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- A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Marisa; Guimarães, António Mesquita; Barroca, CéliaNo seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.
- Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das criançasPublication . Costa, Ana Rita Viçoso; Marques, RamiroO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer em contexto de pré-escolar, quer em contexto de 1º ciclo. A segunda parte apresenta um trabalho de pesquisa, de carácter qualitativo e com características de um estudo de caso. O estudo teve como principal finalidade perceber de que forma a heterogeneidade, em termos etários, influência os intervenientes dos dois contextos; na educação pré-escolar, os educadores e as crianças e no 1º ciclo do ensino básico, os professores e os alunos. Desta forma no presente estudo tentam compreender-se as conceções dos educadores, professores, crianças e alunos sobre a organização de grupos e turmas heterogéneos(as), em termos etários, percebendo quais as dificuldades que os profissionais sentem no trabalho com estes grupos e turmas, que potencialidades encontram, como fazem a gestão curricular e que estratégias pedagógicas adotam para implementar uma pedagogia diferenciada na sala, tendo em conta as características dos grupos e turmas. Assim, com este estudo, pretende-se que os profissionais tomem consciência e problematizem a realidade das turmas heterogéneas, aprendendo através da partilha reflexiva de práticas/estratégias, de modo a encontrar formas de gestão curricular e metodologias adequadas para abordar esta realidade.