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Media and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporal

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Em 2013 a UNESCO publicou o documento “Media and Information Literacy - Policies and Strategies Guidelines”[1], definindo MIL (Media and Information Literacy) enquanto conceito “composto” unificando a literacia de informação e a literacia mediática, bem como considerando o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação através das TIC, permitindo assim o desenvolvimento de competências em análise crítica dos sistemas de informação predominantes no século XXI. Já em 2012, Loureiro e Rocha, referiam que “uma sociedade digital ou em rede – digitally literate – é um percursor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos” [2]. A Proposta de Modelo Conceptual em Literacia dos Media e da Informação [1] integra 4 grandes áreas: provedores de media e de informação; objetivo; compreensão; processo e prática; em estreita articulação com as TIC e com a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, permitindo uma participação mais ativa, equitativa e democrática por parte dos cidadãos. Como já referido, MIL constitui um conjunto composto de conhecimentos, aptidões, atitudes, competências e práticas que permitem efectivamente aceder, analisar, avaliar criticamente, interpretar, utilizar, criar e divulgar informação e produtos mediáticos com a utilização dos meios e ferramentas existentes numa base criativa, legal e ética. É uma parte integrante das denominadas “competências do século XXI" ou "competências transversais" [3]. Em abril de 2021 a UNESCO lançou a segunda edição do MIL Curriculum for Educators and Learners [4], onde destaca de forma mais incisiva aspetos relacionados com: a capacidade de criar e partilhar conteúdos; as competências para ser capaz de pensar criticamente; a promoção da MIL; formas de combater os estereótipos e pressionar para o direito à igualdade; o poder da Inteligência Artificial (IA). A MIL apresenta-se como um bem comum, como um recurso vivo para os cidadãos e comunidades. Com este artigo pretendemos apresentar uma perspetiva, suportada pela revisão de literatura da especialidade, relativamente à evolução do conceito de MIL. Para além da pesquisa da documentação emanada pelos institutos e organismos oficiais, foi realizada uma pesquisa pelo método scoping review em diferentes bases de dados online. O conceito é atemporal mas evolui e adapta-se, em função do avanço tecnológico.

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MIL aprendizagem ao longo da vida literacia informacional literacia mediática capacitação

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