Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Browsing Mestrado em Enfermagem Comunitária by advisor "Amendoeira, José"
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- Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoPublication . Vitorino, Paula; Amendoeira, José; Silva, MárioA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
- Estrategias de emporwerment familiar no cuidar à pessoa com Diabetes: olhar e intervir sistemicamentePublication . Borges, Liliana Isabel; Amendoeira, José; Silva, MárioAs mudanças no perfil demográfico, a emergência das doenças crónicas traduzem novas necessidades, sendo determinante o papel dos cuidados de saúde primários com ênfase na autonomia dos cidadãos na resolução dos seus problemas de saúde. Face ao regime terapêutico na diabetes, os sistemas familiares são considerados elementos que operam num quadro complexo e mutável de interações com o contexto sociocultural que os envolve. A conceptualização da família alicerçada no pensamento sistémico, centra‐se tanto no sistema familiar quanto nos sistemas individuais, dando ênfase à interação e reciprocidade entre os membros (FRIEDMAN, 1998). O Empowerment Familiar centra‐se nas potencialidades do sistema, como motor de desenvolvimento de capacidades de forma autónoma, participativa e responsável, contribuindo para a melhoria do nível de saúde dos seus membros. Este percurso cruza duas linhas orientadoras: a prática baseada na evidência e o planeamento em saúde. Numa perspetiva de integração no estágio realizado, realizou‐se previamente uma Revisão Sistemática de Literatura com base na seguinte questão: De que forma a negociação como estratégia de Empowerment Familiar (I) influencia a Pessoa com Diabetes (P) na Gestão ao Regime Terapêutico (O)? Foram analisados, após um percurso validado, quatro artigos que emergiram da busca em bases de dados científicas. Durante o projeto de intervenção implementado, utilizaram‐se estratégias de empowerment emergidas da evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências das famílias no sentido de melhorar a gestão do regime terapêutico, baseadas sobretudo em processos de negociação e comunicação. Os achados científicos encontrados revelam que projetos estruturados como o desenvolvido, são instrumentos prioritários no cuidar à pessoa com diabetes. Perspetiva‐se neste percurso, o desenvolvimento de uma Enfermagem capaz de alicerçar a sua intervenção numa prática baseada na evidência, correspondendo a necessidades reais das famílias, através do planeamento em equipas interdisciplinares e multissectoriais e promovendo a participação ativa da comunidade. Demography changes and the emergence of chronic diseases are translated in new needs, in which is essential the role of primary health care with emphasis on citizen’s responsiveness in solving their health problems. Faced with the therapeutic regimen in diabetes, family systems are considered as elements that operate in a changing and complex picture of interactions with the socio cultural context that surrounds them. The conceptualization of family grounded in systems thinking, focuses in the family system and individual systems, emphasizing the interaction and reciprocity between members (FRIEDMAN, 1998). The Family Empowerment allows efforts on the system skills to develop capabilities in an autonomous, participative and responsible way, contributing to the health improvement of its members. This route crosses two orientation lines: the evidence‐based practice and health planning. This methodology contributed to the mobilization of scientific evidence in the project development. Integrated in the clinical learning practice for specialist degree, was previously structured a Systematic Literature Review based on the following question: How does the negotiation as a strategy for Family Empowerment (I) influences the Person with Diabetes (R) in is Disease Therapeutic Management (O)?Four articles that emerged in search of scientific databases were analyzed after a valid course. During the intervention, were used strategies of empowerment emerged from scientific evidence, with the aim to promote skills development of families to improve the management of therapeutic regimen, based mainly on negotiation and communication processes. The scientific findings reveal that structured projects such as the one developed, are priority instruments in diabetes care. In this perspective the meaning key is the development of nursing practice evidence‐based, matching real needs of the families through health planning in multidisciplinary health care teams, promoting all community active participation.
- Gestão do regime terapêutico: dificuldades dos cuidadores familiares à pessoa com demência (Alzheimer) com contexto domiciliárioPublication . Vitorino, Madalena; Amendoeira, José; Silva, MárioO predomínio das pessoas com demência constitui um problema actual do homem da sociedade, sendo considerado um dos principais problemas de saúde pública com peso social importante, não só pela sua dimensão mas pela forma como afecta aqueles que o rodeiam. A família não deve ser excluída do processo de cuidados, faz parte integrante da vida da pessoa. Compreender as dificuldades expressas por estes familiares no âmbito da gestão do regime terapêutico á pessoa com Doença de Alzheimer e de como vivem esta experiencia do cuidar, foi o mote deste trabalho. A prática baseada na evidência pretende maximizar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às famílias visando a maior evidência científica. A enfermagem avançada, produtora de resultados sensíveis às pessoas cuidadas, assenta numa reflexão na acção e sobre acção inquirindo: “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias, na gestão do regime terapêutico á pessoa com demência (Alzheimer) em contexto domiciliário?”. Foi utilizada a metodologia PICO (Population, Intervention, Comparation e Outcomes). Foram analisados, após um percurso validado, três artigos científicos que emergiram nas bases de dados: CINHAL e MEDLINE. As dificuldades dos familiares cuidadores no âmbito da gestão terapêutica á pessoa com doença de Alzheimer, não é só um problema que se traduz em resultados negativos de saúde, constitui um custo acrescido para as organizações de saúde. Factores individuais, familiares e sociais influenciam o processo de gestão terapêutica de forma negativo ou positiva. Compreender e identificar estes factores precocemente, no sentido de serem controlados aquando da definição das estratégias de cuidar assegura resultados benéficos. Reflectir nesta problemática centrada na família cuidadora ao doente de Alzheimer realça o papel dos enfermeiros de saúde comunitária nas suas funções promotoras de saúde, dinamizadores e interlocutores nas diferentes parcerias com as entidades existentes potenciando os seus recursos. ABSTRACT The prevalence of people with mental diseases is a current problem of mankind in society, being regarded as a major public health problem with considerable social weight, due not only to its size, but also the way it affects those around the patients. The family should not be excluded from the care process, as it forms an integral part of the patient's life. To understand the difficulties expressed by these relatives in the context of management of the therapeutic regime of a patient with Alzheimer’s and how they live this experience of caring was the theme of this work. Evidence-based practice seeks to maximise the quality of nursing care providethe families with a view to greater scientific evidence. Advanced nursing, generating tangible results for patients nursed, is based on reflection in action and on action, asking: “What are the difficulties experienced by the families in the management of the therapeutic regime of a patient with a mental disease (Alzheimer’s) in the context of home care?”. The PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcomes) methodology was used. After a validated approach, three scientific articles from the databases CINHAL and MEDLINE were analysed. The difficulties experienced by the relatives who provide care in the context of the therapeutic management of a patient with Alzheimer’s are not merely a problem that yields negative health outcomes, but represents an increased cost for health organisations. Individual, family and social factors influence the therapeutic management process in a beneficial or adverse way. Understanding and identifying these factors at an early stage, in the sense of controlling them upon defining the care strategies, ensures positive results. Reflection on this issue, focused on the family taking care of a patient with Alzheimer’s, highlights the role of community health nurses as health facilitators, triggering and acting as interfaces with the various partnerships with the existing entities, thereby maximising their resources.
- Satisfação dos utentes atendidos pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública- DGSPublication . Rosa, Marta; Santos, Irene; Amendoeira, JoséO presente trabalho consiste num relatório crítico e reflexivo tradutor das atividades desenvolvidas ao longo da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária em contexto da Linha de Saúde Pública da Direção Geral da Saúde. A Enfermagem Comunitária implica uma diversidade de áreas de intervenção pelo que, o Enfermeiro com esta especialidade, deve estar capacitado para intervir em qualquer problema de saúde identificado na comunidade, grupo ou pessoa refletindo o desenvolvimento e a aquisição de competências no cuidado em enfermagem avançada. Após a realização do diagnóstico de enfermagem, desenvolvido no Estágio I, aos enfermeiros da LSP de onde emergiu a necessidade/ problema de avaliar a satisfação dos utentes com o serviço prestado, analisamo-la numa perspetiva de intervenção como indicador de avaliação da qualidade enquanto preocupação atual e crescente no contexto da prestação de cuidados de saúde. Procuramos a partir daqui perceber a satisfação dos utentes da LSP, segundo entrevista telefónica com recurso a ICD da DGS. Com a análise dos dados daqui resultantes que evidenciam globalmente a satisfação com o serviço prestado pelos enfermeiros da LSP, surge a sugestão da necessidade de divulgação deste serviço à população em geral. Neste sentido, orientámos o 2º Estágio para esta última área, e perante a necessidade identificada por parte dos utentes da LSP de divulgação do serviço, com base nas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e especificamente as competências G2. “Contribui para o processo de capacitação de grupos e comunidades” e G2.3. “Procede à gestão da informação em saúde aos grupos e comunidade”, propusemonos perceber que estratégias promovem a procura de informação pelas comunidades e que instrumentos se adequam à disseminação de informação deste tipo de serviço inovador, com recurso à revisão sistemática da literatura. A partir desta desenvolvemos um programa de intervenção para com os enfermeiros da LSP perspetivando estratégias de divulgação fundamentadas numa prática baseada na evidência, contextualizado no modelo de decisão e inovação. No desenvolvimento do nosso percurso de mestrado, refletimos sobre a dimensão da satisfação, que analisámos à luz da política de qualidade proposta pela DGS, enquanto matriz orientadora de uma análise critica, da qual emergiram algumas sugestões estratégicas e inovadoras. Neste relatório refletimos ainda os principais contributos inerentes ao percurso realizado no sentido do desenvolvimento de competências especializadas. The present work consists in a critical and reflective report that translates the activities developed along the postgraduate training in Community Nursing in context of the public health line (PHL)of the General Direction of Health (GDH). Community Nursing implies a diversity of areas of intervention, the Nurse with this specialty, must be able to intervene in any health problem identified in the community group or person reflecting the development and acquisition of advanced nursing care skills. After the completion of nursing diagnosis, developed in Internship I, the nurses of PHL where emerged the need/problem to assess users ' satisfaction with the service provided, we analysed it in a perspective of intervention as an indicator for assessing the quality as a current and growing concern in the context of the delivery of health care. We tried from here to realize the satisfaction of users of the PHL, according to a telephone interview using DCI of the GDH. With the analysis of the resulting data that show overall satisfaction with the service provided by the nurses of the PHL, outcomes suggestion of the need for dissemination of this service to the public in general. In this sense, we oriented the 2nd Internship to this last area, and to the need identified by the users of the PHL service disclosure, based on the skills of nurses and nurse specialist skills specifically G2. "It contributes to the process of empowerment of groups and communities" and G2.3 "To manage health information to groups and community", we aimed to understand what strategies promote the demand for information by communities and which instruments are suited for dissemination of information of this kind of innovative service, using the review systematic literature. From this, we developed a program of intervention for the nurses of the PHL foreseeing disclosure strategies grounded in evidencebased, contextualized in decision-making and innovation model. In the development of our master branch of studies, we reflect on the extent of satisfaction that we have looked at in the light of the quality policy proposed by the GDH, while guiding a critical analysis matrix, from which emerged a few strategic and innovative suggestions. In this report, we also reflect the main contributions inherent to our route held in order to development of expertise skills.