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- A expressão plástica e as crianças: um percurso do Pré-escolar ao 1º CicloPublication . Neves, Raquel Maria de Carvalho; Cardona, Maria JoãoO presente relatório final de estágio “A Expressão Plástica e as crianças: um percurso do Pré-Escolar ao 1º Ciclo” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e é composto por duas partes: numa primeira parte são apresentados os está-gios realizados e, numa segunda parte, a componente de pesquisa desenvolvida. Na primeira parte, o relatório contempla uma reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionado em Creche, Jardim de Infância e 1º CEB. Na segunda parte, o relatório dedica-se ao percurso investigativo, onde se pretende estudar alguns docentes (duas educadoras e duas professoras), percebendo qual a importância que atribuem à Expressão Plástica, quais as suas estratégias na realização de atividades desta expressão e se reconhecem ou não as potencialidades educativas da Expressão Plástica, no desenvolvimento das aprendizagens das crianças. A pesquisa iniciou-se no segundo estágio curricular, através da observação e avaliação dos momentos de intervenção e também por entrevistas semiestruturadas. No sentido de traçar o cami-nho do trabalho de pesquisa, foram colocadas três questões orientadoras: de que forma a Expressão Plástica é promotora das aprendizagens? qual o papel do educador/ professor enquanto dinamizador da Expressão Plástica? qual é o contributo da Expressão Plástica no desenvolvimento e aprendiza-gens das crianças? Os dados recolhidos, através das entrevistas às quatro docentes, permitiram analisar o que foi dito por educadoras e professoras. Após a organização e análise dos dados e uma revisão de fundamentação teórica, pode chegar-se a algumas conclusões pertinente à pesquisa. É de destacar que, independentemente do grau de ensino, existe o reconhecimento dos docentes (educadoras e professoras) quanto às potencialidades da Expressão Plástica como promotora das aprendizagens das crianças, apesar de não existir uma estratégia única na forma de trabalhar as atividades desta área. Apesar disso, há sim, critérios que devem ser respeitados em cada estratégia, considerando sempre que, cada grupo é um grupo e que, cada criança é única, respeitando as capacidades, a liberdade e individualidade de cada uma.
- Arte na educação: práticas e reflexõesPublication . Teixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.