Publication
Media and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporal
dc.contributor.author | Loureiro, Ana | |
dc.contributor.author | Rocha, Dina | |
dc.date.accessioned | 2022-01-18T14:23:35Z | |
dc.date.available | 2022-01-18T14:23:35Z | |
dc.date.issued | 2021-07-15 | |
dc.description.abstract | Em 2013 a UNESCO publicou o documento “Media and Information Literacy - Policies and Strategies Guidelines”[1], definindo MIL (Media and Information Literacy) enquanto conceito “composto” unificando a literacia de informação e a literacia mediática, bem como considerando o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação através das TIC, permitindo assim o desenvolvimento de competências em análise crítica dos sistemas de informação predominantes no século XXI. Já em 2012, Loureiro e Rocha, referiam que “uma sociedade digital ou em rede – digitally literate – é um percursor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos” [2]. A Proposta de Modelo Conceptual em Literacia dos Media e da Informação [1] integra 4 grandes áreas: provedores de media e de informação; objetivo; compreensão; processo e prática; em estreita articulação com as TIC e com a necessidade de desenvolvimento de competências digitais, permitindo uma participação mais ativa, equitativa e democrática por parte dos cidadãos. Como já referido, MIL constitui um conjunto composto de conhecimentos, aptidões, atitudes, competências e práticas que permitem efectivamente aceder, analisar, avaliar criticamente, interpretar, utilizar, criar e divulgar informação e produtos mediáticos com a utilização dos meios e ferramentas existentes numa base criativa, legal e ética. É uma parte integrante das denominadas “competências do século XXI" ou "competências transversais" [3]. Em abril de 2021 a UNESCO lançou a segunda edição do MIL Curriculum for Educators and Learners [4], onde destaca de forma mais incisiva aspetos relacionados com: a capacidade de criar e partilhar conteúdos; as competências para ser capaz de pensar criticamente; a promoção da MIL; formas de combater os estereótipos e pressionar para o direito à igualdade; o poder da Inteligência Artificial (IA). A MIL apresenta-se como um bem comum, como um recurso vivo para os cidadãos e comunidades. Com este artigo pretendemos apresentar uma perspetiva, suportada pela revisão de literatura da especialidade, relativamente à evolução do conceito de MIL. Para além da pesquisa da documentação emanada pelos institutos e organismos oficiais, foi realizada uma pesquisa pelo método scoping review em diferentes bases de dados online. O conceito é atemporal mas evolui e adapta-se, em função do avanço tecnológico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/submittedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3856 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | MIL | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | literacia informacional | pt_PT |
dc.subject | literacia mediática | pt_PT |
dc.subject | capacitação | pt_PT |
dc.title | Media and Information Literacy (MIL) - perspetiva atemporal | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Portalegre | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021) | pt_PT |
person.familyName | Cristina Castro Loureiro | |
person.familyName | Gomes Rocha | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Dina Maria | |
person.identifier | A-4104-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | 9E13-E4A0-3ABE | |
person.identifier.ciencia-id | F013-5482-2276 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1322-3070 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4798-4812 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 | |
relation.isAuthorOfPublication | 47e7af7f-4e9f-453b-8946-63c3f0f973f2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 |