Mestrado em Recursos Digitais em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Recursos Digitais em Educação by advisor "Cavadas, Bento"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo de cenários de aprendizagem interdisciplinares entre a matemática e as ciências naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º cicloPublication . Correia, Maria Manuela Fernandes; Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta o contributo dos cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo, tendo sido realizado no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educativos. Os cenários de aprendizagem interdisciplinares, a integração curricular, as metodologias ativas, e o raciocínio e a resolução de problemas, enquanto áreas de competências do perfil dos alunos, são assuntos explorados no trabalho. A metodologia consiste numa abordagem qualitativa através de um estudo de caso. Foram construídos e aplicados dois cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para promover a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo. Posteriormente foram aplicados instrumentos de avaliação às turmas nas quais se aplicou os cenários de aprendizagem e às turmas de controlo. De seguida analisou- -se o desempenho das turmas de 2.º ciclo. Os resultados mostram que nas questões de articulação entre a matemática e as ciências naturais, em que era necessário a mobilização de competências de resolução de problemas e raciocínio, as turmas de controlo de 2.º ciclo apresentaram um menor desempenho nos instrumentos avaliação. Desta forma conclui-se que a aplicação de cenários de aprendizagem interdisciplinares permitiu ao aluno mobilizar competências que conduziu a um desempenho ativo no ensino/aprendizagem e à consolidação de aprendizagens de aprendizagens de Matemática, em prol de novas aprendizagens em Ciências Naturais essenciais para a disciplina e para a vida ativa como cidadão.
- KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os Ambientes Educativos InovadoresPublication . Trovão, Joaquim António Mendes; Cavadas, BentoEste trabalho de projeto, assenta no lema “KED a KED construímos o LED 5.0” e visou transformar as salas de aula em Laboratórios Educativos Digitais 5.0 (LED 5.0), convertendo Ambientes Educativos Tradicionais em Ambientes Educativos Inovadores. Para tal, foi criado o Kit Educativo Digital 5.0 (KED 5.0), um modelo facilitador da criação de cenários de aprendizagem, que tem em consideração as dimensões pedagogia, tecnologia e espaço, e os princípios de aprendizagem dos Ambientes Educativos Inovadores. No primeiro dos dois capítulos do trabalho, é apresentada uma revisão da literatura sobre as características dos ambientes educativos inovadores subjacente à transformação que se pretende realizar neste contexto específico. No segundo, descreve-se o planeamento, a implementação e a avaliação do projeto desenvolvido com os professores dos 1º e 3º anos, para dar resposta à questão problema: Qual é o impacto da utilização do KED 5.0 na criação de ambientes educativos inovadores designados LED 5.0, no agrupamento de escolas? Os resultados mostram que os 16 docentes participantes criaram 15 KED 5.0 e estão 12 LED 5.0 em processo de desenvolvimento. Das entrevistas realizadas a quatro dirigentes, verifica-se uma maior valorização dos princípios dos Ambientes Educativos Inovadores e um afastamento das características dos Ambientes Educativos Tradicionais, resultante da implementação do KED 5.0.
- Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEBPublication . Moita, Alexandre Redol; Cavadas, BentoAtravés deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.