Browsing by Issue Date, starting with "2016-04-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolarPublication . Gil, Maria Carolina; Santos, Maria LeonorO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente, na unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. Primeiramente, são apresentados os estágios curriculares em creche e jardim de infância, onde se patenteia um resumo do trabalho desenvolvido no decorrer dos dois semestres. Concomitantemente, são destacadas algumas aprendizagens concretizadas ao longo deste percurso. Também, neste capítulo, é apresentada uma breve reflexão em torno da construção do processo investigativo. A prática pedagógica aqui apresentada dá especial destaque ao domínio da linguagem oral, por ter sido neste que se desenvolveu o nosso trabalho de investigação. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno do tema “Desenvolvimento da linguagem oral e interação educador-criança na Educação Pré-Escolar”. Contudo, no desenvolvimento da prática pedagógica e educativa houve uma articulação com as diversas áreas de conteúdo definidas para a educação pré-escolar. Relativamente ao enquadramento teórico este encontra-se organizado em três temáticas fundamentais: (i) Desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar; (ii) Interação educador – criança na educação pré-escolar e desenvolvimento da linguagem oral; e (iii) Interação escola – família no desenvolvimento da linguagem oral. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, assente na análise de interações orais da rotina diária no jardim de infância. Foram proporcionados diversos momentos de comunicação oral com o grupo de crianças, com vista a um desenvolvimento da linguagem oral significativo, através da escuta e do diálogo.
- Estimulação do lado criativo nas crianças em educação pré-escolar nos domínios das expressões plástica e dramáticaPublication . Delgado, Ângela; Santos, Leonor; Barroca, CéliaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e tem como objetivos, em primeiro lugar, apresentar o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância e, em segundo lugar, apresentar uma investigação que teve como finalidade dar resposta a uma questão que surgiu no decorrer da prática em contexto educativo: como estimular o lado criativo das crianças em Educação Pré-escolar nos domínios da expressão plástica e expressão dramática? No que diz respeito aos contextos de estágio, é apresentado o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica assim como as aprendizagens adquiridas na mesma, inquietudes sentidas, dificuldades ultrapassadas e o modo como surgiu a problemática que deu lugar à investigação desenvolvida. Relativamente à investigação realizada, esta apoiou-se numa metodologia do tipo investigação-ação, através da qual pretendi desenvolver as minhas competências profissionais e de intervenção educativa, tendo desempenhado um conjunto de intervenções que implementei com o grupo de Jardim de Infância onde estagiei. Estas intervenções visaram a promoção de experiências de expressão plástica e expressão dramática que pudessem revelar-se significativas do ponto de vista da construção de aprendizagens várias pelas crianças e que permitissem encontrar respostas para as questões que dirigirem a presente investigação Ao nível da ação educativa, pretendi explorar experiências educativas diversificadas, valorizando os espaços e recursos disponíveis. Em síntese, esta investigação reforça a importância do contributo da abordagem das expressões artísticas em contexto de pré-escolar para o desenvolvimento das crianças, assim como o papel importante que o educador pode assumir para conseguir que as crianças se expressem através da sua criatividade e imaginação.
- Aprendizagem cooperativa na infânciaPublication . Silva, Joana; Santos, Maria LeonorO presente relatório resume a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo está dividido em três partes: a primeira remete-se aos estágios realizados, nomeadamente em creche e jardim de infância, onde apresento todo o trabalho elaborado. Neste capítulo falo ainda do meu percurso de aprendizagens profissionais, assim como do meu percurso investigativo. Na segunda parte apresento o trabalho investigativo que diz respeito à aprendizagem cooperativa na infância. Este estudo é baseado numa abordagem qualitativa, onde analiso dois episódios observados em contexto de estágio. Por último, faço as minhas considerações finais e uma reflexão global sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar.
- Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler históriasPublication . Almeida, Andreia; Santos, Maria LeonorO relatório que aqui se apresenta pretende descrever e refletir sobre o processo de construção de conhecimentos durante o mestrado, em particular nos estágios que ocorreram, dando assim a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Também se apresenta o tema de pesquisa desenvolvido, que emergiu da frequência do estágio em Creche e foi transversal ao Jardim de infância, a saber: contar histórias em contexto de infância – técnicas narrativas. Na primeira parte do relatório irá constar a informação relativa aos estágios. O primeiro ocorreu em Creche, de 22 de outubro de 2013 e 17 de janeiro de 2014, com um grupo de crianças com dois anos de idade; já o estágio em Jardim de infância decorreu de 11 de março a 30 de maio de 2014, com um grupo na faixa etária dos 3/4 anos de idade. Nesta primeira parte são caraterizados os locais de estágios, bem como os grupos e o trabalho desenvolvido. É também apresentada uma reflexão sobre a intervenção nos estágios. A segunda parte é dedicada à questão de pesquisa, que se baseou na pesquisa documental de estratégias para ser bem sucedida no momento de contar ou ler histórias. Na terceira parte é feita uma reflexão sobre o meu desempenho em estágio, relativamente a temática da questão que sustenta este relatório. Por fim, encontra-se uma reflexão final sobre o meu percurso durante o Mestrado.