garantia de uma equipe profissional mínima para atendimento e acompanhamento das demandas discentes; investimento em projetos de pesquisa e extensão com participação direta das/os discentes e avaliação dos horários de oferta dos cursos.
- Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógicaPublication . Lopes, Isabel Maria Mocho Costa; Cardona, Maria JoãoO presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.
- As trajetórias de docentes negros no IFB: contribuições e desafios para um projeto inclusivoPublication . Santos, Mirian Colonna dos; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daO objetivo dessa dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém Portugal é analisar As Trajetórias de Docentes Negros1 do IFB: Contribuições e Desafios para um Projeto inclusivo. Uma das principais intenções da pesquisa foi estudar o número de docentes negros existentes no IFB (Instituto Federal de Brasília) e conhecer as suas trajetórias. A pesquisa teve como participantes três homens e três mulheres docentes do IFB. A partir das ideias de Guerra (2006) foram elaboradas as categorias para o estudo, recolha de dados e análise dos saberes docentes, trajetórias, dificuldades. A questão de investigação nos remeteu para uma pesquisa qualitativa, em que recorremos a questionários e entrevistas semiestruturadas. A realização deste trabalho permitiu encontros riquíssimos com os pensamentos e sentimentos dos docentes e das docentes da pesquisa, contactar com estes favoreceu uma aprendizagem sobre o tema trabalhado. Concluímos que os entrevistados e entrevistadas se sentiram muitas vezes prejudicados ou pouco valorizados devido à cor da sua pele. Ouvindo as questões sentidas e as sugestões dadas por estes docentes, no final do trabalho são apresentadas linhas de orientação para a implementação de um projeto mais inclusivo a nível do Instituto.