Mestrado em Recursos Digitais em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Recursos Digitais em Educação by advisor "Colaço, Susana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Implementação do ecossistema TI-NspireTM STEM - A influência nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docentePublication . Sousa, Nuno Sérgio Infante de Passos; Colaço, SusanaO presente trabalho de projeto analisa a influência que a implementação do Ecossistema TI-NspireTM STEM pode ter nas aprendizagens dos alunos e na prática letiva docente. O estudo de caso foi realizado num Agrupamento TEIP, inserido na zona da Área Metropolitana de Lisboa, e no qual participaram 21 alunos, 13 raparigas e nove rapazes, inscritos numa turma do 11º ano de escolaridade, do Curso Ciências e Tecnologias, sem qualquer tipo de experiência na utilização de calculadoras gráficas e sensores em anos anteriores. Participaram neste projeto as disciplinas de Matemática A, Físico-Química A, Biologia e Geologia e respetivas quatro docentes, que implementaram as atividades com recurso ao referido Ecossistema TI-NspireTM STEM. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos, enquanto que às docentes foram realizadas entrevistas semiestrturadas. Os resultados sugerem que a introdução do Ecossistema TI-NspireTM CX, com suas ferramentas pedagógicas TI-Nspire™ STEM, contribui positivamente para a melhoria das aprendizagens dos alunos, promovendo não apenas a compreensão do conteúdo e o desenvolvimento de competências, mas também o envolvimento e a motivação para aprender, assim como estimula práticas pedagógicas que cultivam a autonomia e o interesse dos alunos, promovendo uma reflexão estratégica sobre a melhoria e a continuidade das práticas educativas.
- Integração curricular do pensamento computacional: que desafios para os professores?Publication . Graça, Aida de Jesus Ferreira da Silva; Colaço, SusanaEste estudo procura investigar os desafios enfrentados pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) ao integrarem o Pensamento Computacional (PC) nas suas práticas pedagógicas, considerando a inclusão desta capacidade no currí culo nacional da Matemática. A pesquisa apresenta uma experiência de formação que visa abordar o PC com professores e apoiá-los na prática pedagógica. A integração curricular do PC implica o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento tecnológico dos professores, dada a estreita relação desta capaci dade com o uso da tecnologia, em especial com a programação visual e tangível. A metodologia adotada segue uma abordagem de natureza qualitativa e inter pretativa, com alguns dados quantitativos descritivos. Os dados foram recolhidos por meio de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturada. Os resultados indicam que, após a experiência, os participantes ainda apre sentam fragilidades no conhecimento pedagógico do conteúdo. No entanto, observa se uma evolução positiva no uso da tecnologia como suporte ao PC. Destaca-se ainda a necessidade de formação relacionada com as práticas associadas ao PC, as mu danças na metodologia do ensino da Matemática, incluindo a avaliação de alunos