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- Avaliação no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do ensino básico: o uso do portfólioPublication . Bettencourt, Ana Melissa Cerdeira; Correia, Marisa; Hamido, GracindaO presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi elaborado com base nas unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico lecionadas no Mestrado na Escola Superior de Educação de Santarém. Ao longo deste período em que estive envolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico tive oportunidade de observar, questionar, vivenciar, refletir, ultrapassar, avaliar, entre outras. Fui-me deparando ao longo do tempo com diversas questões que me fizeram refletir e investigar. Uma delas acarretou um especial interesse quer para mim quer para a minha prática, tendo esta a ver com a avaliação, mais propriamente, a utilização do portfolio como instrumento de avaliação das crianças do jardim de infância e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma aprofundar o tema, realizei diversas pesquisas e considerou-se que a melhor forma de desenvolver o presente processo seria através de um método misto, utilizando processos de natureza quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (inquérito por entrevista). O presente estudo pretende identificar as metodologias e instrumentos de avaliação a que os professores e educadores recorrem para realizarem a avaliação dos alunos, mais propriamente, perceber como entendem e se utilizam o portfolio como instrumento de avaliação e como decorre esse mesmo processo. Participaram neste estudo vinte pessoas. Destas vinte foram aplicados vinte questionários que foram divididos em dez realizados a dez educadoras de infância de duas instituições distintas e dez questionários a dez professoras do ensino básico de duas instituições distintas. Depois foi realizada uma entrevista a uma educadora de infância e a uma professora do ensino básico. Depois da recolha e análise de dados foi possível concluir que o portfolio é pouco utilizado como instrumento de avaliação, tendo outras funções.