Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
323.74 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
São já vários os estudos de investigação realizados no âmbito do impacto das visitas de estudo em diferentes contextos e áreas da
Educação para diferentes faixas etárias, do 1.º CEB até ao Ensino Secundário. Nesse sentido, torna-se pertinente estudar o impacto
desta estratégia de ensino no contexto do Ensino Superior, mais propriamente com 46 alunos do 2.º e 3.º ano da Licenciatura de
Educação Ambiental e Turismo da Natureza de uma Escola Superior de Educação em Portugal. O presente estudo centra-se no
domínio da Educação Ambiental e decorre de uma Visita de Estudo realizada a uma Quinta Pedagógica na região de Santarém. Uma
Quinta Pedagógica constitui-se como um ambiente onde se operacionalizam e implementam processos de ensino e aprendizagem de
carácter pedagógico, focalizados em alunos de diferentes faixas etárias, onde é vista a possibilidade real da aplicabilidade das
competências adquiridas, de enfoque teórico, de forma prática, no meio rural. As quatro atividades realizadas pelos estudantes,
enquadram-se na área da Educação Ambiental tendo valores que assentam no que é o respeito pela natureza e encontram-se
devidamente articuladas com o currículo nacional português. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelos investigadores, o
feedback dos participantes, fotografias das atividades, vídeos, os registos da avaliação das atividades realizados pelos estudantes no
final das mesmas e um questionário de balanço final. Os estudantes demonstraram interesse e entusiasmo pelas atividades, e as
intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância das temáticas envolvidas e do papel destes
equipamentos de Educação Ambiental (quintas pedagógicas). A visita de estudo permitiu promover competências de planeamento,
dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo contribuindo para uma maior confiança dos futuros
educadores ambientais para a aplicação futura de atividades de cariz não formal.
Description
Keywords
agentes de educação ambiental quinta pedagógica competências de sustentabilidade ensino superior
Citation
Nobre, S. & Linhares, E. (2024, março 14 - março 15). Visitas de estudo e práticas de educação ambiental: atividades em Quintas Pedagógicas no ensino superior.[comunicação oral]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação