Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by advisor "Barroca, Célia"
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- Arte na educação: práticas e reflexõesPublication . Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.
- Estimulação do lado criativo nas crianças em educação pré-escolar nos domínios das expressões plástica e dramáticaPublication . Delgado, Ângela; Santos, Leonor; Barroca, CéliaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e tem como objetivos, em primeiro lugar, apresentar o trabalho desenvolvido nos estágios em contexto de Creche e Jardim de Infância e, em segundo lugar, apresentar uma investigação que teve como finalidade dar resposta a uma questão que surgiu no decorrer da prática em contexto educativo: como estimular o lado criativo das crianças em Educação Pré-escolar nos domínios da expressão plástica e expressão dramática? No que diz respeito aos contextos de estágio, é apresentado o trabalho realizado ao longo da prática pedagógica assim como as aprendizagens adquiridas na mesma, inquietudes sentidas, dificuldades ultrapassadas e o modo como surgiu a problemática que deu lugar à investigação desenvolvida. Relativamente à investigação realizada, esta apoiou-se numa metodologia do tipo investigação-ação, através da qual pretendi desenvolver as minhas competências profissionais e de intervenção educativa, tendo desempenhado um conjunto de intervenções que implementei com o grupo de Jardim de Infância onde estagiei. Estas intervenções visaram a promoção de experiências de expressão plástica e expressão dramática que pudessem revelar-se significativas do ponto de vista da construção de aprendizagens várias pelas crianças e que permitissem encontrar respostas para as questões que dirigirem a presente investigação Ao nível da ação educativa, pretendi explorar experiências educativas diversificadas, valorizando os espaços e recursos disponíveis. Em síntese, esta investigação reforça a importância do contributo da abordagem das expressões artísticas em contexto de pré-escolar para o desenvolvimento das crianças, assim como o papel importante que o educador pode assumir para conseguir que as crianças se expressem através da sua criatividade e imaginação.
- A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Marisa; Guimarães, António Mesquita; Barroca, CéliaNo seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.
- Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humanaPublication . Félix, Marta Alexandra Marques; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação apresentado incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância na cidade de Santarém. No decorrer desse período, várias foram as questões que foram surgindo e, a certa altura, constatando que a Educação Artística é essencial para o desenvolvimento global do ser humano, considerámos que esta dever-se-á implementar desde a primeira infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um projeto (“A floresta: do real ao imaginário”) visando a abordagem de algumas formas de Arte a crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos num jardim de infância da rede pública de Santarém, cujo principal objetivo era o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas, valorizando quer a dimensão lúdica, quer a dimensão artística do Jogo Dramático/Teatro e das Artes Visuais, essencialmente. De forma a que o Projeto de intervenção se tornasse num objeto de estudo e também num instrumento de reflexão sobre uma prática pedagógica, a investigação-ação teve um caráter descritivo, baseado numa metodologia do tipo qualitativo. As entrevistas semiestruturadas realizadas à Educadora Cooperante e ao grupo de crianças com quem foi implementado o Projeto, possibilitaram, a par da observação direta e dos registos diários, dar resposta aos objetivos que pretendíamos alcançar com esta investigação: compreender o impacto que o Projeto teve no grupo, perceber a relevância da Educação Artística para as crianças, assim como a relevância que lhe é atribuída pelos/as educadores/as e, ainda, compreender de que modo é que as Artes poderão contribuir para aumentar os níveis de envolvimento e bem-estar das crianças. De modo a alargarmos essas conclusões, foram ainda realizadas mais três entrevistas semiestruturadas a Educadoras de Infância, evidenciando existir algumas lacunas no que diz respeito à dimensão artística das Artes e ao próprio conhecimento sobre cada linguagem artística mas reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de diversas capacidades nas crianças. Por fim, sustentámos as conclusões do nosso estudo baseando-nos nas investigações de diversos autores consagrados, evidenciando o papel da Educação Artística para o desenvolvimento pleno do ser humano. Mas, para que este desenvolvimento seja possível, é essencial que a criança esteja motivada e envolvida na atividade. As Artes são, por si só, excelentes indutores de motivação e envolvimento. Cabe ao/à Educador/a proporcionar a cada criança momentos artísticos onde a dimensão lúdica e a dimensão artística sejam sempre contemplados.