Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.05 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto Educação Inclusiva1
, coordenado pelo Ministério de Educação (ME), através da Direção-Ge ral da Educação (DGE), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Inspeção-Geral
da Educação e Ciência (IGEC) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P.
(ANQEP, I.P.), alicerça-se na qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para a promoção
do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma
escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-
-se em três eixos fundamentais:
i. Produção de recursos de apoio à educação inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de
docentes, numa perspetiva não prescritiva, no sentido da reflexão, da tomada de decisão e da
adoção d e práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível;
ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por
forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do
exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente,
para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas;
iii. Acompanhamento e apoio de e à proximidade entre escolas e comunidades através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à
elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre educação inclusiva e, numa segunda fase,
dedicados ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comu nidades educativas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação
Description
Keywords
educação inclusiva inclusão equidade racismo interculturalidade
Citation
Pappámikail, L., Beirante, D. & Cardoso, I. (2022). Conjunto de materiais: educação Inclusiva - Módulo 2: diversidade, equidade e Inclusão. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
Publisher
Ministério da Educação /Direção-Geral da Educação