Mestrado em Enfermagem Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by advisor "Figueiredo, Maria do Carmo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- Participação comunitária no âmbito do voluntariado para o idoso - um desafio para a enfermagemPublication . Nascimento, Filipa; Figueiredo, Maria do CarmoO envelhecimento demográfico, as alterações no padrão epidemiológico, na estrutura e comportamentos sociais e familiares da sociedade portuguesa, determinam novas necessidades em saúde, para as quais é urgente organizar respostas mais adequadas. (PNSPI, 2004). Estas novas necessidades na saúde do indivíduo e da comunidade são um desafio para a enfermagem comunitária. Através do diagnóstico de enfermagem da comunidade foi delineado e implementado um Projeto de Voluntariado para o Idoso na Freguesia do Ramalhal. Foram planeadas intervenções de enfermagem na comunidade baseadas no Modelo Sistémico de Betty Neuman. Pretendeu-se desenvolver competências no âmbito da prática baseada na evidência, recorreu-se à RSL, formulou-se a pergunta PI[C]O: “Que intervenções de enfermagem (I) respondem às necessidades (O) da pessoa idosa com solidão (P)?" Através da promoção da participação comunitária o projeto incluiu oito voluntários e envolveu a GNR e a IPSS como parceiros. Desta forma maximizou-se a potencialidade da eficácia deste projeto na comunidade, que abrangeu onze pessoas idosas em Centro de Dia e doze no Domicilio. Através das parcerias envolvidas aumentou-se a capacidade de resposta às necessidades (saúde, social e segurança) da pessoa idosa. Foi aplicada a ESCALA DE SOLIDÃO DA UCLA (Russell, D. W., 1988; tradução portuguesa de Neto, F., 1989), onde se verificou maior score de solidão nas pessoas que se encontravam no domicílio. Baseados nos estudos da RSL a solidão é um dos indicadores de bem-estar social e psicológico passível de ser avaliado. Contributo do estudo para a prática de enfermagem: promover a participação comunitária envolvendo a comunidade e reforçando ou criando parcerias melhora a nossa eficácia individual e comunitária no sentido de promover o bem-estar/saúde; é possível dar resposta às novas necessidades que emergem da comunidade utilizando instrumentos de avaliação de forma a avaliarmos os resultados sensíveis à intervenção de enfermagem. The aging population, changes in the epidemiological pattern, structure and social behaviors and family of Portuguese society, determine new needs in health, for which it is urgent to organize more adequate answers. (PNSPI, 2004). These new health needs of the individual and the community are a challenge for community nursing. Through nursing diagnosis community was designed and implemented a Project Volunteer for the Elderly in the parish of Ramalhal. Were planned nursing interventions in the community based on Betty Neuman Systems Model. It was intended to develop skills in evidence-based practice, appealed to the RSL, the question was formulated PI [C] O: "What nursing interventions (I) will meet the needs (O) of the elderly with loneliness (P)?" Through the promotion of community participation the project included 8 volunteers and involved the National Guard and Social Security as partners. Thus maximized to the potential effectiveness of this project in the community, which comprised eleven elders in the Day Centre and twelve in home. Through partnerships involved was increased the response capacity to the needs (health, social and security) of the elderly. Was applied to SCALE OF SOLITUDE UCLA (Russell, DW, 1988, English translation by Neto, F., 1989), which showed higher score of loneliness, in people who were at home. Based on studies of RSL loneliness is one of the indicators of social well-being and psychological that can be evaluated. Contribution of the study for nursing practice: to promote community participation by involving the community and strengthening or creating partnerships improves our effectiveness individual and community to promote the wellbeing/health, it is possible to meet the new needs that emerge from the community using assessment tools in order to evaluate the results sensitive to nursing intervention.
- Prevenção do tabagismo nos alunos do 9º ano das escolas dos concelhos de Loures e OdivelasPublication . Caetano, Filipa; Santos, Irene; Figueiredo, Maria do CarmoO tabagismo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas no século XX e estima-se que mate quase 6 milhões de pessoas a cada ano (OMS,2014). Este é um grave problema de saúde pública que necessita de intervenção de enfermagem. Com apoio na teoria das Transições de Meleis, e com recurso à metodologia de planeamento em saúde foi elaborado o presente projeto - “Vida Sem Tabaco é Mais Vida” - que visou a prevenção do tabagismo ao nível dos alunos do 9º ano das escolas dos concelhos de Loures e Odivelas. O empoderamento dos jovens com habilidades de treino na tomada de decisão e recusa, juntamente com as abordagens multidimensionais dirigidas à família e à comunidade, parecem ser as intervenções mais eficazes na redução da prevalência do tabagismo; identificadas por meio da revisão sistemática da literatura através da metodologia PI[C]O. According to the World Health Organization (WHO), tobacco killed 100 million people in the XX century and kills nearly 6 million people each year (WHO, 2014). It is a serious problem of public health that needs nursing intervention using innovative and individualized programs for each person and population. This project - " Life Without Tobacco is More Life " - focused on the tobacco prevention at the 9th graders of schools from Loures and Odivelas. It was done according to the Meleis theory and using the health planning methodology. The empowerment of young people with social skills decision-making and multidimensional approaches directed to the family and community seem to be the most effective interventions to reduce the prevalence of smoking; identified through the systematic literature review based on PI[C]O methodology.