Publication
Visitas de estudo e práticas de educação ambiental: atividades em Quintas Pedagógicas no ensino superior
dc.contributor.author | Nobre, Sílvia | |
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2024-12-29T14:51:38Z | |
dc.date.available | 2024-12-29T14:51:38Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.description.abstract | São já vários os estudos de investigação realizados no âmbito do impacto das visitas de estudo em diferentes contextos e áreas da Educação para diferentes faixas etárias, do 1.º CEB até ao Ensino Secundário. Nesse sentido, torna-se pertinente estudar o impacto desta estratégia de ensino no contexto do Ensino Superior, mais propriamente com 46 alunos do 2.º e 3.º ano da Licenciatura de Educação Ambiental e Turismo da Natureza de uma Escola Superior de Educação em Portugal. O presente estudo centra-se no domínio da Educação Ambiental e decorre de uma Visita de Estudo realizada a uma Quinta Pedagógica na região de Santarém. Uma Quinta Pedagógica constitui-se como um ambiente onde se operacionalizam e implementam processos de ensino e aprendizagem de carácter pedagógico, focalizados em alunos de diferentes faixas etárias, onde é vista a possibilidade real da aplicabilidade das competências adquiridas, de enfoque teórico, de forma prática, no meio rural. As quatro atividades realizadas pelos estudantes, enquadram-se na área da Educação Ambiental tendo valores que assentam no que é o respeito pela natureza e encontram-se devidamente articuladas com o currículo nacional português. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelos investigadores, o feedback dos participantes, fotografias das atividades, vídeos, os registos da avaliação das atividades realizados pelos estudantes no final das mesmas e um questionário de balanço final. Os estudantes demonstraram interesse e entusiasmo pelas atividades, e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância das temáticas envolvidas e do papel destes equipamentos de Educação Ambiental (quintas pedagógicas). A visita de estudo permitiu promover competências de planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo contribuindo para uma maior confiança dos futuros educadores ambientais para a aplicação futura de atividades de cariz não formal. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nobre, S. & Linhares, E. (2024, março 14 - março 15). Visitas de estudo e práticas de educação ambiental: atividades em Quintas Pedagógicas no ensino superior.[comunicação oral]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 987-989-35287-6-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5045 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://iemc.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2024/03/Iemc-2024-LivroRESUMOS-14032024-1.pdf | pt_PT |
dc.subject | agentes de educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | quinta pedagógica | pt_PT |
dc.subject | competências de sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.title | Visitas de estudo e práticas de educação ambiental: atividades em Quintas Pedagógicas no ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.title | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2024 | pt_PT |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a |