Repository logo
 
Publication

Media and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporal

dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorRocha, Dina
dc.date.accessioned2022-01-18T14:23:35Z
dc.date.available2022-01-18T14:23:35Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.description.abstractEm 2013 a UNESCO publicou o documento “Media and Information Literacy - Policies and Strategies Guidelines”[1], definindo MIL (Media and Information Literacy) enquanto conceito “composto” unificando a literacia de informação e a literacia mediática, bem como considerando o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação através das TIC, permitindo assim o desenvolvimento de competências em análise crítica dos sistemas de informação predominantes no século XXI. Já em 2012, Loureiro e Rocha, referiam que “uma sociedade digital ou em rede – digitally literate – é um percursor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos” [2]. A Proposta de Modelo Conceptual em Literacia dos Media e da Informação [1] integra 4 grandes áreas: provedores de media e de informação; objetivo; compreensão; processo e prática; em estreita articulação com as TIC e com a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, permitindo uma participação mais ativa, equitativa e democrática por parte dos cidadãos. Como já referido, MIL constitui um conjunto composto de conhecimentos, aptidões, atitudes, competências e práticas que permitem efectivamente aceder, analisar, avaliar criticamente, interpretar, utilizar, criar e divulgar informação e produtos mediáticos com a utilização dos meios e ferramentas existentes numa base criativa, legal e ética. É uma parte integrante das denominadas “competências do século XXI" ou "competências transversais" [3]. Em abril de 2021 a UNESCO lançou a segunda edição do MIL Curriculum for Educators and Learners [4], onde destaca de forma mais incisiva aspetos relacionados com: a capacidade de criar e partilhar conteúdos; as competências para ser capaz de pensar criticamente; a promoção da MIL; formas de combater os estereótipos e pressionar para o direito à igualdade; o poder da Inteligência Artificial (IA). A MIL apresenta-se como um bem comum, como um recurso vivo para os cidadãos e comunidades. Com este artigo pretendemos apresentar uma perspetiva, suportada pela revisão de literatura da especialidade, relativamente à evolução do conceito de MIL. Para além da pesquisa da documentação emanada pelos institutos e organismos oficiais, foi realizada uma pesquisa pelo método scoping review em diferentes bases de dados online. O conceito é atemporal mas evolui e adapta-se, em função do avanço tecnológico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/submittedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3856
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMILpt_PT
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectliteracia informacionalpt_PT
dc.subjectliteracia mediáticapt_PT
dc.subjectcapacitaçãopt_PT
dc.titleMedia and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Portalegrept_PT
oaire.citation.titleCongresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021)pt_PT
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.familyNameGomes Rocha
person.givenNameAna
person.givenNameDina Maria
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.ciencia-idF013-5482-2276
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
person.identifier.orcid0000-0003-4798-4812
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
relation.isAuthorOfPublication47e7af7f-4e9f-453b-8946-63c3f0f973f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ICCL2021_Presentation_Loureiro-Rocha.pptx (2).pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ICCL2021_abstract_loureiro-rocha.docx.pdf
Size:
236.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format