Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Barroca, Célia"
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- Estimulação do lado criativo nas crianças em educação pré-escolar nos domínios das expressões plástica e dramáticaPublication . Delgado, Ângela; Santos, Leonor; Barroca, CéliaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e tem como objetivos, em primeiro lugar, apresentar o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância e, em segundo lugar, apresentar uma investigação que teve como finalidade dar resposta a uma questão que surgiu no decorrer da prática em contexto educativo: como estimular o lado criativo das crianças em Educação Pré-escolar nos domínios da expressão plástica e expressão dramática? No que diz respeito aos contextos de estágio, é apresentado o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica assim como as aprendizagens adquiridas na mesma, inquietudes sentidas, dificuldades ultrapassadas e o modo como surgiu a problemática que deu lugar à investigação desenvolvida. Relativamente à investigação realizada, esta apoiou-se numa metodologia do tipo investigação-ação, através da qual pretendi desenvolver as minhas competências profissionais e de intervenção educativa, tendo desempenhado um conjunto de intervenções que implementei com o grupo de Jardim de Infância onde estagiei. Estas intervenções visaram a promoção de experiências de expressão plástica e expressão dramática que pudessem revelar-se significativas do ponto de vista da construção de aprendizagens várias pelas crianças e que permitissem encontrar respostas para as questões que dirigirem a presente investigação Ao nível da ação educativa, pretendi explorar experiências educativas diversificadas, valorizando os espaços e recursos disponíveis. Em síntese, esta investigação reforça a importância do contributo da abordagem das expressões artísticas em contexto de pré-escolar para o desenvolvimento das crianças, assim como o papel importante que o educador pode assumir para conseguir que as crianças se expressem através da sua criatividade e imaginação.
- Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humanaPublication . Félix, Marta Alexandra Marques; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação apresentado incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância na cidade de Santarém. No decorrer desse período, várias foram as questões que foram surgindo e, a certa altura, constatando que a Educação Artística é essencial para o desenvolvimento global do ser humano, considerámos que esta dever-se-á implementar desde a primeira infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um projeto (“A floresta: do real ao imaginário”) visando a abordagem de algumas formas de Arte a crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos num jardim de infância da rede pública de Santarém, cujo principal objetivo era o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas, valorizando quer a dimensão lúdica, quer a dimensão artística do Jogo Dramático/Teatro e das Artes Visuais, essencialmente. De forma a que o Projeto de intervenção se tornasse num objeto de estudo e também num instrumento de reflexão sobre uma prática pedagógica, a investigação-ação teve um caráter descritivo, baseado numa metodologia do tipo qualitativo. As entrevistas semiestruturadas realizadas à Educadora Cooperante e ao grupo de crianças com quem foi implementado o Projeto, possibilitaram, a par da observação direta e dos registos diários, dar resposta aos objetivos que pretendíamos alcançar com esta investigação: compreender o impacto que o Projeto teve no grupo, perceber a relevância da Educação Artística para as crianças, assim como a relevância que lhe é atribuída pelos/as educadores/as e, ainda, compreender de que modo é que as Artes poderão contribuir para aumentar os níveis de envolvimento e bem-estar das crianças. De modo a alargarmos essas conclusões, foram ainda realizadas mais três entrevistas semiestruturadas a Educadoras de Infância, evidenciando existir algumas lacunas no que diz respeito à dimensão artística das Artes e ao próprio conhecimento sobre cada linguagem artística mas reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de diversas capacidades nas crianças. Por fim, sustentámos as conclusões do nosso estudo baseando-nos nas investigações de diversos autores consagrados, evidenciando o papel da Educação Artística para o desenvolvimento pleno do ser humano. Mas, para que este desenvolvimento seja possível, é essencial que a criança esteja motivada e envolvida na atividade. As Artes são, por si só, excelentes indutores de motivação e envolvimento. Cabe ao/à Educador/a proporcionar a cada criança momentos artísticos onde a dimensão lúdica e a dimensão artística sejam sempre contemplados.