Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Guimarães, António Mesquita"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Autonomia comportamental das crianças no pré-escolar e papel dos docentes na sua aquisiçãoPublication . Parreira, Cátia Sofia Duarte; Guimarães, António MesquitaO presente relatório de estágio sintetiza diversas experiências e aprendizagens obtidas em contextos de estágio de creche e jardim de infância durante dois semestres, estando dividido em duas partes. A primeira é direcionada para a apresentação dos contextos de estágio e do meu percurso de desenvolvimento profissional. E a segunda enfatiza a minha questão de pesquisa aprofundada através de um estudo investigativo assente na recolha de dados no jardim de infância. A mesma encontra-se relacionada com autonomia comportamental das crianças em idade pré-escolar, mais concretamente sobre os comportamentos de autonomia que cada faixa etária do jardim de infância possui. Com base nos dados recolhidos concluí que as diversas faixas etárias apresentam uma autonomia apropriada de acordo com o que é mencionado por diversos autores, embora se revele diferente em cada uma das idades sendo influenciada por diversos fatores.
- A Criança e o BrinquedoPublication . Marques, Vanessa Filipa Costa; Guimarães, António MesquitaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância inerente ao Mestrado em Educação PréEscolar. O mesmo aborda a participação, intervenção e caracterização dos estágios em contexto de creche e de jardim de infância, como também a questão/dilema que surgiu com o decorrer da intervenção, na qual foi elaborada uma investigação-ação relativa aos brinquedos/materiais pedagógicos existentes em cada contexto. Com esta investigação pretende-se caracterizar os brinquedos para cada idade em contexto de creche e de jardim de infância, e o que cada um pode proporcionar às crianças, dependendo da utilização que lhes é dada. O brinquedo pode ser considerado como um objeto que permite a diversão das crianças e a estimulação da representação e expressão de imagens que lembram aspetos da realidade. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam e defendem a relação do brinquedo com o desenvolvimento das crianças. Com base no resultado das pesquisas e na observação direta dos dois contextos, conclui-se que o brinquedo pode ser de extrema importância para o desenvolvimento da criança dependendo do modo de utilização. O educador antes de facultar qualquer tipo de brinquedo à criança deve avaliá-lo e observá-lo, verificando se a competência que pretende que a criança adquira está implícita.
- Finalidade das áreas da sala de jardim de infânciaPublication . Caixinha, Liliana Isabel Ferreira; Guimarães, António MesquitaEste relatório final intitula-se as Finalidades das áreas da Sala de Jardim de Infância, com o qual procuro compreender a importância da organização deste espaço e como influencia as experiências e aprendizagens que as crianças viverão ao longo do percurso pré-escolar. Para tal, recorri a suportes bibliográficos, onde se incluem compêndios, periódicos, artigos, sites e monografias, os quais abordam conteúdos como métodos de investigação, modelos educativos, organização do espaço escolar, pedagogia e psicologia. Com a investigação comprovei como a organização da sala é essencial. Esta é a síntese dos modelos educativos escolhidos pelo educador, devendo proporcionar bem-estar e conforto a quem dela usufrui, tendo sempre em mente as várias áreas curriculares. Ainda, com o estágio, reforcei a minha consciência sobre o papel do educador, que deve ser sempre atento e reflexivo, unindo a teoria à prática. Esta fusão conceder-lhe-á o conhecimento necessário para estruturar a sala.