Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico by advisor "Correia, Marisa"
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- Adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagemPublication . Machado, Ana Helena Verdilheiro; Correia, Marisa; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Neste é apresentado o percurso desenvolvido ao longo dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada e uma pesquisa realizada no âmbito da prática. Este relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta as aprendizagens desenvolvidas nos três estágios realizados na Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro num grupo de crianças de Pré-Escolar e os outros dois em turmas de 1º Ciclo (2º e 4º anos). Relativamente à segunda parte, é apresentada uma pesquisa acerca da adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino. Esta foi desenvolvida durante a prática, com a turma de 4º ano e com ela pretendeu compreender como ajustar os instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagem.
- Avaliação no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do ensino básico: o uso do portfólioPublication . Bettencourt, Ana Melissa Cerdeira; Correia, Marisa; Hamido, GracindaO presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi elaborado com base nas unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico lecionadas no Mestrado na Escola Superior de Educação de Santarém. Ao longo deste período em que estive envolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico tive oportunidade de observar, questionar, vivenciar, refletir, ultrapassar, avaliar, entre outras. Fui-me deparando ao longo do tempo com diversas questões que me fizeram refletir e investigar. Uma delas acarretou um especial interesse quer para mim quer para a minha prática, tendo esta a ver com a avaliação, mais propriamente, a utilização do portfolio como instrumento de avaliação das crianças do jardim de infância e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma aprofundar o tema, realizei diversas pesquisas e considerou-se que a melhor forma de desenvolver o presente processo seria através de um método misto, utilizando processos de natureza quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (inquérito por entrevista). O presente estudo pretende identificar as metodologias e instrumentos de avaliação a que os professores e educadores recorrem para realizarem a avaliação dos alunos, mais propriamente, perceber como entendem e se utilizam o portfolio como instrumento de avaliação e como decorre esse mesmo processo. Participaram neste estudo vinte pessoas. Destas vinte foram aplicados vinte questionários que foram divididos em dez realizados a dez educadoras de infância de duas instituições distintas e dez questionários a dez professoras do ensino básico de duas instituições distintas. Depois foi realizada uma entrevista a uma educadora de infância e a uma professora do ensino básico. Depois da recolha e análise de dados foi possível concluir que o portfolio é pouco utilizado como instrumento de avaliação, tendo outras funções.
- Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Blindorro, Joana Isabel Costa; Correia, MarisaCom o presente relatório pretendo dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários estágios realizados em creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, as aprendizagens desenvolvidas na prática profissional e, por fim, o estudo desenvolvido sob o tema das conceções alternativas em astronomia. Na primeira parte deste relatório são contextualizados os estágios, é realizada uma caracterização do espaço, da instituição e do grupo e são referidas algumas situações práticas vivenciadas. De forma a dar resposta à questão investigativa foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência para o tema que afirmam a importância deste tipo de estudo na sala de aula para o ensino das ciências. A pesquisa que foi desenvolvida pretende levantar as conceções dos alunos acerca de determinados assuntos sobre astronomia e iniciar o processo de mudança conceptual de forma a ajudar os alunos a adquirirem conhecimento científico correto e de qualidade. Os resultados do estudo apontam para o beneficio de atividades e aulas dirigidas especialmente para auxiliar os alunos a modificarem as conceções alternativas que seguem ideologias que não são aceites pela comunidade científica. O relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino o 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crechePublication . Oliveira, Inês; Correia, MarisaO presente relatório pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas pelos diversos contextos de estágio, as aprendizagens significativas enquanto futura profissional da educação e por fim a pesquisa desenvolvida. A primeira parte aborda os estágios curriculares em jardim de infância, em 1º Ciclo do Ensino Básico e por último em creche. É realizada a caraterização de cada contexto, nomeadamente, a organização do ambiente educativo. Para dar resposta à questão-problema, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que evidenciam que a Educação em Ciências deve começar desde cedo, de modo a estimular e promover não só conhecimento nas crianças, mas também estimular o interesse por tudo o que as rodeia. A pesquisa desenvolvida pretende identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância, acerca do ensino das ciências em contexto de creche. Pretende ainda dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam no que se refere à implementação de atividades de ciências. Os resultados desta pesquisa apontam para a falta de formação que os educadores apresentam nesta área, o que origina sentimentos de insegurança relativamente ao ensino das ciências.
- Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciênciasPublication . Bretes, Susana Bandeira de Sacadura; Correia, MarisaO presente relatório reflete o percurso desenvolvido ao longo da prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, dos quais a problemática do estudo em questão emerge. Com este estudo pretendeu-se descrever a natureza das conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre o ensino das ciências e, em particular, sobre a realização de atividades práticas/experimentais. Pretendendo-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais para o processo de ensino-aprendizagem e quais as principais dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir os objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo de caso, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. Os resultados desta pesquisa indicam que os profissionais de educação valorizam o ensino experimental das ciências no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, os participantes apontam algumas dificuldades sentidas que limitam a implementação das atividades práticas/experimentais.
- O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Diana Priscila Pereira; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraO presente trabalho procura, ao longo da primeira parte, apresentar e refletir sobre a experiência vivida durante o 2.º ciclo de estudos nos vários contextos de estágio, procurando evidenciar a evolução da estagiária. Na segunda parte, é apresentada uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo é permitir às crianças passar pela experiência de investigar e mobilizar conhecimentos, tendo em vista a aprendizagem, nas várias áreas de conteúdo, e de refletir com elas sobre as experiências vivenciadas. Não se pretende classificar o contributo das atividades de investigação e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º CEB, mas desenvolver uma análise reflexiva sobre a implementação destas em determinado contexto, a fim de compreender o modo como as crianças se apropriaram de significados, construindo-os, e descrevendo em que consistiram estes mesmos, compreender aquilo que pensam, bem como as suas dificuldades, identificando-as e refletindo sobre elas e, desta forma, construir o meu eu profissional. A realização desta pesquisa na própria prática proporcionou aos alunos a mobilização de recursos cognitivos e afetivos ao longo do desenvolvimento das atividades e, por isso, pode-se depreender que o processo de ensino-aprendizagem experienciado promoveu a autonomia nas aprendizagens, fazendo com que as crianças aprendessem a aprender através de uma gestão mais eficaz do tempo, da informação (quer individualmente, quer em equipa), visando a tomada de consciência da sua aprendizagem. Em relação à interdisciplinaridade, quando articulada com atividades significativas para os alunos, com uma contextualização bem fundamentada, pode beneficiar o encadeamento das tarefas, o sentimento de segurança por parte das crianças e fomentar o interesse e envolvimento profundo das mesmas durante as atividades, desde a realização das tarefas mais simples às mais complexas e desafiantes.
- Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Beatriz Isabel Azevedo; Correia, MarisaO presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.
- Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1º Ciclo do ensino básicoPublication . Roberto, Rafaela Alexandra Temudo; Correia, Marisa; Linhares, Elisabete
- Sensibilização para o desperdício alimentar: uma abordagem com crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Henriques, Laura Vitória Martins; Correia, MarisaO presente relatório de estágio revela o percurso concretizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém. O trabalho está estruturado em duas partes: a primeira referente às aprendizagens realizadas, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, havendo uma análise e reflexão de todo o percurso. Na segunda parte, enquadra-se o estudo com a finalidade de sensibilizar as crianças para a problemática ambiental do desperdício alimentar, em que participaram uma educadora, dois professores e cinquenta crianças, assim como as respetivas famílias. Recorreu-se à observação participante, a entrevistas e a questionários no decorrer da intervenção pedagógica. Na generalidade verificou-se que os participantes, embora conscientes do problema do desperdício alimentar, não desenvolvem ações de combate. Desta forma, foi fundamental implementar esta intervenção pedagógica que permitiu alertar e consciencializar os participantes para práticas de redução do desperdício alimentar.