Publication
Conjunto de materiais: educação Inclusiva - Módulo 2: diversidade, equidade e Inclusão
dc.contributor.author | Pappámikail, Lia | |
dc.contributor.author | Paz-Beirante, David | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T11:48:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T11:48:47Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O Projeto Educação Inclusiva1 , coordenado pelo Ministério de Educação (ME), através da Direção-Ge ral da Educação (DGE), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P. (ANQEP, I.P.), alicerça-se na qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve- -se em três eixos fundamentais: i. Produção de recursos de apoio à educação inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, no sentido da reflexão, da tomada de decisão e da adoção d e práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas; iii. Acompanhamento e apoio de e à proximidade entre escolas e comunidades através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre educação inclusiva e, numa segunda fase, dedicados ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comu nidades educativas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pappámikail, L., Beirante, D. & Cardoso, I. (2022). Conjunto de materiais: educação Inclusiva - Módulo 2: diversidade, equidade e Inclusão. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-742-521-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4660 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Ministério da Educação /Direção-Geral da Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ebooks/diversidade-equidade-inclusao.pdf | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | equidade | pt_PT |
dc.subject | racismo | pt_PT |
dc.subject | interculturalidade | pt_PT |
dc.title | Conjunto de materiais: educação Inclusiva - Módulo 2: diversidade, equidade e Inclusão | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Pappámikail | |
person.familyName | Paz-Beirante | |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Lia | |
person.givenName | David | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | 821A-6EE3-FF9A | |
person.identifier.ciencia-id | 9A1B-6996-C0ED | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1306-1059 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9674-217X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 793d70a6-b99c-48df-82f2-8057a366571a | |
relation.isAuthorOfPublication | 8bfac244-6684-4ec9-8976-252a8078a59f | |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |